CONHEÇA LI SHIZHEN, O PATRONO DA EIDOS ACUPUNTURA

acupuntura curitiba li shizhen

Li Shizhen 1518-1593
O médico Li Shizhen viveu entre 1518 e 1593. Em dado momento da sua vida, durante cerca de dez anos, atuou com uma profunda tenacidade, lendo medicina, história, filosofia e interpretando criticamente os textos antigos, atentando para nomes, propriedades, eficácia, fontes e preparação de ervas medicinais. Ao longo das suas viagens por toda a China, fez uma coleção de vários exemplares de plantas, animais e minerais ligados à fitoterapia. Nas suas experiências, incluía-se a si próprio, experimentando diversos tipos de ervas para saber quais eram os resultados da sua ação no corpo humano.
Suas dúvidas relativas a cereais, vegetais e frutas eram sanadas junto dos lavradores e dos camponeses, o mesmo se aplicando relativamente a animais marinhos quando então questionava os pescadores e assim por diante. Fez muitas experiências farmacológicas e muitas vezes as praticou em animais elaborando estudos de anatomia animal e anatomia comparada.
A sua obra Ben Cao Gang Mu é o resultado de toda uma vida de investigação e foi terminada em 1578, quando ele se encontrava com sessenta anos de idade. A obra consiste em 52 volumes incluindo seis partes em sessenta categorias. O número de plantas medicinais chinesas atinge, no seu tempo, 1892 espécies, das quais, cerca de 374, completamente novas. A sua obra inclui mais de 1160 ilustrações e contém onze mil prescrições, das quais 8160 foram criadas por ele próprio. Ben Cao Gang Mu (Compêndio de Matéria Médica), talvez seja considerada como uma grande súmula de farmacologia tradicional chinesa e uma das maiores obras de arte na história da Medicina Tradicional Chinesa.
Darwin usou dados dessa obra no seu trabalho, mostrando que Li Shizhen também deu uma grande contribuição para a teoria da evolução. A obra ainda corrigiu um grande número de erros que se encontravam em livros anteriores criticando conclusões não científicas e alguns métodos utilizados anteriormente. A sua obra faz também referência à magia, principalmente às propriedades do mercúrio, que poderia tornar as pessoas imortais.
Posteriormente, sua obra sofreu acréscimos que vão de 1578 a 1887. No conjunto da obra de Li Shizhen incluiu-se o Binhu Mai Xue (Estudo detalhado dos pulsos de Binhu), cuja maestria o levou a, frequentemente, servir de referência para o esclarecimento de dúvidas em relação aos pulsos patológicos. Elaborou também o Qi Jing Ba Mai Kao (Estudo sobre os oito meridianos curiosos).
Por tua história e por teus escritos escolhemos Li Shizhen como patrono da Eidos Acupuntura. Assim, pretendemos prestar-lhe uma singela homenagem e, por seu intermédio, a todos os médicos tradicionais chineses do passado que nos legaram um respeitável patrimônio cultural, artístico e científico.
Por Roberto Almeida.
Bibliografia: Yixiang Y, Jixue R, Long H, Guangzhen G, editors. Chinese-English Dictionary of Traditional Chinese Medicine. Beijing: The People’s Medical Publishing House; 1997.
NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.