DOR CARDÍACA E ACUPUNTURA

ACUPUNTURA  CURITIBA

Na Medicina Ocidental existem várias doenças associadas à dor cardíaca como a Angina de peito ou o enfarte do miocárdio. Na introdução faz-se uma pequena introdução a algumas patologias da medicina ocidental e de seguida parte-se para uma análise dos diferentes padrões clínicos, tal como entendidos em medicina chinesa, e consequentes tratamentos por acupunctura.

Angina Pectoris consiste na presença de dor desencadeada por exercício físico e que tende a desaparecer com o repouso. É devida a doença das artérias coronárias. Pode surgir por baixo do esterno, braço esquerdo, costas, garganta, maxilar e dentes.

A angina provocada por espasmos nas grandes artérias pode aparecer em repouso e chama-se angina variante.

A dor deve-se a episódios de isquémia – o músculo cardíaco não consegue ser irrigado convenientemente – e deve ser monitorizada pois, a partir desta situação, pode desencadear-se casos de enfarte do miocárdio.

Em MTC classifica-se como Xiong Bi (síndrome bloqueio torácico); Jue Xin Tong (dor pré-cordial com membros frios) ou Zhen Xin Tong (dor cardíaca real).
O Enfarte agudo do Miocárdio consiste na destruição de tecido cardíaco devido a falta de oxigénio. Os principais sintomas são: dor no meio do peito, dor que irradia para as costas, e braço esquerdo e maxilares. Com menor frequência também afecta o braço direito. Ao contrário da Angina de peito esta dor não melhora com o descanso. Alguns doentes costumam referir angina, dispneia e cansaço nos dias anteriores ao enfarte. É uma urgência médica e o paciente deve ser encaminhado directamente para o hospital.

Por vezes a dor pode fazer-se sentir no abdómen e aliviar temporariamente com o arroto o que pode levar a pessoa a pensar que não é um problema do coração.

A pericardite é uma inflamação do pericárdio. É caracterizada por febre, dor aguda no centro do peito que pode irradiar para o pescoço e ombros e está associada ao aparecimento de palpitações. Agrava quando o paciente está deitado, inspira profundamente ou tosse. É mais comum em pessoas com muito stresse ou muito trabalho e em pessoas que já sofrem de problemas cardíacos.

A pericardite crónica constritiva costuma ser indolor e como tal não é analisada neste capítulo.

Existem 3 chaves de diagnóstico importantes para distinguirmos a dor cardíaca de outras dores: (1) dor cardíaca e opressão torácica que pode irradiar para as costas, palpitações, respiração curta e possível agravamento quando se deita, (2) dor gástrica costuma localizar-se abaixo da caixa torácica e é acompanhada de regurgitação ácida, eructações, distensão ou dilatação abdominal e (3) dor no peito que é muito semelhante à dor cardíaca mas não se localiza maioritariamente no peito esquerdo e é acompanhada pelos movimentos respiratórios, tosse e dispneia.

DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA

Vazio de Qi do Baço e Coração
Dor tipo moinha, respiração curta, palpitações, agrava com esforço físico, agrava após refeições muito pesadas ou após longo tempo sem comer, insónia, opressão torácica, alterações de apetite, astenia física, fezes moles, face pálida, língua pálida e marcada pelos dentes, pulso lento e irregular ou lento, regular e intermitente.

Vazio de yang do Rim e Coração
Dor tipo moinha, agrava com frio e melhora com calor, aversão ao frio, dor com cólicas que irradia para as costas quando exposto ao frio, respiração fraca, sensação de asfixia, lentidão física, frio generalizado, membros frios, respiração curta, lábios roxos, poliúria, fraqueza dos membros inferiores, edema, lombalgia que agrava com frio e melhora com calor.

Vazio de Yin do Coração e Rim
Dor tipo moínha acompanhada de sensação de queimadura, preferência por aplicações de frio, lombalgia, agravamento à tarde e anoitecer ou no verão ou em exposição a ambientes quentes, aparecimento paroxismico, suores nocturnos, febre vespertina, agitação física e psíquica, insónia, zumbidos, tonturas, urina escura, língua vermelha sem capa e pulso rápido, fino e superficial.

Estase de Frio
Dor desencadeada por exposição ao frio, dor de aparecimento súbito, preferência por calor, dor forte que irradia para costas, ombro esquerdo e braço, incapaz de se deitar (os sintomas agravam), aversão ao frio, membros frios, suores frios, palpitações, opressão torácica, respiração curta, língua pálida com capa branca, pulso tenso e, possivelmente, lento.

Humidade-Mucosidade no Coração
Dor forte que irradia para as costas, ombro esquerdo e braço, sensação de peso no peito, sensação de asfixia, opressão torácica, sensação de peso nos membros, dispneia, obesidade, respiração curta, possível tosse muito produtiva, possível dilatação abdominal, língua com capa pegajosa, pulso deslizante.

Estase de Sangue no Coração
Dor tipo facada fixa (é possível que irradie mas o mais provável é ser fixa)
, agravamento à noite, opressão torácica, palpitações, melhora com massagem local mas sofre remissão após massagem, agitação, palpitações, respiração curta (possível sensação de sufoco), língua púrpura com varicosidades sublinguais, pulso tenso.

“the pain just like the heart being stabbed…serious pain with cianotic hands. The patient will die at evening if onset in morning, or die in morning if onset at evening”

ACUPUNCTURA

Selecção de pontos para dor cardíaca: 6MC, 17VC, 15B, 4MC, 6C.
Neste caso, decidimos usar 2 pontos de emergência (6C e 4MC) para tornar o tratamento mais agressivo e ter mais sucesso no combate da dor. Os pontos 6MC, 17VC e 15B são considerados base no tratamento deste tipo de queixas. 17VC é o ponto de alarme do Mestre do Coração e 15B é o ponto de assentimento do Coração.

Outros pontos a usar: 14VC, 14B, 5C, 7C, jiaji 1D até 5D.

Selecção de pontos de acordo com os padrões clínicos:

Vazio de Qi do Baço e Coração: 20B, 13F, 12VC, 36E
Neste protocolo adicionámos os pontos de órgão do Baço 20B e 13F com o ponto de alarme do estômago, 12VC, com um ponto de acção mais geral, 36E, para garantir uma forte tonificação do Qi do Baço. Estes pontos aliados aos pontos do protocolo base permitem uma tonificação forte do Qi do Baço e Coração.
Outros pontos a usar: 2BP, 3BP, 6BP, 6VC, 21B.

Vazio de Yang do Rim e Coração: 14VG, 4VG, 23B, 1R
14VG juntamente com pontos do protocolo base garante uma tonificação efectiva do Yang do Coração. Adicionando os pontos 4VG, 23B e 1R garantimos, igualmente, a tonificação do Yang do Rim.
Outros pontos a usar: 13VG, 3R, 7R, 52B, 4VC.

Vazio de Yin do Rim e Coração: 7R, 6BP, 23B
Uma vez que no protocolo base já existem muitos pontos para o Coração podemos adicionar pontos para o Rim. Assim temos a combinação 6BP e 7R que tonifica Yin do Rim e o ponto 23B que potencia essa tonificação.
Outros pontos a usar: 3R, 3VC, 7C.

Estase por Frio: 14VG, 36E
Quando usada agulha quente, estes pontos tem uma forte acção em aquecer e tonificar o corpo. Repare-se que o 14VG é um ponto local de grande importância.
Outros pontos a usar: 7C, 9C, 14VC, 14B.

Humidade-Mucosidade no Coração: 9BP, 40E
Combinação base simples para eliminar Humidade. Uma vez que os pontos de órgão do Coração já se encontram incluídos no protocolo base, assim como o ponto 17VC, não é necessário recorrer a fórmulas mais complicadas.

Estase de Sangue no Coração: 17B, 14VC, 14B
17B é para o sangue e os outros 2 pontos são pontos de órgão locais que ajudam a regularizar o coração e aliviar os sintomas.

Pontos para outros sintomas de relevância:
Respiração curta (sensação de sufoco): 22VC, Dingchuan
Frio generalizado com grande aversão ao frio: 20VG, 8VC, 1R
Edema dos membros inferiores: 9BP, 6BP
Tosse produtiva: 7P, 22VC, 40E

BIBLIOGRAFIA

JUNYING, Geng; et ally; Selecionando os Pontos Certos de Acupunctura, Um Manual de Acupunctura; ed. ROCA, ISBN 85-7241-152-6; 1ª edição, São Paulo, 1996

SIONNEAU, Philippe; GANG, Lϋ; The Treatment of Desease in TCM, VOLUME 5: Diseases of the Chest, Abdómen and Rib-side; ed. Blue Poppy Press, ISBN 1-891845-02-0, 1ª edição, Boulder, 1998

YANFU, Zuo; et ally; Chinese Acupuncture and Moxibustion; Publishing House of Shangai University of Tradicional Chinese Medicine; ISBN 7-81010-667-8, 1ª edição, Shangai, 2002

YIN, Ganglin; ZHENGHUA, Liu; Advanced Modern Chinese Acupuncture Therapy; Ed. New World Press, ISBN 7-80005-558-2/R·046, 1ª edição, Beijing, 2000

ZHIXIAN, Long; et ally; Tradicional Chinese Internal Medicine; edited by Beijing University of Tradicional Chinese Medicine, Academy Press, ISBN 7-5077-1268-0, 1ª edição, 2000

ZHIXIAN, Long; et ally; Acupuncture & Moxibustion; edited by Beijing University of Traditional Chinese Medicine, Academy Press, ISBN 7-5077-1269-9, 1ª edição, Beijing, 1999

AUTOR DO ARTIGO: ACUPUNTURISTA NUNO LEMOS - SITE http://acupuntura.blogas-pt.com/ . NUNO LEMOS  é Licenciado em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Nanjing. Professor de Acupunctura Clinica na ESMTC.

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.