HERPES ZOSTER E ACUPUNTURA

acupuntura curitiba herpes zoster virus

Microfotografia do vírus varicela zoster. Fonte: varicellazoster.org

Estou com Herpes Zoster há duas semanas e tomando Penvir®. Não estou passando nada nas lesões, mas estou sentindo muita dor. O que posso fazer para aliviar?

(Elizandra)

Herpes zoster é uma reativação do vírus que causa a catapora. Quem teve catapora, mesmo que há muitos anos, permanece com o vírus armazenado em seu organismo. Em algum momento esse vírus pode se reativar, principalmente em situações em o organismo estiver fragilizado. Nessa situação a pessoa vê surgir repentinamente bolhas em sua pele. A área afetada em geral é linear, como uma faixa, e acomete um lado do corpo. Assim, é possível que uma faixa com bolhas surja de lado do tórax, do abdome ou mesmo da face, e as lesões não ultrapassam a linha média do corpo.

acupuntura curitiba herpes zoster 2

Lesões da doença. Fonte:http://www.atlasdermatologico.com.br/

Herpes zoster dói muito porque não afeta somente a pele. Ele também atinge o nervo que chega até a pele. E a inflamação do nervo é responsável por um sofrimento considerável durante a crise de zoster. A área da pele afetada dói, arde, incomoda. Às vezes incomoda tanto que mesmo o roçar do vento ou o encostar das roupas são insuportáveis. A inflamação ainda pode deixar uma sequela no nervo. Assim, a dor continua mesmo após a melhora da crise aguda da doença, e pode demorar meses ou anos até melhorar.

acupuntura curitiba herpes zoster 3

Lesões da doença. Fonte:http://www.atlasdermatologico.com.br/

É importante tratar a crise de zoster. O objetivo é diminuir a duração da crise, controlar a dor e diminuir o processo inflamatório, numa tentativa de prevenir a sequela de dor persistente após o zoster. Além do tratamento antiviral, que você está fazendo, é importante tomar analgésicos potentes. De acordo com avaliação médica, também é recomendável tomar cortisona, que é um potente antiinflamatório.

Lesões da doença. Fonte:http://www.atlasdermatologico.com.br/

Quanto a passar algum produto nas lesões, isso nem sempre é fundamental. Mas pode ser interessante fazer compressas secativas durante a fase de bolhas.

Créditos: Dermatologista Lucia Mandel – Blog Espelho Meu – Portal Veja.com

NOTA DO SITE

O tratamento do herpes zoster por Acupuntura apresenta resultados bastante interessantes, proporcionando rápida recuperação dos pacientes1 . Em nossa experiência clínica, observamos efeitos pronunciados na redução da dor, regressão das lesões e aumento da imunidade do paciente. A OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou em 2002 um documento2 no qual expõe os resultados de várias pesquisas onde foram analisadas a eficácia da acupuntura – assim como das técnicas de moxabustão, ventosa, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu / tuina e acupressura (pressão digital nos pontos) – em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde. No tratamento do herpes zoster, segundo este estudo, desapareceram a dor e  lesões após 1,48 e 5,76 dias respectivamente, em comparação com medicação convencional (10,5 e 10,4 respectivamente). Mais recentemente, em 2011, um teste clínico randomizado e controlado forneceu a primeira evidência do grande potencial da Acupuntura no tratamento da dor herpética aguda3.

Na prática clínica, já observei a manifestação de três aspectos nesta doença, sozinhos ou associados, segundo o diagnóstico tradicional:

a) Vento-Calor na pele: os agentes patogênicos florescem em uma condição de vazio do wei qi produzindo grande calor e dor. O paciente costuma apresentar aversão ao vento, sede, dor generalizada, olhos secos e vermelhos e garganta seca. O pulso apresenta-se flutuante e rápido.

b) Calor-umidade no fígado e vesícula biliar: o fluxo de qi e de xue ficam comprometidos, estagnando-se o que contribui para o aumento da temperatura do Xue no fígado. A dor pode se acentuar no trajeto dos meridianos e a queixa é de que a “dor queima como fogo”. Neste caso observa-se boca amarga, náuseas e/ou vômitos (vômito amargo e ácido), dor de cabeça pulsátil, ansieade, muita irritação, urina escura e escassa (pode “queimar”). O pulso é em corda e rápido. A língua possui saburra e/ou descascada.

c) Umidade-calor no estômago e baço: neste caso observa-se deficiência de Qi com formação de umidade. O paciente tem febre, cansaço, fadiga, falta de apetite, distensão abdominal e urina escassa. Pode haver diarréia. A língua apresenta uma saburra amarela e úmida, pegajosa e o pulso se apresenta flutuante, fraco, rápido.

Os tratamentos que apliquei objetivaram clarear o calor, eliminar a umidade e elevar a resistência do organismo. Pontos de acupuntura clássicos utilizados (principais) envolvem:

IG4,IG11,F2,F3,BP6,BP10,E40,E36,VB34,VG20 dentre outros como Hwatuo nas vértebras proximais às lesões (com ótimo resultado).

Em aurículoterapia uso necessariamente sangria na helix, Yang F1 e F2 e “triângulo de auriculocibernética” (segundo Prof.: Marcelo Pereira de Souza), dentre outros.

Fitoterápicos: unha de gato e espinheira santa, dentre outros.

REFERÊNCIAS

1 Castro Gutiérrez, Maribel; Díaz Ruiz, Annie; Riveiro Rodríguez, Roxana; Moya Carrillo, Reinier. La acupuntura como modalidad terapéutica en el Herpes Zoster / Acupuncture as therapeutic alternative in herpes zoster. Medicentro (Villa Clara);7(1), 2003. tab.

2 Zhang X (coord.). Acupuncture: Review and Analysis of Reports on Controlled Clinical Trials. Geneva: World Health Organization; 2002.

3 Ursini T, Tontodonati M, Manzoli L, Polilli E, Rebuzzi C, Congedo G, Di Profio S, Marani Toro P, Consorte A, Placido G, Lagana S, D'Amario C, Granchelli C, Parruti G, Pippa L, Pain Study Group VP. Acupuncture for the treatment of severe acute pain in Herpes Zoster: results of a nested, open-label, randomized trial in the VZV Pain Study. BMC Complement Altern Med. 2011 Jun 5;11(1):46.

BIBLIOGRAFIA

MACIOCIA, G. Diagnosis in Chinese Medicine: A Comprehensive Guide. Philadelphia: Churchill Livingstone, 2004.

SOUZA, Marcelo Pereira de. Tratado de Auriculoterapia. Brasília – Distrito Federal: Ed. Med Center, 2001.

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.