DERRAME ARTICULAR DO JOELHO TRATADO POR ACUPUNTURA

DERRAME ARTICULAR DO JOELHO ACUPUNTURA CURITIBA

Introdução

O derrame articular do joelho revela-se como um sintoma que corresponde a um aumento da quantidade, e qualidade, do líquido, que normalmente existe no interior do joelho, seja esse liquido sangue, no caso de lesões traumáticas agudas, seja liquido sinovial, nas lesões articulares crônicas ou recidivantes. A conjugação deste, com outros sintomas, o conhecimento da história clínica, a descrição do mecanismo causal e a avaliação das características do liquido intra-articular podem, só por si, ser suficientes para o estabelecimento de um diagnóstico de presunção que poderá passar, numa situação aguda, por uma sinovite traumática aguda até uma rotura isolada do ligamento cruzado anterior ou, num contexto crônico, por uma artrite úrica ou de natureza osteoartrósica1 .

A articulação do joelho é a maior do corpo humano, é bastante suscetível a problemas já que suporta boa parte do peso do corpo. Derrame articular no joelho e também a sinovite de joelho (água no joelho) ocorrem frequentemente em pessoas idosas e de meia idade, quando o Qi e o Xue (sangue) começam gradualmente a diminuir, tornando-se insuficientes para nutrir os ossos e tendões2.

__________

ACUPUNTURA para o tratamento de problemas no joelho em CURITIBA - CLIQUE AQUI

Em caso de trauma ou sobrecarga na articulação ou um ataque de vento patogênico, frio e/ou umidade, o canal do Qi será obstruído com a consequente estagnação (de Qi, Xue ou os dois simultaneamente).Na fase aguda da síndrome haverá inchaço e dor, podendo ocorrer espasmo com limitação de movimento. Na fase crônica o músculo quadríceps femoral poderá ser afetado e sofrer uma pequena atrofia2.

Dados clínicos

Um estudo clínico2 realizado no Hospital do Condado de Yutai, Shandong (China) realizado com Dados Clínicos avaliou a eficácia do tratamento com acupuntura em 50 casos de pacientes com derrame articular do joelho e sinovite. Dentre estes casos, 18 eram do sexo masculino e 32 do sexo feminino com idades variando entre 38 e 64 anos e que apresentavam o problema entre 3 meses e 3 anos. Foram excluídos do estudo pacientes com artrite de origem infecciosa.

Leia também: ACUPUNTURA É A MELHOR OPÇÃO PARA O TRATAMENTO DA ARTROSE DE JOELHO

Método de tratamento

Pontos principais:

· Qixue 1 (0,5 cun lateral a Liangqiu E 34) e Qixue 2 (0,5 cun lateral a Xuehai BP 10)

Pontos auxiliares:

· Ambos Xiyan (EX-LE5) no lado afetado

· Zusanli (E 36)

· Yanglingquan (VB 34)

· Yinlingquan (BP 9)

· Sanyinjiao (BP 6)

Os pacientes foram posicionados em decúbito dorsal com as articulações do joelho flexionadas (pode-se usar um rolo almofadado para maior conforto). Após desinfecção da pele, as agulhas foram inseridas perpendicularmente (à exceção de Xiyan – EX LE5 – onde as agulhas foram inseridas obliquamente, num ângulo de aproximadamente 45º em relação à pele). Após inserção, as agulhas foram mantidas por 30 minutos após a obtenção do De Qi efetuando manobras de tonificação e sedação igualmente a cada 5-10 minutos a fim de induzir uma sensação de agulhamento no paciente. O tempo de retenção (de 30 minutos) foi estendido conforme a gravidade do quadro.

Leia também: ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA GONARTROSE

Um curso terapêutico correspondeu a 10 sessões diárias de acupuntura com um intervalo de 3 a 5 dias entre um curso e outro.

água no joelho acupuntura curitiba

Mensuração dos resultados - critérios

Cura: desaparecimento do inchaço e da dor na articulação do joelho, com retomada dos movimentos e nenhuma recorrência em 6 meses ou mais.

Resultado marcadamente eficaz: alívio evidente do inchaço e da dor na articulação do joelho e flexão e extensão do mesmo em níveis praticamente normais.

Melhora: redução do inchaço e da dor, porém com limitação no movimento da articulação do joelho.

Falha: ausência de melhora nos sinais e sintomas.

Resultados do Tratamento

Dos 50 casos tratados, 30 casos foram considerados curados, 18 casos apresentaram resultados marcadamente eficazes e 2 casos alcançaram apenas melhora. Não houve falhas.

Leia também: DERRAME ARTICULAR DO JOELHO

Comentários

Os pontos Qixue 1 e 2 têm uma ação peculiar na promoção da circulação do Qi e Sangue (Xue), neutralizando o edema e eliminando a estagnação de Sangue. Xiyan (EX-LE5), Yanglingquan (VB 34) e Yinlingquan (BP 9) são fortemente recomendados no tratamento da sinovite.

O agulhamento desses pontos juntamente com Zusanli (E 36) regula o funcionamento dos Zang Fu (órgãos e vísceras), equilibra Yin e Yang, remove a obstrução dos Canais e Colaterais, promove o fluxo de Qi e Sangue, diminuindo a inflamação.

A irradiação com lâmpadas TDP também pode ser usada, caso esteja disponível.

Referências

1 Jones H. Derrame articular do joelho. Rev Medic Desp in forma, 1 (3), pp.10-12, 2010.

2 Anxiang W. Acupuncture Treatment of Synovitis with Effusion-A Report of 50 CasesJournal of Traditional Chinese Medicine 204 2005; 25(3): 204-205.

Traduzido e adaptado por Roberto Almeida, Terapeuta Acupunturista.

__________

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.

ACUPUNTURA EM CURITIBA. ACUPUNTURA CURITIBA. ACUPUNTURA. CURITIBA. CLÍNICA DE ACUPUNTURA EM CURITIBA. CLÍNICA ACUPUNTURA CURITIBA. ACUPUNTURISTA EM CURITIBA. ACUPUNTURISTA CURITIBA. ACUPUNTURISTA. CURITIBA.