ACUPUNTURA E ENXAQUECA

Acupuntura é terapia complementar mais indicada contra enxaqueca

Aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo é eficaz em 80% dos casos

Cerca de 20% da população da região Sudeste sofre com as dores de cabeça fortes e demais sintomas resultantes da enxaqueca, segundo estudo feito pela Sociedade Brasileira de Cefaléia. Grande parte dessas pessoas aposta em terapias não convencionais para o tratamento da doença. O método mais indicado pelos médicos é a acupuntura. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que a aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo é eficaz em 80% dos casos.

A neurologista Thais Villa explica que os tratamentos não convencionais devem ser um complemento ao uso do remédio.

A estudante Caroline dos Santos, 22 anos, foi diagnosticada com a doença há quatro anos. Na época, o médico orientou que, além de tomar os medicamentos indicados, a estudante procurasse a acupuntura, já que as dores vieram após uma lesão na coluna. “Os remédios já diminuíam as dores, mas quando comecei com a acupuntura, os resultados foram melhores ainda. Hoje, as dores são bem menores e fáceis de controlar”, falou.

O fisioterapeuta Juliano Wada também aplica as agulhas, mas essa é apenas uma das maneiras que ele encontra de tratar seus pacientes. Wada é especializado em osteopatia, técnica que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, tratando diversas doenças por meio de intervenções manuais. “Primeiro é detectado a origem da dor e a partir disto são aplicadas uma série de técnicas fisioterapêuticas em cima do local, entre elas a acupuntura”, explica o osteopata.

 

ACUPUNTURA CURITIBA ENXAQUECA

Fisioterapeuta realiza a osteopatia nos pacientes junto com a aplicação das agulhas - Foto: Divulgação

 

O resultado não é imediato e são necessários alguns meses de tratamento. “O resultado dos meus pacientes é sempre positivo. No final, ocorre uma diminuição da intensidade e da frequência da enxaqueca”, contou.

É o caso do advogado Carlos Colombaro, que encontrou na osteopatia a solução para as crises que chegavam a durar mais de 24 horas e ainda causavam enjôo. “Após descobrir que a origem da dor era no pescoço, fiz sessões de massagem e acupuntura e até agora a melhora foi significativa”, disse.

  • Outra opção para aliviar as dores é a aplicação de botox, ainda recente no mercado. Ouça detalhes sobre o tratamento na entrevista com o neurologista Antônio Galvão.
  • Veja abaixo onde são aplicadas as injeções de botox para tratamento da enxaqueca

ACUPUNTURA CURITIBA ENXAQUECA 2

Fonte: Marcelo Ciciarelli, presidente da Sociedade Brasileira de Cefaléia / Folha.com

CRÉDITOS: AGLAUPE GRANA, LUIZA VIDAL, NATHÁLIA DE ANGELIS Especial para o RR Online

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.