ACUPUNTURA E OSTEOARTROSE DE JOELHO (GONARTROSE)

NOTAS CLÍNICAS
INTRODUÇÃO

A osteoartrose de joelho também chamada de gonartrose, é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo, que provoca a destruição da cartilagem articular e leva a uma deformidade da articulação. A etiologia da degeneração é complexa e inicia-se com o envelhecimento 1 .

osteoartrose de joelho acupuntura curitiba 1
Osteoartrose do joelho: à esquera a representação de um joelho saudável e à direita um joelho doente apresentando excrescência óssea e erosão da cartilagem. Fonte: A.D.A.M. Medical Encyclopedia
(clique na figura para ampliar)
A -  suscetibilidade individual 

- Hereditariedade (filhas de mães com artrose tem mais probabilidade de desenvolver a patologia).
-Fatores Hormonais (descontroles hormonais propiciam a agudização da doença).
- Obesidade (indivíduos obesos possuem maior carga articular propiciando os fenômenos degradativos).
- Massa óssea (alterações de massa óssea interferem no aparecimento da patologia).
-Hipermotilidade (a hipermotilidade implica em maior stress articular e, como conseqüência, maior facilidade na ruptura da malha colágena)
- Doenças metabólicas. 


B - fatores mecânicos: 


- Macro traumas.
- Traumas repetitivos localizados.
- Sobrecargas esportivas.
- Uso inadequado de aparelhos de musculação.
- Alteração da biomecânica normal da articulação.
osteoartrose de joelho acupuntura curitiba 2
Osteoartrose do joelho: figura mostrando uma visão mais detalhada. Fonte: A.D.A.M. Medical Encyclopedia
(clique na figura para ampliar)
• Pontos doloridos nas margens da articulação;
• Sensibilidade exagerada na articulação;
• Inchaço articular;
• Crepitações (atritos);
• Derrame intra-articular;
• Movimentos restritos e dolorosos;
• Atrofia muscular periarticular;
• Enrijecimento da articulação;
• Instabilidade articular.
osteoartrose de joelho acupuntura curitiba 3
Osteoartrose do joelho: à esquera a representação da estrutura do joelho e à direita locais em que se manifestam as dores indicando um possível diagnóstico para outros problemas (além da osteortrose). Fonte: A.D.A.M. Medical Encyclopedia
(clique na figura para ampliar)
SINTOMAS1
• Dor relacionada a exercício físico;
• Dor ao repouso;
• Dor noturna;
• Rigidez após inatividade (tempo parado);
• Perda de movimento;
• Sensação de insegurança ou de instabilidade;
• Limitação funcional;
• Incapacidade.

Leia também: ACUPUNTURA É A MELHOR OPÇÃO PARA O TRATAMENTO DA ARTROSE DE JOELHO

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA – SELEÇÃO DE PONTOS

1) Ponto Extra - Heding: dor e disfunção do joelho. Movimentos limitados da extremidade inferior. Ativa os vasos e alivia dor.
2) Ponto Extra - Neixiyan (olho interno do joelho): tratamento de gonalgias. Relaxa tendões e alivia dor na articulação do joelho.
3) Ponto Extra - Xiyan (olhos do joelho): relaxa tendões e alivia a dor no joelho. Utilizado quando há frio no joelho.
4) E34 (ponto Xi) - remove obstruções do meridiano, expele vento, umidade e frio. Utilizado quando há dor, edema e disfunções no joelho. Limpa canal do Yang Ming.
5) E35 (olho lateral do joelho): remove obstruções do meridiano e estimula os vasos, alivia edema e dor. Expele o vento, umidade e frio.
6) E36: um dos pontos de acupuntura mais versáteis e utilizado com mais freqüência. Ponto de tonificação geral, às vezes utilizado com moxa. Remove umidade, dissipa frio patogênico externo, regula circulação do Qi, elimina vento frio. Utilizado para dores e limitação de movimento.
7) E38: remove obstruções do meridiano, relaxa os tendões, expele o frio e ajuda nas dores na perna.
8) BP9: principal ponto para eliminar o acúmulo de água e umidade, utilizado para gonalgias. Elimina umidade-calor e frio-úmido. Fortalece joelho, e melhora dor na articulação do joelho.
9) B60: um dos principais pontos de dor periférica, principalmente nos membros inferiores, fortalece joelhos, relaxa músculos e tendões. Remove obstruções do meridiano e elimina fatores patogênicos. Utilizado em afecções na região da articulação do joelho.
10) B64: ponto fonte. Relaxa tendões.
11) R3: ponto fonte. Trata afecções da articulação do joelho. Equilibra yin e yang do organismo. Descongestiona e ativa o meridiano na extremidade inferior.
12) VB34: ponto mestre dos músculos e tendões. Trata gonalgias, relaxa os tendões. Remove umidade-calor, elimina umidade e desobstrui o meridiano. Promove flexibilidade à articulação.
13) VB35: ponto Xi dos Vasos Maravilhosos. Trata dores no joelho, atrofia muscular e ativa meridiano.

NOTA 1: EVENTUALMENTE UTILIZAR OS PONTOS SELECIONADOS COM OUTROS PONTOS QUE ESTEJAM LIGADOS ÀS CONDIÇÕES DO PACIENTE LEVANTADAS NO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL. ASSOCIAR MOXABUSTÃO E FITOTERAPIA.


NOTA 2: A aplicação de calor com bolsa de água quente feita pelo próprio paciente é um recursos valioso em vários  tratamentos de Acupuntura. Na gonartrose em particular, o calor tem a propriedade de aliviar a dor, aumentar a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos, diminuir a rigidez das articulações, melhorar o espasmo muscular e a circulação. 3,4

REFERÊNCIAS

1. COSSERMELLI, W. Reumatologia Básica. São Paulo: Sarvier, 1972.
2. Rezende, Márcia Uchôa of et al. Cartilagem Articular e Osteoartrose. Acta ortop. bras., Jun 2000, vol.8, no.2, p.100-104. ISSN 1413-7852.
3. MARX, Felipe C. et al. Tradução e validação cultural do questionário algofuncional  de Laquesne para osteoartrite de joelhos e quadris para a língua portuguesa.  Revista Brasileira de Reumatologia. v. 46, n. 4, p. 253 – 260, 2006.
4. Marques AP, Kondo A. A fisioterapia na osteoartrose: uma revisão da literatura. Rev. Bras Reumatologia 38(2)Mar/Abr:83-90,1998.

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!
Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!
NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.

ACUPUNTURA EM CURITIBA. ACUPUNTURA CURITIBA. ACUPUNTURA. CURITIBA. CLÍNICA DE ACUPUNTURA EM CURITIBA. CLÍNICA ACUPUNTURA CURITIBA. ACUPUNTURISTA EM CURITIBA. ACUPUNTURISTA CURITIBA. ACUPUNTURISTA. CURITIBA.