ESTUDO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS MOSTRA EFICÁCIA DA ACUPUNTURA

Segundo pesquisa conduzida pelo HC, a técnica chinesa, quando associada ao tratamento convencional da lombalgia, foi eficaz em reduzir as dores na lombar

acupuntura curitiba lombalgia

Lombalgia: pacientes que acrescentaram a acupuntura ao tratamento tiveram um melhor resultado na redução das dores (Thinkstock)

Um estudo realizado pelo Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo demonstra que a acupuntura auxilia no tratamento de dores na região lombar, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. A técnica chinesa, quando associada ao tratamento convencional de lombalgia (dores nas costas), acelera o alívio em curto prazo. O estudo foi feito pelo Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC.

Segundo o fisiatra intervencionista João Amadera, a pesquisa foi realizada em 60 pacientes, sendo que 28 deles receberam apenas o tratamento convencional e 32 o convencional associado à acupuntura. A terapia convencional é feita com uso de analgésicos, exercícios e recomendação de posturas corretas para atividades diárias. No entanto, ela nem sempre é eficaz para o alívio da dor lombar crônica.

Os pesquisadores descobriram, então, que, quando essas medidas são insuficientes, associar exercícios terapêuticos e acupuntura é decisivo na melhora. "Após o término das seis sessões de acupuntura, verificamos que o grupo que teve o tratamento convencional associado à acupuntura apresentou uma queda significativa na escala de dor", diz Amadera.
Pesquisa — Os pacientes que fizeram apenas o tratamento convencional também foram tratados com um tipo de acupuntura placebo. No processo, eletrodos eram colocados no corpo do paciente, mas a corrente elétrica era interrompida.
No final do estudo foi usada a Escala Visual Analógica para avaliar a melhora na sensação de dor. Essa escala consiste em uma linha de 10 centímetros, marcada numericamente de 0 a 10 — sendo zero o menor índice de dor, e 10 a pior dor possível. O grupo de voluntários que fez acupuntura teve uma melhora média de três pontos nessa escala. Já o grupo que recebeu o tratamento tradicional aliado à acupuntura placebo teve uma melhora média de apenas um ponto.
Segundo João Amadera, o motivo da melhora é que, quando são colocadas as agulhas no corpo do paciente, "são liberadas substâncias neurotransmissoras e analgésicas que diminuem a dor."

CONHEÇA A PESQUISA
Título original: Estudo da eficácia da acupuntura na lombalgia inespecífica crônica

Quem fez: João Amadera, fisiatra intervencionista do Hospital das Clínicas
Instituição: Hospital das Clínicas de São Paulo
Dados de amostragem: 60 adultos com idades entre 18 e 60 anos
Resultado: O grupo de pacientes que associou o tratamento convencional à acupuntura teve uma melhora média de três pontos na Escala Visual Analógica. Já o grupo que recebeu o tratamento tradicional, mas acupuntura placebo, teve uma melhora média de apenas um ponto.

CRÉDITOS:PORTAL VEJA.COM (SAÚDE) COM AGÊNCIA ESTADO.

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.