A ACUPUNTURA TRATA O STRESS

acupuntura curitiba stress

O tratamento do estresse, sem a utilização de medicamentos, é uma proposta do método da acupuntura que vem sendo, cada vez mais, disseminada por médicos especializados.

O estresse envolve, além da depressão, sintomas físicos e também ansiedade, e, quando em fase aguda, dificilmente a pessoa consegue controlá-lo sem ajuda médica. O estímulo estressante pode causar uma série de sintomas tanto orgânicos como de alterações psíquico-comportamentais. Em condições crônicas causa desgaste físico-mental, chegando até a gerar doenças degenerativas permanentes.
O tratamento de acupuntura para o estresse e suas manifestações sistêmicas e psicológicas tem apresentado resultados bastante satisfatórios, pois não há efeitos colaterais relevantes que sejam conhecidos. Em geral, recomenda-se de uma a duas aplicações por semana, e, em caso de dor muscular, o paciente já sente alívio logo após a primeira aplicação. Já as alterações emocionais e os distúrbios de sono podem levar mais de dez sessões para terem efeito consolidado. Portanto, o efeito varia de caso a caso, dependendo da duração de tempo de doenças, da causa do estresse, e da vulnerabilidade dos pacientes. Vale esclarecer que a acupuntura, por meio de estímulo nos pontos pelas agulhas e outros instrumentos, produz uma série de reações locais e sistêmicas, resultando alívio dos sintomas de forma imediata ou progressiva.
As ações da acupuntura são pela via nervosa; há a liberação de substâncias como a endorfina, dopamina e serotonina em várias regiões do cérebro, resultando em efeito de analgesia, calmante, antidepressivo, relaxamento muscular, melhora das funções de distúrbios dos órgãos internos, entre outros distúrbios já comprovados em muitas pesquisas científicas feitas no mundo inteiro. A importância de um diagnóstico correto evita a presença concomitante de outras doenças, portanto, ressaltamos a necessidade do tratamento ser realizado por médicos especializados em acupuntura.
Apesar de ser conhecido como um dos males do século, o estresse é um termo adaptado ao conceito de doenças psicossomáticas causadas pelos distúrbios emocionais, e foi descrito pelos antigos médicos na China, há mais de três mil anos. O primeiro capítulo do livro de Acupuntura e Medicina Chinesa já mencionava que para manter a homeostase do corpo, o individuo deve manter a mente calma, exercícios físicos adequados, respiração suave e lenta e alimentação regrada, ou seja, nada de excesso no dia-a-dia. Passaram tantos séculos e essas recomendações continuam válidas. Comumente são repetidas, em palestras ou nos livros de auto-ajuda escritos pelos especialistas, as teorias que alertam como proteger o organismo do estímulo estressante.
O estresse, geralmente, aumenta a pressão arterial e a freqüência cardíaca, contraindo músculos e vasos sanguíneos, reação que pode ser extremamente prejudicial, dependendo de intensidade e vulnerabilidade do indivíduo. Basicamente, afeta o sistema imunológico que é responsável pela defesa do corpo, sistema nervoso que responde a capacidade de restaurar o reajuste do corpo e sistema endócrino, responsável pela produção hormonal. Por isso, as manifestações de sintomas são diversas e individuais.
Sintomas comuns:
Distúrbios físicos: dores de cabeça, indigestão, dores musculares, insônia, indigestão, aumento de freqüência cardíaca, alergias, distúrbio de sono, queda de cabelo, mudança de apetite, gastrite, síndrome de colo irritável, cistite, dermatoses e esgotamento físico.
Distúrbios psicológicos: apatia, memória fraca, alteração de comportamento, desmotivação, agressividade, irritabilidade, intolerância, instabilidade emocional e ansiedade.

Algumas situações que podem provocar o estresse:

O estado doente de estresse, em geral, pode estar sob algum tipo de estímulo perverso, de forma aguda ou crônica, com algumas causas mais freqüentes:
1- Mudanças bruscas de hábito, como exemplo; mudança de moradia e separação entre pessoas que mantinham relações afetuosas.
2 - Quebra de rotina; sono irregular, sobrecarga de trabalho , expectativas exageradas, falta de preparo psíquico para enfrentar condições hostis, mudança de hábitos culturais, doenças, mortes, acontecimentos de impacto emocional e dependência química.
3 - Ambientes agitados, barulhentos, entre outras dificuldades de adaptação ao ambiente de convivência.
4 - Distúrbios psíquicos prévios, problemas de relacionamento afetivo, dificuldade em lidar com o envelhecimento, baixa auto-estima e problemas de locomoção.
Pesquisas revelam que o estresse pode se manifestar em várias fases da vida:

  • Uma pesquisa inédita sobre o estresse infantil, patrocinada pelo canal Nickelodeon, incluindo 2 800 crianças entre 8 e 15 anos das classes A e C em catorze países, trouxe um resultado inesperado para o Brasil. A estimativa foi elevada e mostrou que as crianças brasileiras sofrem mais com as questões relativas ao medo. A pesquisa do canal infantil, cuja finalidade era mensurar o equilíbrio emocional das crianças de diversos territórios em que o canal atua, contribuiu com um estudo que mostra o quanto as crianças do Brasil são as mais estressadas do mundo e que o país vem falhando na tarefa essencial de protegê-las e lhes dar tranqüilidade. Fonte: Veja Online . As mais estressadas do mundo, reportagem veiculada em 22 de novembro de 2006: http://veja.abril.com.br/221106/p_096.html



  • Pesquisas realizadas no Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em São Paulo, trouxeram a primeira escala brasileira de medição do stress em adolescentes, considerando a insônia como um dos sintomas mais graves do stress juvenil – um jovem nesse período é programado biologicamente para dormir muito, visto que é durante o sono que se intensifica a produção do hormônio do crescimento. Quando a dificuldade para dormir se manifesta, provavelmente o stress já se instalou e comprometeu todo o funcionamento do organismo. Além da insônia, outras características do stress juvenil são desânimo, impaciência, dores de cabeça, falta de concentração, cansaço excessivo ou entusiasmo exagerado e repentino, sem motivo explícito.
    Fonte: Revista Veja. Além da "aborrescência", reportagem veiculada em 16 de agosto de 2006 : http://veja.abril.com.br/160806/p_110.html






  • O estudo da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), associação que avalia o stress e suas formas de prevenção mostrou que incerteza, falta de controle e incapacidade de administrar o tempo são os fatores mais apontados pelos colaboradores brasileiros como as principais causas do stress. A pesquisa, realizada com 586 homens e mulheres de quatro empresas de abrangência nacional em três cidades brasileiras, mostra o desafio que os profissionais enfrentam para lidar com o excesso de tarefas e de demandas no dia-a-dia nas corporações.
    Fonte: A Síndrome de Burnout - Parte III artigo publicado no site do CEPPS Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Saúde : http://cepps.com.br/artigos5.asp



  • A revista Istoé publicou uma reportagem, mencionando que no Jornal do Colégio Americano de Cardiologia - uma das entidades mais importantes da área – foi publicado, em janeiro de 2008, um artigo revelando que a exposição crônica à ansiedade e aos outros sentimentos a ela conjugados, como o medo, eleva em 30% a 40% a chance de um indivíduo saudável sofrer um infarto. O artigo produzido por Dr. Biing Jiun Shen, informa também que a ansiedade pode aumentar o risco de idosos saudáveis a terem mais riscos de enfarte cardíaco. Como essa informação, temos artigos cada vez mais freqüentes que abordam os distúrbios orgânicos provocados pelos distúrbios emocionais quando se está na terceira idade.
    Fonte: Revista Istoé. O poder das emoções sobre o coração, matéria veiculada em 28 de março de 2008: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2004/artigo76010-1.htm
    NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.
  •