TRATAMENTO DE DOENÇAS PELO ÁPICE AURICULAR



Tratamento de diferentes doenças com o ponto do ápice auricular
Resumo
Discutimos aqui a função do ponto auricular Erjian (M-HN-10) no tratamento de herpes zoster, conjuntivite aguda, febre alta, faringite e afonia por meio de sangria no ápice da orelha com  agulha trifacetada. Este método tem se mostrado eficaz no alívio dos sintomas apresentados pelos pacientes.
Introdução
A auriculoterapia é um microsssitema do corpo humano e também área de confluência dos doze canais primários. O ponto do ápice auricular é localizado no topo da helix. Com a metade posterior da orelha dobrada para frente, localiza-se o ponto na parte mais alta da prega superior.
Sua ação é promover o Qi e a circulação de Sangue, limpar o calor-umidade e patógenos tóxicos, remover estagnação de Qi e sangue, resolver o edema e aliviar a dor. É muito efetivo para doenças da cabeça e pescoço, especialmente aquelas caracterizadas pelo excesso de Yang, calor e dor.
Neste artigo, são relatados cinco casos de sangria do ponto com agulha trifacetada com o ponto pinçado entre o polegar e o indicador. A região é, obviamente, higienizada previamente ao procedimento. A inserção é rápida com profundidade de 0,05-0,1 cu.
Caso 1- Herpes zoster
Homem de 60 anos queixando-se de severa dor em queimação com rubor no pescoço e área posterior da orelha direita nos últimos cinco dias. Hipersensibilidade ao toque, anorexia e inquietação. Gosto amargo na boca e sono não reparador nas últimas cinco noites. A medicação convencional não surtiu efeito.
Apresentava vermelhidão na ponta da língua e suas laterais com revestimento fino amarelado e pulso em corda e rápido. O diagnóstico foi herpes zoster e a diferenciação de síndromes foi calor-umidade e patógenos tóxicos afetando os canais de fígado e vesícula biliar. O ápice auricular foi higienizado, punturado e sangrado (7-8 gotas de sangue).
O paciente reportou imediato alívio das dores e sensação de relaxamento em sua cabeça e pescoço. Em seguida, sementes de Wang Bu Liu Xing (semente de Vaccaria) foram aplicadas em sua orelha esquerda nos pontos de fígado, vesícula biliar, pescoço, cabeça e shenmen da orelha e foram mantidas por sete dias. No dia seguinte o paciente relatou grande melhora e que havia tido cinco horas de sono profundo na noite anterior. Depois de mais um tratamento, sua doença foi curada.
Relato de caso 2: Conjuntivite aguda
Homem de 35 anos  sofrendo de dor ocular e prurido nos olhos por dois dias. Apresentava dor de cabeça, fotofobia, olhos vermelhos com secreção abundante pegajosa e amarela , dor em pontada, lacrimejamento e a sensação de um corpo estranho nos olhos, mas sua visão estava normal. A ponta da língua estava vermelha e seu pulso estava levemente em corda.O diagnóstico foi conjuntivite aguda e a Diferenciação de Síndromes foi vento calor afetando o canal do Fígado.
O ápice auricular foi sangrado como descrito no Relato 1. Durante o tratamento ele sentiu os olhos confortáveis e refrescados. Realizou mais um tratamento no dia seguinte e os sintomas cessaram.
Relato de caso 3: Febre alta
Homem de 22 anos com febre, leves calafrios, dor em todo corpo, fraqueza, dor de garganta e inapetência. A temperatura estava 40 °C. A contagem de células brancas estava em 10.300 cel/mm³. A sua língua estava vermelha com uma saburra fina amarela e seu pulso estava rápido e flutuante. O diagnóstico foi febre alta e a diferenciação foi Hiperatividade de Calor Perverso no Nível do Qi. Picou-se o ápice para deixar sair sete ou oito gotas de sangue. Instantaneamente o paciente sentiu-se mais confortável e sua dor de garganta tinha quase desaparecido.
Sua temperatura caiu para 39,5 °C e uma hora depois reduziu-se para 38°C. Ministrou-se Ban Lan Gen (Radix Isatidis) para que ele levasse consigo. Dois dias depois sua febre tinha desaparecido completamente.
Relato de caso 4 : Faringite
Homem de 40 anos teve resfriado e subsequentemente sofreu de dor e coceira na garganta por duas semanas, acompanhado por uma secura na boca e tosse seca sem catarro. Sua garganta estava vermelha e suas amídalas estavam inchadas. A ponta e as laterais da língua estavam vermelhas e seu pulso estava flutuante e um pouco rápido. O diagnóstico foi faringite e a Diferenciação de Síndromes foi vento e calor perverso no aquecedor superior. Depois da sangria no ápice, perfuramos uma mancha vermelha próxima ao Feishu (B13) e deixamos sair 3-4 gotas de sangue. Seguindo o tratamento, o paciente relatou que sua dor de garganta tinha praticamente desaparecido. No dia seguinte, a sua boca seca tinha desaparecido e ele apresentava tosse seca apenas ocasionalmente. Sua faringe estava ligeiramente vermelha e o inchaço nas suas amídalas tinha reduzido. Picou-se o ápice da orelha novamente e ele se recuperou totalmente.
Relato de caso 5: Afonia
Mulher de 26 anos exposta ao frio há cinco dias e estava incapacitada de falar há dois dias, com a garganta dolorida e boca seca. Sua garganta estava vermelha sem inchaço das amígdalas. A ponta e lateral da sua língua estavam vermelhas e seu pulso estava flutuante. O diagnóstico foi afonia e a diferenciação de síndromes foi deficiência de pulmão pelo ataque de vento calor perverso. Depois de picar e sangrar o ápice da orelha, ela sentiu sua garganta fresca e confortável e já podia falar em voz baixa. Depois de mais um tratamento no dia seguinte ela estava totalmente curada.
Discussão
A terapia auricular apresenta diversas vantagens em relação à acupuntura sistêmica, dentre elas a simplicidade, a praticidade e a fácil aceitação pelos pacientes. Picar e sangrar o ápice auricular é um método interessante para tratamento de algumas doenças da cabeça e pescoço causadas pela invasão do corpo pela umidade calor, vento calor e patógenos tóxicos.
Durante o tratamento, atenção deve ser dada para os seguintes pontos:
1- Não tratar pacientes que estão fracos, em jejum ou em estados nervosos.
2- Não usar este tipo de tratamento para pacientes que sofrem de anemia, hipotensão ou qualquer doença hemorrágica, etc.
3- Durante o tratamento, certeza, precisão e velocidade são a chave para uma boa técnica.
4- Se um capilar distinto do ápice auricular for atingido, os resultados serão insatisfatórios e por vezes dramáticos.
CRÉDITOS: Jornal de Medicina Chinesa. Número 82. Outubro de 2006 Journal of Chinese Medicine (tradução autorizada) Traduzido por Aline Saltão Barão, MSc., Acupunturista e Biomédica, Revisado por Dr. Reginaldo de C. S. Filho, Fisioterapeuta e Acupunturista. Publicado na Revista Medicina Chinesa Brasil Ano I no 02. Adaptado por Roberto Almeida – Terapeuta Acupunturista. Créditos da imagem: Luminaia.