ACUPUNTURA VIRA ALIADA DA PRODUTIVIDADE

PRODUTIVIDADE / INDISTRIA ROMI

Uma das terapias holísticas que as empresas começam a implementar com grande eficiência é a acupuntura, um recurso terapêutico eficaz no tratamento de diversos problemas, tanto no âmbito físico quanto no mental e emocional.

A palavra acupuntura deriva do latim acus (agulhas) e punctura (punção). É um método que consiste na punção com pequenas e sólidas agulhas, em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde, diminuir a dor ou modificar o estado geral do colaborador. Inicialmente essa terapia era feita por meio de pedras pontiagudas introduzidas na pele, depois os metais passaram a ser utilizados. Hoje, há agulhas de cobre, ouro, prata, platina e de aço inoxidável.

O método atua em pontos sensíveis da pele que transmitem os estímulos pelas linhas ao longo do corpo, denominadas meridianos. As punções agem sobre o órgão relacionado com o meridiano, direcionando a energia vital e reequilibrando o campo energético do organismo.

“Nosso corpo é permeado por canais de energias e a acupuntura, por meio da pele, gera estímulos liberando substâncias que causam sensações de bem-estar e de harmonia”, explica Luiz Vicente Romero, professor e terapeuta naturalista. “O método surgiu para equilibrar e harmonizar as forças do ser humano, as quais muitas vezes encontram-se em desarmonia, por causa dos meios externos que envolvem o homem, como o stress e a alimentação inadequada”.

O primeiro objetivo das empresas quando buscam a acupuntura é eliminar e prevenir os problemas causados por esforços repetitivos, como a LER e DORT. Porém, quando a atividade passa ser implementada, a empresa percebe que o método pode ser utilizado com mais amplitude.

“Antes de iniciarmos o trabalho de aplicações, procuramos aquilo que mais aflige o colaborador e que são retardadores de um bom desempenho profissional. Normalmente as queixas que mais aparecem são dores na coluna, tensões e emoções. As mulheres, em sua maioria, sofrem de problemas ginecológicos; as cólicas são reclamações comuns e uma das causadoras do aumento de absentismo.

E a acupuntura trabalha todos estes incômodos, minimizando-os e até mesmo eliminando-os”, coloca Romero. O custo para inclusão da acupuntura na empresa é variável. Algumas disponibilizam o espaço e a equipe de acupunturistas leva o que necessita, como macas, agulhas etc.

Outras se encarregam dos materiais e somente contratam a equipe, e há aquelas que realizam planos com clínicas especializadas, disponibilizando os serviços aos colaboradores. “Temos levantamentos de uma diminuição de 53% dos atestados de faltas dos colaboradores na empresa, mostrando que a acupuntura gera lucros sobre o capital investido”, diz professor Romero.

A Globosat, devido a solicitações dos colaboradores, criou a chamada “Semana da Saúde”, realizada uma vez a cada semestre, na qual os próprios colaboradores sugerem atividades para melhoria da qualidade de vida.

A acupuntura sempre foi solicitada, por isso a empresa disponibilizou o espaço para a atividade e firmou parcerias para que os funcionários pudessem fazer em clínicas especializadas, por um custo menor do que o oferecido no mercado. “Nós percebemos de imediato o retorno positivo que o método proporcionou.

Hoje sentimos que os profissionais estão muito estressados e a acupuntura trouxe o equilíbrio comportamental. É claro que existe a questão da periodicidade, por isso trabalhamos a parceria com clínicas.

A idéia é que nossos colaboradores sempre trabalhem com a qualidade de vida, para que não tenham problemas futuros”, explica Mônica Lopes, consultora de RH da empresa. Neide Vianna Hellich, colaboradora da Globosat, declara que a acupuntura ajudou a devolveu o equilíbrio, combatendo o stress do seu trabalho.

“O método auxiliou-me em vários aspectos. Sem contar que só pelo fato de você trabalhar em uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida dos colaboradores, já é algo que te motiva”. As sessões de acupuntura podem ser iniciadas com laser para os colaboradores que têm receios das agulhas.

A acupuntura não possui contra-indicações, o que precisa é praticá-la corretamente. A aplicação não precisa ser feita por médicos, mas por um especialista no método. A atividade pode trazer diversos benefícios, entre eles promover o bem-estar físico e mental dos colaboradores, prevenir e eliminar as causas do stress e, por conseqüência, melhorar a produtividade.

CRÉDITOS: Portal RHCentral.

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.