O QUE É MOXABUSTÃO?

O que é Moxabustão?

A Moxabustão é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na Acupuntura, sendo amplamente utilizada no Japão, Coréia, Vietnam, Tibete e Mongólia. Esta prática, pela documentação antiga existente, parece ser anterior a Acupuntura.
Artemísia

Originou-se no norte da china, moxabustão – Jiú (pinyin) significa literalmente,“longo tempo de aplicação do fogo”, sendo considerada uma espécie de Acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris. Considerou-se que o aquecimento e a sensação de bem-estar que o fogo propiciava à vida nas cavernas frias e úmidas, assim como as curas furtivas que ocasionalmente aconteciam do toque de um carvão acesso ou pedaço de lenha em brasa, foram os primórdios da técnica.





O efeito da moxa é semelhante a Acupuntura, que age estimulando os pontos para fortalecer a circulação do Qi (energia) e do sangue, sendo que a moxa promove estimulação com o calor.
Num texto antigo da Dinastia Tang (618-907 d.C.) chamado de  “Receitas dos Mil Ducados” afirma que  “a pessoa que aplicar diariamente ao ponto Zusanli (E-36) estará livre de uma centena de doenças”, e assim o faziam as pessoas nessas épocas principalmente se tinham de viajar para outras localidades, para assim se protegerem das “energia perversas” dessas localidades a que não estavam acostumadas.


Moderno equipamento para aplicação de moxaterapia (moxa elétrica)

O calor da Moxabustão é extremamente penetrante, tornando-se eficaz quando há menos circulação, condições frias e úmidas, além da deficiência do Yang. Quando aplicada aos pontos de Acupuntura específicos com deficiências do Yang, o corpo absorve o calor recuperando mais rapidamente o Qi (energia) do Yang do corpo e o “fogo ministerial” fonte de todo o calor e energia do corpo.

Como curiosidade, a Moxabustão, ou moxa, vem da palavra japonesa mokusa, que significa "erva queimada".

BIBLIOGRAFIA:

Zhong P, Fu WB, Xu ZH, Zhu XP. [Randomized controlled study on rehabilitation of hemiplegia in cerebral infarction at the early stage with acupuncture and moxibustion based on meridian harmonization and zang-organ regulation]. Zhongguo Zhen Jiu. 2011 Aug;31(8):679-82.

Zhang HJ. [Fifty-two cases of female stress urinary incontinence treated by acupuncture and moxibustion]. Zhongguo Zhen Jiu. 2011 Aug;31(8):714.

Wang MJ, Ji YP. [Senile frequent micturition treated with moxibustion on Yongquan(KI 1)]. Zhongguo Zhen Jiu. 2011 Aug;31(8):763.

de Valois BA, Young TE, Melsome E. Assessing the feasibility of using acupuncture and moxibustion to improve quality of life for cancer survivors with upper body lymphoedema. Eur J Oncol Nurs. 2011 Sep 12.

Kikuchi, Tomio. Moxabustão, filosofia da medicina oriental, tratamento aplicado. SP, Musso publicações, 1982

Mao-Liang, Qiu (Org). Acupuntura chinesa e moxabustão. SP, roca, 2001