ACUPUNTURA DESPORTIVA: DESEMPENHO E PREVENÇÃO DE LESÕES

acupuntura desportiva curitiba

Acupuntura previne lesões e ajuda a melhorar o desempenho nas pistas

Tricampeã nacional nos 400m metros com barreira, a corredora Ana Paula Pereira, de 34 anos, já pratica o esporte há quase duas décadas. Recentemente, ela descobriu a acupuntura e melhorou seu desempenho.

"Meu corpo consegue se recuperar melhor de um treino para o outro desde que passei a utilizar a prática. Chegando mais inteira para o treinamento, ganhei força e melhorei meu desempenho", conta Ana, que faz uma sessão de acupuntura por semana.

Uma pesquisa divulgada na última semana revelou que a acupuntura estimula a liberação de substâncias bioquímicas que aliviam a fadiga atlética devido a exercícios intensivos de resistência. Além disso, os pesquisadores descobriram que a acupuntura aplicada em pontos específicos de acupuntura aumenta a atividade antioxidante e diminui os índices de estresse oxidativo.

Durante este estudo, os atletas de resistência receberam eletroacupuntura nas pernas uma vez ao dia, durante 15 dias, por um período de 30 minutos. E os pesquisadores encontraram aumentos significativos na superóxido dismutase (SOD) e diminuições  no malondialdeído (MDA) sanguineo, nos atletas submetidos a prática de acupuntura.

Superóxido dismutase é uma enzima que têm efeitos antioxidantes importantes e que protege as células contra a toxicidade, exercendo potentes respostas anti-inflamatórias no organismo. Além disso, a acupuntura aumentou com sucesso este importante agente bioquímico, na corrente sanguínea dos atletas.

“O malondialdeído (MDA) está associado a patologias inflamatórias e degenerativas como as doenças relacionadas com a idade, e do aparelho neuromuscular e locomotor. Os pesquisadores concluíram que a eletroacupuntura diminui os índices de MDA e aumenta a superóxido dismutase (SOD) em atletas submetidos a exercícios intensivos de resistência, o que pode contribuir aliviar a fadiga atlético e melhorar a performance física”, explica o coordenador do Programa de Pós-graduação do IBMTC – Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa e presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), Dr. Márcio De Luna, fisioterapeuta e acupunturista há 29 anos.

CRÉDITOS: Blog Pulso, Portal O Globo.

NOTA DO SITE: Para acessar o trabalho mencionado na reportagem (Influence of electroacupuncture intervention on free radical metabolism in athletes undergoing intensive endurance exercise), CLIQUE AQUI.

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.