TRATAMENTO DE DORES NO JOELHO POR ACUPUNTURA E VENTOSA

cirurgia-do-joelho.jpg

Acupuntura e Ventosa no Tratamento de 89 Casos de Dor da Articulação do Joelho

Palavras-chave: medicina chinesa, acupuntura, ventosas, dor no joelho, gonalgia

Descrição coorte:

Estudo abarcando 89 pacientes, dentre eles 60 homens e 29 mulheres com idades entre 15 e 82 anos. A maioria dos pacientes tinha idades entre 35 e 65 anos e sofriam dores por períodos que variavam entre 10 dias e 30 anos. Todos os pacientes foram tratados nos hospitais municipais de Yang Liao e Fu Shun na província de Liaoning.


Método de tratamento:

Após a desinfecção do local a ser tratado, agulhas de calibre 28 de 1,5-2,0 polegadas foram utilizadas para puncionar os pontos da superfície ventral da perna afetada, com inserção perpendicular e a uma profundidade de 1,0-1,5 cm e obtenção de Te-Qi. Um pedaço de moxa de aproximadamente 2 cm foi anexado na alça das agulhas e queimado. As agulhas foram mantidas por 25 minutos e retiradas. Os locais de puntura foram pressionados para expulsar quaisquer líquidos que porventura extravasassem e, sobre eles, foram aplicadas ventosas por cerca de 10 minutos.

Removidas as ventosas, o paciente foi colocado em decúbito ventral e uma agulha de três pontas foi utilizada para sangrar o ponto Wei Zhong (B40). Em seguida aplicou-se ventosa como descrito anteriormente.
Um curso de tratamento correspondeu a dez tratamentos diários e um descanso de dois dias foi permitido entre cursos consecutivos.

Os principais pontos de acupuntura neste protocolo foram:
Liang Qiu (E 34)
Du Bi (E 35)

Pontos auxiliares consistiram em:
Wei Zhong (B 40)
Yang Ling Quan (VB 34)
Zu San Li (E 36)
Kun Lun (B 60)
Feng Shi (VB 31)

Leia também: ACUPUNTURA É A MELHOR OPÇÃO PARA O TRATAMENTO DA ARTROSE DE JOELHO

Resultados do estudo:

Segundo os critérios do estudo, a “cura” foi definida como o desaparecimento do edema, de dores no joelho afetado por ocasião de uma flexão ou extensão e o restabelecimento da capacidade de subir e descer escadas. Teste do rechaço patelar negativo e ausência de recidivas após um ano.

“Efeito marcante”, segundo o estudo, foi definido como o desaparecimento do edema, de dores no joelho afetado por ocasião de uma flexão ou extensão e teste do rechaço patelar negativo. Constatação de queixas de ligeira sensação de dor e desconforto ao subir escadas.

“Melhora” foi definida como acentuada diminuição no edema, distensão e dor. Entretanto, a permanência prolongada dos pacientes em pé resultava em aumento da dor e teste positivo do rechaço patelar.

“Nenhum efeito” do tratamento foi definido como a ausência quaisquer alterações após o tratamento dos sinais e sintomas apontados pelos pacientes.

Segundo estes critérios, 75 casos (84,2%) foram julgados curados, 12 casos (13,4%) obtiveram um efeito marcante e 2 casos (2,4%) não obtiveram nenhum resultado com o tratamento. Para os autores do estudo, a taxa de eficácia total foi de 97,6%.

Leia também: ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA GONARTROSE

Discussão:

Os autores chineses relatam que, ao se agulhar a articulação do joelho, a técnica deve ser suave e gentil e não se deve agulhar muito profundamente a cápsula articular, de modo a evitar danos a ela. A combinação de acupuntura, moxabustão, ventosa e sangria aquece os canais e libera o fluxo da rede de vasos, expelindo o frio e dissipando a umidade, dispersando o edema e parando a dor.

Traduzido do mandarim para o inglês por Honora Lee Wolfe , Lic. Ac., FNAAOM (EUA). "The Acupuncture & Cupping Treatment of 89 Cases of Knee Joint Pain." Artigo publicado no Shi Yong Zhong Yi Nei Ke Za Zhi (Journal of Practical Chinese Medicine Internal Medicine) p.88, ed. #1, 2005 por Deng Jun-lan e Zhang Qian-qiao.
Link para o artigo (em inglês)

Tradução livre para o Português e adaptação do texto: Roberto Almeida – Terapeuta Acupunturista.

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!
Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!
NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.

ACUPUNTURA EM CURITIBA. ACUPUNTURA CURITIBA. ACUPUNTURA. CURITIBA. CLÍNICA DE ACUPUNTURA EM CURITIBA. CLÍNICA ACUPUNTURA CURITIBA. ACUPUNTURISTA EM CURITIBA. ACUPUNTURISTA CURITIBA. ACUPUNTURISTA. CURITIBA.