NOTAS CLÍNICAS: UMA VISÃO ORIENTAL DAS LESÕES NO ESPORTE

acupuntura atletas curitiba

Algumas notas sobre as lesões esportivas vistas sob o prisma da Medicina Tradicional Chinesa, diagnóstico e tratamento.

Por Roberto Almeida – Terapeuta Acupunturista

1 Introdução

Minha experiência clínica no tratamento de lesões em atletas e praticantes (eventuais ou não) de atividades físicas demonstra que a abordagem deve ser multifacetada e uma análise cuidadosa do histórico do paciente deve ser levada a cabo. Um tratamento bem sucedido é, na maioria das vezes, obtido pela colaboração de vários profissionais, mormente o ortopedista, o fisioterapeuta e o acupunturista.

No tratamento segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), procura-se avaliar se a lesão ocorreu devido a um padrão interno que levou ao consumo de Qi e Sangue (com deficiência de Fígado e Rim, por exemplo), acúmulo de Umidade, invasão de agentes patogênicos externos (Vento, Frio, Umidade) e estagnação de Sangue e Qi. Um padrão de deficiência pré-existente também pode permitir a invasão de agentes patogênicos externos, interrompendo o livre fluxo de Qi e Sangue, causando dor e desconforto.

2 Padrões

Existem alguns padrões com características facilmente identificáveis. O diagnóstico deve ser confirmado por uma rigorosa anamnese que inclui necessariamente o exame do pulso e da língua.

2.1 Estagnação de Qi / Sangue

Lesões não se manifestam em organismos com livre fluxo de Qi e Sangue e inexistem sinais de dor e desconforto. No entanto, se o livre fluxo é interrompido, há estagnação, dor e desconforto se manifestando ao longo dos canais e articulações. A estagnação de Sangue é, a princípio, mais incômoda, pois causa dor forte, como uma “pontada violenta” ou “facada”. Na estagnação de Qi há uma dor em distensão, móvel.

2.2 Deficiência de Fígado e Rim

O Fígado controla e dá suporte aos tendões nutrindo-os através do Sangue, e o Rim controla e nutre os ossos. Anos de sobrecarga, longas jornadas de trabalho em pé, fraqueza constitucional e /ou doença prolongada podem provocar o esgotamento do Qi e do Sangue, principalmente o Sangue do F e o Qi do R. Nos dois casos é comum observarmos lesões ósseas ou tendíneas, especialmente na região do tornozelo, indicação clara da fraqueza dos Zang Fu implicados na missão de nutrir e sustentar os ossos e tendões. Também no envelhecimento observamos o enfraquecimento desses dois órgãos que, se não forem devidamente cuidados, vão se tornando incapazes de nutrir tendões e ossos de forma satisfatória.

2.3 Invasão de Vento-Úmido e Vento-Frio

O Vento, o Frio e a Umidade são fatores perversos capazes de invadir articulações por onde flui o Qi. O Vento é móvel e se traduz por dor em movimento. Um Vento-Frio provoca rápida estagnação de Qi e Sangue devido à sua característica imobilizadora no interior dos canais e tendões. É uma dor que se apresenta fixa e grave. O Vento-Úmido tem a característica de criar obstáculos dentro dos canais por acúmulo de fator patogênico o que leva à estagnação. Há sensação de peso, edema, parestesia e dor fixa.

Esse tipo de invasão pode ser causado por uma condição pré-existente de deficiência de Yin e/ou Yang e também pode ser resultado de um sintoma de Calor. Atletas que se expõe frequentemente e por muito tempo sem a devida proteção ao Vento, Frio e Umidade podem sofrer a invasão desses fatores externos patogênicos e desenvolver sintomas de Calor. O Calor irá prejudicar o livre fluxo de Qi e Sangue nos Canais o que poderá causar, em última instância, lesão das articulações mais solicitadas ou mais debilitadas. O padrão comum nesses casos é o de Calor Úmido, com edema, dor, rubor e calor na área afetada.

3 Principais pontos utilizados

A seleção de pontos é feita para se tratar a queixa principal e as condições subjacentes. O objetivo é aliviar a dor, proporcionar conforto e permitir um rápido retorno do paciente à atividade física.

Repouso pode ser necessário e outras técnicas da Medicina Chinesa como Fitoterapia, Eletroacupuntura, Auriculoterapia, Bandagens Elásticas, Compressas Medicinais, An-Ma (um tipo de massagem chinesa), Gua-Sha, Moxabustão podem ser utilizadas.

Alguns pontos que utilizo:

3.1 Estagnação de Qi / Sangue

Pontos Ashi - regulam a circulação de Qi e Sangue nos canais e aliviam a dor.

BP10 – dispersa a estagnação do Sangue.

IG4 – ajuda a dispersar a estagnação do Sangue, promove a circulação de Qi nos canais e alivia a dor.

F3 - ajuda a dispersar a estagnação do Sangue, promove a circulação de Qi nos canais.

VB34 – fortalece tendões e facilita o movimento das articulações.

BP6 - cruzamento dos três canais Yin do Pé.

B17 – ponto de reunião do Sangue, recupera e fortalece pacientes debilitados.

3.2 Deficiência de Fígado e Rim

Pontos Ashi– já mencionado.

R3 - fortalece os ossos e tonifica o R.

F3– já mencionado.

VB34 – já mencionado.

GB39 – fortalece o Qi dos ossos e trata a paresia nos membros inferiores.

E36 – ajuda na produção de sangue e é um ótimo tônico de Qi, costumo angular para VB34 .

BP6 – já mencionado.

3.3 Invasão de Vento-Frio e Vento-Úmido

Pontos Ashi– já mencionado.

IG4 – já mencionado.

TA5 - aliviar sintomas de vento externo, a depender da situação pode-se tanto ‘’pescar’’ em PC6 como angular para TA6.

VB12 - aliviar sintomas de vento externo.

BP6 – já mencionado.

BP10 – a melhora da circulação do Sangue favorece a eliminação do Vento .

VB40 - regula a circulação de Qi e Sangue aliviando a dor.

B60 – regula a circulação do Qi , ótimo se transfixado para R3 e é um bom ponto local.

BP9 – eliminação de umidade em geral.

E40 – eliminação de umidade, sobretudo nas pernas, alivia o cansaço das pernas.

BIBLIOGRAFIA

MACIOCIA, GIOVANNI. A prática da Medicina Chinesa: tratamento de doenças com acupuntura e ervas chinesas. São Paulo: Roca. 2 Ed. 2006.

YAMAMURA, YSAO. Acupuntura Tradicional: A Arte de Inserir. 2º Ed, 3º Reimp. São Paulo: Roca. 2009.

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.