ACUPUNTURA E CLIMATÉRIO: CASOS CLÍNICOS DA LITERATURA PARTE II

caso clínico acupuntura curitiba climatério menopausa

Caso clínico 1

Uma paciente apresentava períodos menstruais irregulares e sangramento uterino excessivo; esses problemas iniciaram com o surgimento da menopausa. Apresentava também estresse emocional, relacionado à dificuldade de relacionamento.

O principal padrão era Deficiência do Fígado e dos Rins.

Os pontos utilizados em uma sessão foram:

P7 à direita e R6 à esquerda (para abrir o Vaso Concepção, regular o Qi e o sangue no útero e nutrir os Rins);

CS7 à esquerda e R7 à direita (para acalmar a mente, assentar a Alma Etérea e tonificar os rins);

VC4 e R13 (para nutrir os rins, tonificar o útero, fortalecer o Qi original e beneficiar a Essência);

E36 e BP6 (para tonificar o Qi e sangue e fortalecer o Qi, para segurar o sangue).

Durante o tratamento, a paciente relatou que “sentia algo como um circuito no seu corpo, em lugar de pontos individuais” (MACIOCIA, 1996).

Caso clínico 2

Uma paciente sofria de problemas relacionados à menopausa, com rubores quentes e transpiração noturna. Sua língua, entretanto, era muito pálida e, exceto pela transpiração noturna, geralmete sentia frio e o pulso era lento e em corda. Era uma pessoa muito tensa.

Os principais padrões identificados foram Deficiência de Yang de Rim e estagnação de Qi do Fígado, resultante de estresse emocional.

Os pontos utilizados em uma sessão foram:

P7 à direita e R6 à esquerda (para abrir o Vaso Concepção, regular o Qi e o sangue no útero e nutrir os Rins);

C6 à esquerda e R7 à direita (para harmonizar o Coração e os Rins, nutrir o yin do coração e cessar a transpiração noturna);

VC4 com moxa direta (para tonificar o Yang do Rim, fortalecer o Qi original, tonificar o útero e beneficiar a Essência);

E36 à esquerda e BP6 à direita(para tonificar o Qi e sangue e nutrir os rins).

Embora fosse uma pessoa muito tensa, sentiu-se em um profundo estado de relaxamento durante o tratamento e, de fato, apenas uma sessão foi suficiente para curar sua transpiração noturna (MACIOCIA, 1996).

BIBLIOGRAFIA

MACIOCIA, Giovanni. Os Fundamentos da Medicina Chinesa – Um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. 1. ed. São Paulo: Roca, 1996.

LEIA TAMBÉM: ACUPUNTURA E CLIMATÉRIO: CASOS CLÍNICOS DA LITERATURA PARTE I

________

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.