ACUPUNTURA GERIÁTRICA



Acupuntura Geriátrica e Envelhecimento Saudável


Como as folhas que caem no outono e renascem na primavera, vivemos mediados por ciclos vitais

Ninguém gostaria de envelhecer, mas o fato é todos nós chegaremos a essa fase da vida e, portanto, precisamos oferecer condições para que a velhice seja uma fase proveitosa da vida. Envelhecer é inevitável, pois esse processo se inicia a partir do momento em que nascemos. Mas podemos escolher como será esse processo. As projeções indicam que a esperança de vida segue crescendo no mundo. A longevidade é uma conquista nossa, que aconteceu, principalmente,  devido aos avanços no cuidado à saúde. Juntos podemos fazer um mundo melhor para nós que estamos vivendo mais. Um novo mundo para uma nova sociedade!

Viver o tempo de cada um também significa  novos encontros,  novos amores, outros caminhos



Podemos melhorar a qualidade do envelhecimento

Esta é uma etapa de grandes transformações, em que a pessoa começa a sentir desgastes físicos, a ter limitações que antes não tinha. Podemos descrever inúmeros sintomas, sentidos tanto por homens quanto por mulheres, como: mal-estar generalizado, dores musculares e articulares, alterações no sono e no humor, cansaço e esgotamento físico e mental, depressão e melancolia, medo e diminuição do desejo e desempenho sexual.

Entretanto, todos estes sintomas podem ser tratados, evitados, minimizados e até eliminados. Podemos nos preparar de forma a tornar o envelhecimento o mais tranqüilo possível.  

É preciso investir na saúde do corpo, adotando bons hábitos para preservar, ao máximo, as funções do organismo. Isso inclui exercícios físicos regulares, alimentação saudável e maior atenção aos cuidados com nossa saúde.  Tão importante quanto preparar o corpo é também preparar a cabeça, não deixando a mente envelhecer. Atualmente a terceira idade está conseguindo um espaço em todas as atividades, do trabalho ao lazer. É possível envelhecer com dignidade e serenidade.



Hoje o envelhecimento saudável é um fator que engloba várias funções que culminam com o aumento da expectativa de vida

A Medicina Tradicional Chinesa engloba diversas técnicas como a Acupuntura, Auriculoterapia, Moxabustão, An-Ma, Fitoterapia, dentre outras. Isoladamente ou em conjunto, essas técnicas podem tratar vários sintomas do envelhecimento, aliviando dores, aumentando a vitalidade, auxiliando a memória e melhorando o estado emocional fazendo você se sentir melhor. Utilize a Medicina Tradicional Chinesa como sua aliada no cuidado com sua saúde!

Envelhecer é uma arte, escolha as suas tintas: está em suas mãos optar por um jardim colorido ou um borrão acinzentado
Conte conosco!

Veja também a interessante matéria do Programa Hoje em Dia da TV Record sobre os benefícios da Acupuntura na terceira idade:



BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

Andrade EL, Matsudo SMM, Matsudo VKR, Araújo TL, Andrade DR, Oliveira LC, Figueira AJ. Barriers and motivational factors for physical activity adherence in elderly people in developing country [abstract]. Med Sci Sports Exerc 2000;33(Supl 7):141. [Presented at 47th American College of Sports Medicine Annual Meeting; 2000 Mai 31-Jun 3; Indianapolis (Indiana)].     
Benedeti TRB, Borges LJ, Petrosk EL, Gonçalves LHT. Atividade física e estado de saúde mental de idosos. Rev Saúde Pública. 2008;42(2):302-7.     
Carvalho Filho ET, Papaléo Netto M. Geriatria: fundamentos, clínica e terapêutica. 2ª ed. São Paulo: Atheneu; 2006.     
Chaves ML, Camozzato AL, Godinho C, Piazenski I, Kaye J. Incidence of mild cognitive impairment and Alzheimer disease in Southern Brazil. J Geriatr Psychiatry Neurol 2009;22:181-187.       
de Moraes JF, de Azevedo Souza VB. Factors associated with the successful aging of the socially-active elderly in the metropolitan region of Porto Alegre. Rev Bras Psiquiat 2005;27:302-308.         

Copyright © 2011 EIDOS ACUPUNTURA 
Todos os direitos reservados


O uso deste site implica na aceitação total do TERMO DE USO CONTIDO NA POLÍTICA DO SITE. O material desse site constitui apenas uma fonte de informação, jamais deve ser encarado como substituto a uma consulta, tratamento ou diagnóstico providos por um prestador de serviços médicos. Em caso de dúvidas entre em CONTATO conosco.
Atualizado e revisado em 14/10/2011