A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA VAI ALÉM DOS OLHOS E DA RAZÃO

A técnica consegue detectar alguns males antes mesmo de se instalarem e trata corpo e mente com ações simultâneas

Prevenir é melhor do que remediar, já diria o ditado popular que tem alma de provérbio chinês. Afinal, é esse o preceito da milenar Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que, há gerações, lê o corpo por meio de sinais sutis como um tom diferente da língua, o pulso alterado, o gosto por um determinado tipo de alimento ou uma emoção fora de hora. Seus hábitos diários, portanto, podem indicar o que você tem. E os sapos que engole podem dizer o que você poderá vir a ter.

“A filosofia da MTC é cuidar para a doença não se estabelecer. Só que o conceito oriental da doença também é outro. Onde há calor demais, dor e desconforto há estagnação de energia e o corpo padece. Se nada for feito, pode se desenvolver uma patologia”, comenta a terapeuta corporal Olinda Guancino. Segundo o médico acupunturista Eder Suemitsu, o corpo dá sinais dos males antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas. “O padrão de desequilíbrio é percebido imediatamente no pulso. Assim é possível tratar antes que a doença se instale”, diz ele, que explica que os ensinamentos dos chineses vêm sendo cada vez mais incorporados pela Medicina ocidental e práticas, como a acupuntura, são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, desde que aplicadas por profissionais da saúde.

acupuntura curitiba aurículo moxa ventosa

A estudante Cassiana Xavier de Camargo recebe a acupuntura auricular para combater cólicas; faz aplicação da moxa, eficaz no tratamento de inflamações; e o uso das ventosas na estudante Carla Juliana Kosera

Para os diagnósticos, a MTC criou a teoria dos canais (meridianos) e colaterais, que divide o corpo em feixes de energia e pontua neles regiões referentes a cada órgão, além dos microssistemas – como é o caso da orelha, do abdome e da continuação do polegar – que podem decodificar o todo por meio de uma parte. “Não é uma coisa ou outra que indica o desequilíbrio, mas o conjunto de fatores. Por isso é necessário observar a cor e o viço da pele do paciente, a tonalidade e textura da língua, pressionar os pontos de alarme, verificar a pulsologia chinesa e conhecer os hábitos”, salienta o fisioterapeuta Pedro Lagos Marques Neto, professor de Naturoterapia das Facudades Integradas Espírita. Para colocar corpo e mente nos eixos, nada de remédios. Só acupuntura, alimentação equilibrada, massagem, exercícios e muita consciência.

A ACUPUNTURA

Em chinês, o termo usado para definir a ação pontual para reequilibrar a energia do corpo e obter efeitos terapêuticos é zhenjiu, que significa agulha e moxabustão, o que em certa parte contempla duas das técnicas mais populares da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

acupuntura curitiba

A paciente Juliana Baldan usa a acupuntura para combater dores e desequilíbrio de energia

A acupuntura com agulhas e sementes (auricular) tem sempre uma ação local – que ajuda no combate à dor, desfaz bloqueios, permite que a energia retome o fluxo inicial – e outra global, que trata o corpo e a mente com todas as suas nuances. “A agulha envia um estímulo à medula que provoca uma resposta segmentar (analgesia local, por exemplo) e outra mais sistêmica, já que o impulso sobe até o córtex cerebral. Lá ele se conecta à hipófise e pode liberar neutrotransmissores, como serotonina, ou age sobre glândulas endócrinas ou ainda regula o sistema nervoso simpático e parasimpático”, comenta o professor de naturoterapia das Faculdades Integradas Espírita, Pedro Lagos Marques Neto. A estudante Carla Juliana Kosera, adepta do método, diz ainda que a acupuntura é muito eficaz no controle da dor, nos tratamentos anti-inflamatórios e ajuda a ativar a circulação do sangue, dos líquidos e da energia.

Mas os meridianos e os pontos de acupuntura podem ser estimulados também pela moxa (bastão em brasa que intensifica o trabalho nos pontos da acupuntura por meio do calor), ventosas (campânulas de vidro que formam vácuo e geram sucção local, que promovem desintoxicação, desbloqueios e combatem a estagnação da energia) e sangria (retirada de sangue de determinados pontos para recuperar o fluxo e dispersar padrões incorretos de energia). A sangria, por exemplo, se corretamente aplicada nas pontas dos dedos, pode combater um acidente vascular cerebral ou uma crise de pressão alta.

CRÉDITOS: LARISSA JEDYN PARA O CADERNO VIVER BEM DA GAZETA DO POVO.

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.