MOXABUSTÃO

A moxaterapia, moxabustão, ou simplesmente moxa, como é conhecida no meio dos terapeutas e praticantes de Medicina Tradicional Chinesa, tem sua origem real desconhecida, sendo conhecida na China com o nome de Jiu Fa. O nome moxa deriva das palavras Mechia (português) ou Mogusa (japonês).

Até onde se sabe, a moxa é muito mais antiga que a acupuntura, pois foram encontrados relatos da utilização da moxa nas tumbas de Ma Wan Dui, em Changsha, na província de HuNan, no sul da China. Estes relatos datam de aproximadamente 168 a.C. (os primeiros relatos sobre o uso de agulhas (acupuntura propriamente dita) datam de 90 a.C.).

A moxabustão é feita a partir do veludo da planta Artemisia (Artemisia vulgaris, família Compositae).

ACUPUNTURA CURITIBA ARTEMISIA

O veludo de artemísia (ou moxa em lã ou ainda lã de moxa) nada mais é do que o resultado do processo de coleta da planta, separaração das folhas , secagem, e, depois de secas, trituração até formarem uma plumagem fina que é peneirada para retirar as impurezas, e está pronto o veludo de artemísia. Cosidera-se o melhor produto aquele com aproximadamente sete anos e de cor amarelada.

ACUPUNTURA CURITIBA LÃ DE MOXA

Formas de Uso

A moxa pode ser usada de maneira direta ou indireta.

A moxa direta consiste na colocação dos cones de moxa diretamente sobre a pele ou utilizando-se um bastão ou charuto de moxa, de forma que fique sem cicatriz; com bolha ou com cicatriz (resultantes do calor). Tudo depende dos resultados que se quer obter e do tempo que se deixa o cone queimando sobre a pele.

A moxa sem cicatriz pode ser feita utilizando o bastão de moxa e fazendo a estimulação sem o contato com a pele, ou então queimando-se cones pequenos ou médios diretamente sobre a pele do cliente, retirando-os antes do paciente sentir queimar a pele. Este método é mais indicado para tratar o Vazio e o Frio (lombalgias, diarréia, dores abdominais, etc).

A moxa com bolhas é feita utilizando-se cones pequenos de moxa que são queimados até o cliente sentir a sensação de queimação (deixar de de 3 a 5 segundos após o paciente referir a sensação de queimação). Nestes casos devemos tomar alguns cuidados, como não furar a bolha e protegê-la com um curativo. Esse método pode ser utilizado para tratar casos de asma e bronquite.

A moxa direta com cicatriz atualmente é um método pouco utilizado, mas produz resultados excelentes nos casos de asma (nos pontos B12, B13, B43 e VC 17); úlceras gastroduodenais e edemas (pontos VC4, VC6, VC9 e E36); impotência (VC6 e E36); manutenção preventiva da saúde (E36, B43 e VC6). Esse método é executado utilizando-se  vários cones de moxa, deixando-os queimarem até o final. Para aliviar a dor, podemos dar pancadinhas ao redor do ponto. Devemos também limpar a queimadura e protegê-la com um curativo. Devemos ficar atentos à cicatrização, pois pontos esverdeados ou amarelados indicam infecção e devem ser tratados de acordo.

Estes métodos supracitados são raramente utilizados pois há uma rejeição, sobretudo por parte de pacientes ocidentais, às bolhas e queimaduras.

ACUPUNTURA CURITIBA APLICAÇÃO DE MOXA

A moxa indireta por sua vez normalmente utiliza alguma substância fazendo a interposição entre o cone de moxa e a pele do cliente, sendo que normalmente os produtos mais utilizados são fatias ou pasta de alho, fatias de gengibre e sal.

A moxa indireta sobre o alho refresca o Calor, elimina toxinas, vivifica o sangue, dissolve os acúmulos e auxilia a diminuir e eliminar os inchaços, sendo indicada para casos de furúnculos, picadas de animais e insetos peçonhentos, fase inicial de úlceras cutâneas e tuberculose óssea.

A moxa indireta sobre o gengibre tonifica o Vazio e expele o Frio. É indicada para os casos de dispepsia, abdome doloroso, diarréia, espermatorréia, ejaculação precoce, dores reumáticas (Bi por Vazio-Frio).

A moxa sobre o umbigo nunca deverá ser feita de forma direta. A forma mais comum é enchendo o umbigo do cliente de sal, para dai então colocar um cone de moxa sobre o sal. Esta técnica é indicada para refrescar o Calor, eliminar toxinas, fortificar o Estômago e os Intestinos, impede a debilidade e faz voltar o Yang. Trata gastroenterite aguda, desarranjos intestinais, vômitos, doenças crônicas de estômago e intestinos, prolapso anal, colapso por golpe de vento.

Contra-Indicações da Moxa

Como todas as técnicas terapêuticas, a moxabustão também tem suas contra-indicações:

  • Doenças febris com pulso rápido e Yin vazio.
  • Doenças de Plenitude-Calor.
  • Nos casos de Yin Vazio com Calor Falso.
  • Cefaléia devido ao excesso de Yang de Fígado.
  • Zhong Feng Fechado.
  • Pacientes desnutridos ou de constituição muito frágil.
  • Pacientes que comeram muito ou que estão alcoolizados.

Também deve ser evitado o uso de moxa nestas situações:

  • Região lombossacra e baixo ventre em gestantes.
  • Pacientes que tiveram grandes perdas de líquidos (transpiração profusa, hemorragias e edemas generalizados).
  • Moxa direta no rosto ou ao redor de orifícios naturais, em cicatrizes, pontos descarnados, articulações de punho ou tornozelo.
  • Moxa na região do Coração, ao redor dos olhos, no pescoço e na nuca, sobre os órgãos sexuais e nas proximidades de uma mucosa ou vaso sangüíneo importante.

Existem ainda alguns pontos (embora não seja um consenso) segundo a literatura que são proibidos para a utilização de moxa:

  • VG3, VG6, VG15, VG16, VG25
  • B1, B2, B6, B10, B15, B30, B36, B37, B40, B62
  • VB15, VB42
  • E7, E8, E9, E31, E32, E33, E35, E38
  • TA4, TA23
  • IG19, IG20
  • ID9, ID17, ID18
  • P3, P8, P10, P11
  • BP1, BP7, BP9, BP16, BP20
  • VC15
  • CS9

 

BIBLIOGRAFIA

Kikuchi, Tomio. Moxabustão, filosofia da medicina oriental, tratamento aplicado. SP, Musso publicações, 1982.

Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Nanjig. Fundamentos essenciais da acupuntura chinesa. SP, Ed. Ícone, 1995.

Mao-Liang, Qiu. Acupuntura chinesa e moxabustão. SP, Roca, 2001.

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.