ACUPUNTURA AJUDA A PARAR DE FUMAR

A hora de parar

acupuntura curitiba parar de fumar

As restrições severas e a discriminação sentida por quem fuma tem feito muitos abandonarem o vício. De acordo com a cardiologista Jaqueline Scholz Issa, este é o segundo principal motivo que levam as pessoas a parar de fumar. “Fumantes não são bem aceitos em muitos círculos sociais. E as pessoas não se sentem mais constrangidas na hora de reclamar”, lembra a médica.
Um relatório divulgado recentemente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que, assim como os obesos, os fumantes têm mais dificuldade de conseguir emprego. Em algumas empresas brasileiras, executivos fumantes chegam a ganhar salários menores do que os colegas que não fumam.
Abandonar o cigarro não é simples, mas é possível para quase todos, embora 5% dos fumantes não consigam largar o vício, de acordo com a OMS. Isso porque o poder de dependência da nicotina é maior do que o da cocaína e da heroína.
Existem pessoas que acordam de manhã e decidem que, a partir daquele dia, não vão mais fumar. Outras, ao contrário, precisam passar por diversos tratamentos e inúmeras recaídas antes de conseguir se libertar de vez da adicção. A oncologista Paola Pedruzzi, do Hospital Erasto Gaertner e do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), explica que a facilidade que alguns fumantes têm de parar, depende de vários fatores.
“É preciso avaliar porque ela fuma – se é por prazer, por ansiedade ou por costume – , o tempo de exposição ao vício – quantos cigarros consome por dia e há quantos anos fuma –, e o grau de dependência, que pode ser medido por meio do Questionário de Tolerância de Fagerström.”
Mas a força de vontade é o que mais pesa na hora de tomar a decisão. Todos os especialistas entrevistados revelam que não tratam de quem não quer parar de verdade. “O uso de medicamentos e outros métodos apenas auxiliam o fumante, 90% do sucesso do tratamento depende da motivação e da força de vontade do paciente”, lembra a médica.
O administrador de empresas Luiz Fernando Vianna, 30 anos, não precisou recorrer a nenhum método para deixar o cigarro e diz que deve tudo ao esporte. “Cerca de 15 dias antes do meu casamento, o avô da minha mulher faleceu por complicações relacionadas ao cigarro. Prometi a ela que, quando eu completasse 30 anos, iria parar. Nesse meio tempo, comecei a praticar atividade física e a participar de algumas corridas de rua, mas sentia que o cigarro prejudicava o meu desempenho. No dia do meu aniversário, simplesmente parei. A primeira semana foi terrível, mas nunca mais voltei. Troquei o cigarro pelo esporte”, conta.
O tratamento para o tabagismo não é único e varia de acordo com o indivíduo. Alguns pacientes conseguem bons resultados apenas com a reposição de nicotina (gomas de mascar, adesivos cutâneos e sprays nasais), outros precisam de acompanhamento psicológico (a terapia cognitiva-comportamental é a mais recomendada) ou ainda do uso de medicamentos antidepressivos como a bupropiona. O champix é o medicamento mais moderno e eficiente, pois inibe o efeito da nicotina, ou seja, faz sumir a vontade de fumar. “O único inconveniente é o preço deste tratamento, que pode chegar a R$ 700”, lembra o pneumologista Ricardo Alves.
É a mudança de hábitos, entrentanto, que faz toda a diferença. A prática de esportes é altamente recomendada, pois aumenta a sensação de bem-estar por liberar endorfina e serve de motivação. Mudanças na alimentação também amenizam a ansiedade e controlam o aumento de peso, comum nos primeiros meses de abstinência.
Alternativas
Muitas pessoas buscam nas terapias alternativas o caminho para a liberdade. A papiloscopista Sandra Regina Apolonio, 45 anos, fumava mais de 30 cigarros por dia e conseguiu parar com a ajuda da acupuntura. “Eu sofria muito com a abstinência, cheguei a ter depressão quando parei outras vezes, mas a acupuntura ajudou a recuperar o meu equilíbrio e a transição foi muito mais suave”, conta.
A acupunturista Alessandra Bannwart, da Clínica Contato, explica que o tabaco bloqueia a energia dos órgãos internos e os enfraquece, abrindo caminho para doenças. “A acupuntura vai estimular pontos específicos que irão fortalecer o que foi comprometido pelo fumo, além de diminuir a ansiedade na fase da abstinência”, explica. Pesquisas da OMS mostram que a acupuntura reduz em até 70% o prazer de fumar. De acordo com Alessandra, são necessárias cerca de 30 sessões em média e algumas aplicações mensais de manutenção.
O psicólogo Márcio Busato oferece um tratamento de 15 dias (ou o seu dinheiro de volta!), também com base na acupuntura. O especialista, que também já foi fumante, faz apenas três aplicações, mas como terapeuta, também oferece outras orientações para controle da ansiedade. Além do uso destes métodos, o terapeuta diz que a troca de experiências com outros fumantes também é muito produtiva. E a Ciência comprova. Um estudo publicado pelo New Engalnd Journal of Medicine revela que parar de fumar é contagioso, ou seja, a atitude individual de largar o cigarro cria uma onda de influência sobre outras pessoas do convício direto. “Os grupos de apoio têm uma força muito grande. Hoje em dia já existem grupos de dependentes de nicotina com os mesmo princípios dos Alcóolicos Anônimos, chamados de NIC. Ter um amigo telefônico, uma espécie de padrinho para quem ligar quando vem a fissura também é muito eficaz”, conta.
NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.