ACUPUNTURA DESPORTIVA

A melhora da performance esportiva é uma busca contínua dos praticantes de esportes e atividades físicas
A Acupuntura Desportiva prioriza os grupos musculares mais requisitados
Cada vez mais se pesquisa sobre os fatores que interferem no rendimento e na performance dos atletas e praticantes de atividades físicas. O bem-estar físico e psíquico é importante não somente para melhorar o desempenho durante um treino ou uma competição mas para evitar conseqüências importantes como alterações no sistema imunológico, alterações comportamentais, fadiga precoce e predisposição a lesões ao longo do tempo. 

Para cada tipo de esporte e atividade física pode-se estimular um grupo de pontos de acupuntura para melhorar o desempenho músculo-articular, trazendo ganhos na performance para o atleta ou praticante. As aplicações de Acupuntura priorizam os grupos musculares mais utilizados em cada tipo de esporte ou atividade física. 

A Acupuntura é uma técnica que pode amenizar as dores, prevenir lesões e melhorar o desempenho dos atletas 

lesões diminuem o rendimento e podem causar o afastamento das atividades


A Acupuntura é utilizada desde tempos imemoriais para tonificar ou relaxar os músculos de atletas e trabalhadores. Na China, turistas ficavam impressionados com a incrível facilidade com que os chineses corriam sem demonstrar fadiga por horas seguidas, puxando seus riquixás. Atualmente esse transporte acontece em bicicletas, o que continua sendo um exercício que exige que o condutor tenha boa capacidade cardio-respiratória, grande força muscular e excelente saúde. 

Entretanto, muitos de nós ,durante a realização de práticas desportivas, procuramos sempre nos superar, aumentando constantemente as metas e desrespeitando os limites de nosso corpo. Por isso pagamos então um alto preço, sobrecarregando nossos músculos, ossos e articulações ocasionando inúmeras lesões que prejudicam nosso desempenho e ocasionando algumas vezes o abandono precoce de competições ou atividades físicas.


Nos dias de hoje, a Acupuntura é uma grande aliada de todos os que praticam atividade física

a Acupuntura também é imunomoduladora
A Acupuntura, além de melhorar a performance esportiva, é imunomoduladora, auxilia a recuperação muscular, alivia a fadiga, aumenta a energia e atua de forma eficiente no tratamento de lesões e dores. Os analgésicos e anti-inflamatórios utilizados indiscriminadamente podem mascarar a gravidade da lesão e levar à falsa sensação de cura. Já a Acupuntura não só produz o alívio da dor mas também estimula o corpo a reagir à inflamação. Ela melhora a circulação do sangue no local, ajuda a recuperar a mobilidade e a tratar as regiões que são secundariamente comprometidas na lesão. 

Além da Acupuntura, a Medicina Tradicional Chinesa engloba diversas técnicas como a Auriculoterapia, Moxabustão, An-Ma, Fitoterapia, dentre outras. Isoladamente ou em conjunto, essas técnicas podem tratar um amplo leque de problemas. Utilize a Medicina Tradicional Chinesa como sua aliada nos cuidados com a sua saúde!

Indicações, contra-indicações, precauções e efeitos colaterais

A OMS – Organização Mundial de Saúde recomenda a Acupuntura aos seus Estados-Membros, tendo produzido várias publicações sobre sua eficácia e segurança (1), capacitação de profissionais (2) e métodos de pesquisa e avaliação dos resultados terapêuticos das medicinas complementares e tradicionais. O consenso do National Institutes of Health(3) dos Estados Unidos referendou a indicação da Acupuntura, de forma isolada ou como coadjuvante, em várias doenças e agravos à saúde. 


Além disso, uma pesquisa(4) publicada no fim de 2006 pelo Dr. Du Yuan Hao informou que a Acupuntura e a Moxabustão podem tratar 461 doenças, a maioria delas relacionada ao sistema nervoso e imunológico, aos aparelhos digestivo e geniturinário, e aos sistemas muscular e ósseo, além da pele. Entretanto alguns cuidados em relação à Acupuntura de uma forma geral, e em relação à Acupuntura Desportiva em particular devem ser observados para se garantir a segurança e eficácia da técnica.

INDICAÇÕES: algias viscerais e periféricas, cefaléias e enxaquecas, trigemealgia, odontalgia, cervicalgias e cervicobraquialgias, neuralgia intercostal, algias da coluna vertebral, lombalgias,hérnia discal, ombralgias, epicondilite (cotovelo), algias dos punhos e das mãos, atrofia muscular, parestesias, tremores, algias dos membros inferiores (perna, coxa, joelho, tornozelo e pé) dores reumáticas e articulares, fibromialgia, fadiga, problemas emocionais, etc.


CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES: A Acupuntura Desportiva é contra-indicada na gravidez e em pacientes com insuficiência renal grave e insuficiência hepática grave. Precauções devem ser tomadas com pacientes cardíacos, portadores de marcapasso, diabéticos, pacientes com púrpura ou com facilidade de formar hematomas e aqueles que estejam tomando medicamentos anticoagulantes, trombolíticos e antiplaquetários e anti-inflamatórios. 


Pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas podem se beneficiar da técnica mas devem informar essa condição ao terapeuta. Uma anamnese precede o início do tratamento onde são levantadas todas essas informações.

EFEITOS COLATERAIS: Dor local leve e vermelhidão podem ser sentidas em alguns casos, sobretudo quando se mobiliza músculos e tendões, porém são passageiras. Em casos mais raros pode haver pequenos hematomas, sobretudo se o paciente tiver algumas das condições já citadas, como púrpura, e estiver ingerindo os medicamentos mencionados.

DURAÇÃO DO TRATAMENTO: Cada paciente é único e especial e as condições particulares de cada um determinarão a duração do tratamento. Problemas antigos demandam maior tempo de tratamento mas uma melhora geral é sentida na primeira sessão. Em média, dez sessões são necessárias para um resultado significativo e duradouro.


CLIQUE NO MARCADOR ACUPUNTURA NO ESPORTE E ACESSE TODAS AS NOSSAS POSTAGENS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA PARA OS PRATICANTES DE ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS.


REFERÊNCIAS

(1)World Health Organization (WHO). Acupuncture: review and analysis of reports on controlled clinical trials. Geneva, Switzerland; 2003.
(2) World Health Organization(WHO). Guidelines on Basic Training and Safety in Acupuncture. Cervia, Italy, WHO; 1999.
(3) NIH Consensus Statement (Acupuncture) 1997 Nov 3-5; 15(5):1-34.
(4) Du YH et al. Study on modern disease menu of acupuncture and moxibustion therapy in China. Zhongguo Zhen Jiu. 2007 May;27(5):373-8.



Copyright © 2011 EIDOS ACUPUNTURA 
Todos os direitos reservados

O uso deste site implica na aceitação total do TERMO DE USO CONTIDO NA POLÍTICA DO SITE. O material desse site constitui apenas uma fonte de informação, jamais deve ser encarado como substituto a uma consulta, tratamento ou diagnóstico providos por um prestador de serviços médicos. Em caso de dúvidas entre em CONTATO conosco.
Atualizado e revisado em 14/10/2011