DEPENDÊNCIA QUÍMICA


O MODELO DE TRATAMENTO PARA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA DA EIDOS ACUPUNTURA

Preparamos esta página devido ao grande número de pessoas que entram em contato conosco em busca de um tratamento de desintoxicação  pela Acupuntura.

O tratamento que oferecemos, aqui descrito, é voltado, sobretudo aos dependentes de álcool e drogas mais pesadas como cocaína, maconha, crack, etc. e que ainda possuem vínculo e suporte da família e que não desejam a modalidade de internamento, buscando na Acupuntura mais um recurso para se libertar da dependência.

Para que o tratamento seja bem sucedido, convém que o dependente e a família reflitam sobre os seguintes aspectos:

1º Decisão pessoal: em nosso programa, é necessário, em primeiro lugar, UMA DECISÃO LIVRE E PESSOAL de buscar o tratamento. A pessoa em busca de tratamento DEVE QUERER SE AJUDAR.

Uma vez que o paciente está decidido e determinado a se ajudar e que isto é de sua livre e espontânea vontade, é lhe explicada a duração e o nosso método de tratamento.



A – DURAÇÃO DO TRATAMENTO

A duração total do tratamento é regulada pelos ciclos vitais. Utilizando metáforas, podemos dizer que o tratamento pode durar:
  • Nove meses: é o tempo médio gasto pelo ser humano para gerar uma nova vida, aplicado às pessoas cujo impacto não foi tão profundo e devastador
  • Doze meses: é o tempo médio que a natureza gasta para gestar um burro, normalmente é o tempo de tratamento necessário para aquelas pessoas que as drogas levaram ao desemprego, furtos, solidão e doenças.
  • Vinte e quatro meses: é pouco mais que o tempo necessário para a gestação de uma baleia. Neste casos, a dependência provocou delitos graves e lamentáveis perdas.

A frequência das sessões é semanal. No início do tratamento pode haver a necessidade de 2 a 3 sessões por semana e com o desenvolver do tratamento as sessões podem ser mais espaçadas (duas vezes por mês ou uma vez por mês).

Utilizamos, além da Acupuntura, os seguintes recursos terapêuticos: Auriculoterapia An-Ma (massagem chinesa), Aromaterapia, Bamboo, Fitoterapia, Gua-Sha, Magnetoterapia, Moxabustão, Reflexologia, Taping Therapy, Ventosa, Eletroacupuntura.



B – ACUPUNTURA COMO TERAPÊUTICA COMPLEMENTAR

Recomendamos enfaticamente aos nossos pacientes de dependência química que o sucesso do tratamento está diretamente ligado à sua abordagem sistêmica e multiprofissional. Assim, solicitamos e cobramos de nossos pacientes em busca da libertação do vício que, paralelamente às sessões de Acupuntura, procurem também:
  •   Acompanhamento médico (com um psiquiatra de sua preferência, por exemplo)
  •  Acompanhamento psicológico ou de escuta fraterna
  • Acompanhamento motivacional em grupos de autoajuda como Narcóticos Anônimos, Alcoólicos Anônimos, Neuróticos Anônimos, Amor Exigente, etc.
  • Acompanhamento espiritual em sua confissão religiosa o mais frequentemente possível. Freqüência às missas (ou cultos de sua confissão) diárias, se possível, e a frequência aos sacramentos o mais constante possível.
  • Utilização de todo o tempo livre em atividades úteis e sadias e abstenção de todos os ambientes, amizades, filmes, livros e sites que remetam às drogas.

Com o paciente decidido e determinado a se ajudar e estando claro para ele mesmo e seus familiares que isto é de sua livre e espontânea vontade, explicada a duração o nosso método de tratamento e sanadas todas as dúvidas, iniciamos então o tratamento.

Bibliografia: Boletim CSS inFOCO, 3ed, Jul/Ago 2013.