DIETOTERAPIA CHINESA – PARTE II - COMO FUNCIONA O PRINCÍPIO YIN YANG NA DIETOTERAPIA?

Acupuntura Curitiba Dietoterapia Chinesa
Diferente da tradição ocidental que insiste em contar calorias e medir nutrientes para promover a saúde na alimentação, a Medicina Tradicional Chinesa considera a energia dos alimentos a partir da filosofia dos cinco elementos. Nela, cada elemento mantém relação com um órgão do corpo.
A doença se manifesta quando um órgão apresenta uma carência ou um acúmulo de Qi, ou seja, de energia. Segundo essa sabedoria milenar, o Qi representa a energia vital que se traduz no encontro das polaridades Yin e Yang, energias opostas que habitam todo ser vivo.
As forças polarizadas de Yin e Yang
Na filosofia do taoísmo (séc.VI a.C.), a grande força criadora é chamada de Tao, que se divide nas polaridades Yin e Yang. Assim, Yin e Yang são categorias que estão em constante relação e em contínua mutação, como ilustra o diagrama do Tai Chi.
Os textos clássicos chineses procuram explicar a relação Yin e Yang através da metáfora da montanha que tem uma parte na sombra e outra ao sol. A parte que fica na sombra pertence ao Yin e é fria, úmida e escura. A parte ao sol é clara, quente e seca e simboliza as forças Yang.
Acupuntura Curitiba yin e yang
Traduzindo esse princípio para a alimentação, veremos que a tipologia Yin Yang de cada indivíduo determina o quanto a pessoa será suscetível ao efeito de cada tipo de alimento. Assim, uma pessoa Yin sente mais necessidade de consumir alimentos secos que esquentem e forneçam energia Yang. Já a pessoa Yang é mais propensa a consumir alimentos úmidos e refrescantes para equilibrar suas energias.
Uma pessoa equilibrada é geralmente saudável e apresentará reações mais fortes apenas após consumir em demasia um determinado tipo de alimento. Uma pessoa classificada como Yang normalmente pode consumir qualquer comida do tipo Yin sem efeitos negativos, mas fica mais propensa a ter problemas ao ingerir uma pequena quantidade de alimento tipo Yang.
Correspondências Yin e Yang
Yin
Frio, úmido, escuro, material, interno, parte anterior do corpo, órgãos de armazenagem (fígado, coração, baço, pâncreas, pulmão, intestino delgado e grosso, rins), passivo, Terra, embaixo.
Yang
Quente, seco, claro, energético, fora, parte posterior do corpo, órgãos ocos (vesícula, estômago, bexiga), ativo, céu, em cima.
Os cinco elementos
Madeira, fogo, terra, metal, água. Os cinco elementos estão ligados, como todo o cosmo, por uma constante atividade de interconexão. Isso significa que eles influenciam nossa própria constituição enquanto ser vivo.
Assim, cada um dos cinco elementos corresponde a um par de órgãos, um sabor, um órgão dos sentidos, uma estação do ano, um clima, uma emoção, um tecido corporal, uma cor, um odor, um ponto cardeal, uma virtude e uma forma de expressão.
dietoterapia chinesa tabela 5 elementos
(clique para ampliar)
O azedo vai ao fígado,
O amargo ao coração,
O doce vai ao baço,
O apimentado ao pulmão,
O salgado aos rins,

É o que definimos como os cinco caminhos de entrada.
Su Wen, Cap. 23
COMO SABER SE SOU YIN OU YANG?
Perfil Yin:
- Cansaço e desânimo fazem parte de sua rotina;
- Pele pálida ou levemente amarelada;
- Acumula gordura na região das coxas e quadril;
- Gosta de calor, prefere o verão;
- Possui pés e mãos frios;
- É mais propenso a tirar uma soneca no sofá;
- Sente muito cansaço nos pés e pernas;
- Sente-se revigorado depois de uma xícara de chá quente;
Perfil Yang:
- Dorme pouco, come muito e é mais suscetível ao estresse;
- Tem as bochechas mais coradas;
- Acumula gordura na região da barriga;
- Gosta de frio, prefere o inverno;
- Suas mãos são quentes e úmidas;
- É mais propenso a sofrer de prisão de ventre;
- Possui voz alta e respiração pesada e sonora;
- É mais emotivo;
NOTA DO SITE: AS CARACTERÍSTICAS ACIMA SÃO APENAS PARA ILUSTRAÇÃO E INFORMAÇÃO SUPERFICIAL SOBRE A CARACTERIZAÇÃO DE UM PERFIL YIN OU YANG. UMA ANÁLISE MAIS DETALHADA DEVE SER FEITA POR MEIO DE CONSULTA A UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO E/OU LEITURA DE BIBLIOGRAFIAS COMPLEMENTARES E AUTOCONHECIMENTO.
NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.