ACUPUNTURA ESTÉTICA

A beleza e a conservação da juventude são almejadas por todos nós


O processo de envelhecimento é um processo lento - mas não necessário - que apresenta alterações inestéticas que roubam a autoestima e o prazer da melhor idade, prejudicando a qualidade de vida.


Por outro lado, em tempos de competitividade, seja nos relacionamentos ou no trabalho, os padrões de beleza física passaram a assumir grande importância e sua manutenção passou a ser uma das metas do ser humano.

alterações inestéticas roubam a auto-estima



 
Os bons resultados obtidos com o uso da Acupuntura Estética têm sido o motivo da grande procura por esta forma de tratamento, por ser uma técnica minimamente invasiva, de baixo custo e que traz benefícios físicos, mentais, psíquicos e emocionais

os resultados obtidos são naturais

Na Acupuntura Estética trabalha-se não só a alteração estética facial/corporal que o paciente reclama mas também o desequilíbrio que o gerou. Dessa forma, além de promover a melhora/resolução desejada pelo paciente, obtém-se a harmonização dos órgãos e sistemas relacionados. Os resultados obtidos com a Acupuntura são naturais, não levando a modificações de fisionomia comumente encontradas em outros procedimentos , que deixam a face sem personalidade e sem expressão.


Não há necessidade de cuidados pré ou pós-procedimento, estando o paciente livre para seguir com sua rotina normal de trabalho ou lazer após as sessões. Muitas condições podem ser tratadas com a técnica, como por exemplo: envelhecimento cutâneo e rugas faciais, flacidez, gordura localizada, celulite, alopecia, paralisia facial, vitiligo, estrias, melasma e hipercromia, quelóides, psoríase, herpes comum e zoster, etc.


Cuidar da pele é antes de tudo cuidar da saúde

é preciso ter corpo e mente harmonizados

A utilização da acupuntura na estética facial é antiga. Imperatrizes das diversas dinastias na Antiga China já usavam as agulhas para atenuar as rugas. A Medicina Tradicional Chinesa considera o mundo como um todo, e esse todo é o resultado de duas forças presentes no universo: o Yin e o Yang.


Essas duas forças se complementam e se transformam constantemente. Para uma saúde perfeita, o segredo é manter essas duas forças em harmonia.Dessa forma, é necessário que o interior esteja equilibrado para que o reflexo exterior seja belo. Não existe beleza sem saúde ou saúde sem beleza, as duas caminham juntas sempre.


Aparentar-se jovem vai além da correção das alterações inestéticas, é necessário sentir-se jovem, com mente e corpo físico harmonizados e integrados, promovendo melhora do estado de saúde individual, da auto-estima e da qualidade de vida.

Indicações, contra-indicações, precauções e efeitos colaterais

A OMS – Organização Mundial de Saúde recomenda a Acupuntura aos seus Estados- Membros, tendo produzido várias publicações sobre sua eficácia e segurança (1), capacitação de profissionais (2) e métodos de pesquisa e avaliação dos resultados terapêuticos das medicinas complementares e tradicionais. 

O consenso do National Institutes of Health(3) dos Estados Unidos referendou a indicação da Acupuntura, de forma isolada ou como coadjuvante, em várias doenças e agravos à saúde. Além disso, uma pesquisa(4) publicada no fim de 2006 pelo Dr. Du Yuan Hao informou que a Acupuntura e a Moxabustão podem tratar 461 doenças, a maioria delas relacionada ao sistema nervoso e imunológico, aos aparelhos digestivo e geniturinário, e aos sistemas muscular e ósseo, além da pele. 

Entretanto alguns cuidados em relação à Acupuntura de uma forma geral, e em relação à Acupuntura Estética em particular devem ser observados para se garantir a segurança e eficácia da técnica.

INDICAÇÕES: Acne, alopecia areata, celulite, dermatite atópica, envelhecimento cutâneo, estrias cutâneas, flacidez da pele, furunculose, gordura localizada, herpes simples e zoster, melasma e hipercromia da região orbicular, paralisia facial periférica, psoríase, rugas da face, urticária, vitiligo.

CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES: A Acupuntura Estética é contra-indicada na gravidez e em pacientes com insuficiência renal grave e insuficiência hepática grave. Precauções devem ser tomadas com pacientes cardíacos, portadores de marcapasso, diabéticos, pacientes com púrpura ou com facilidade de formar hematomas e aqueles que estejam tomando medicamentos anticoagulantes, trombolíticos e antiplaquetários e anti-inflamatórios.Pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas podem se beneficiar da técnica mas devem informar essa condição ao terapeuta. Uma anamnese precede o início do tratamento onde são levantadas todas essas informações.

EFEITOS COLATERAIS: Dor local leve e vermelhidão podem ser sentidas em alguns casos, sobretudo quando se mobiliza músculos e gordura como na celulite e gordura localizada porém são passageiras. Em casos mais raros pode haver pequenos hematomas, sobretudo se o paciente tiver algumas das condições citadas, como púrpura e estiver ingerindo os medicamentos mencionados. Em alguns casos pode haver uma piora dos sintomas (como na acne) que precede a melhora da condição.

DURAÇÃO DO TRATAMENTO: Cada paciente é único e especial e as condições particulares de cada um determinarão a duração do tratamento. Problemas antigos demandam maior tempo de tratamento mas uma melhora geral é sentida na primeira sessão. Em média, dez sessões são necessárias para um resultado significativo e duradouro.

REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA

(1)World Health Organization (WHO). Acupuncture: review and analysis of reports on controlled clinical trials. Geneva, Switzerland; 2003.
(2) World Health Organization(WHO). Guidelines on Basic Training and Safety in Acupuncture. Cervia, Italy, WHO; 1999.
(3) NIH Consensus Statement (Acupuncture) 1997 Nov 3-5; 15(5):1-34.
(4) Du YH et al. Study on modern disease menu of acupuncture and moxibustion therapy in China. Zhongguo Zhen Jiu. 2007 May;27(5):373-8.
BARRETT JB. Acupuncture and facial rejuvenation. Aesthet Surg J. 2005 Jul-Aug;25(4):419-24.
FORNAZIERI LC.Tratado de Acupuntura Estética. 1 ed. São Paulo: Ícone, 2005.
LI X, ZHANG J, SONG J, HONG W. Moxibustion and its application in anti-aging study. Sheng Wu Yi Xue Gong Cheng Xue Za Zhi. 2006 Apr;23(2):450-4.
NAKANO MAY, YAMAMURA Y. Livro Dourado da Acupuntura em Dermatologia e Estética. 1a Ed 2a Reimp. São Paulo: Center AO, 2010.
NAKANO MAY; YAMAMURA Y. Acupuntura em Dermatologia e Medicina Estética: a pele sob o ponto de vista energético, espiritual, funcional e orgânico. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2005.

Copyright © 2011 EIDOS ACUPUNTURA 
Todos os direitos reservados

O uso deste site implica na aceitação total do TERMO DE USO CONTIDO NA POLÍTICA DO SITE. O material desse site constitui apenas uma fonte de informação, jamais deve ser encarado como substituto a uma consulta, tratamento ou diagnóstico providos por um prestador de serviços médicos. Em caso de dúvidas entre em CONTATO conosco.
Atualizado e revisado em 14/10/2011