O QUE É AURICULOTERAPIA?


Chamamos de  Auriculoterapia à técnica de análise e tratamento reflexológico por meio de estímulos no pavilhão auricular. Sua origem data de milênios, tendo sido encontradas pinturas egípcias descrevendo o seu uso como anticoncepcional e para tratamento de ciatalgia, além de citações em tratados chineses e persas; Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, detalhou a analgesia para nevralgias odontológicas, faciais e ciáticas.


Estimulação auricular com agulhas


Mais recentemente, em 1951, o médico francês Paul F. M. Nogier iniciou suas pesquisas, dando tamanho grau de desenvolvimento à técnica que passou a ser considerado o “pai da Auriculoterapia”.

Nogier notou que diversas pessoas que sofriam de dor ciática tiveram seus sofrimentos cessados com cauterizações na orelha feitas por uma leiga. Esses resultados empolgaram Nogier, que passou a observar que na orelha há regiões doloridas espontaneamente ou ao toque, sempre que no corpo também houver dor. 

Mapa auricular com os principais pontos

Verificando a ocorrência dessas regiões, ele percebeu que elas pareciam desenhar uma forma fetal invertida no pavilhão auricular. Com o correr das pesquisas, foi-se mapeando as zonas corporais correspondentes a cada porção da orelha. As publicações de Nogier na década de 50 e seus tratamentos por estímulos de agulhas na orelha tiveram grande repercussão entre os acupunturistas que já estavam acostumados a esse tipo de instrumento. 

Estimulação com esferas

Auriculoterapia é, portanto, uma técnica terapêutica complementar baseada na idéia de que a orelha é um microssistema, com o corpo inteiro representado no pavilhão auricular. Possui uma técnica própria para diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. 

Leia também: AURICULOTERAPIA E EMAGRECIMENTO

Através da Auriculoterapia podemos avaliar e tratar desequilíbrios que podem causar as mais variadas disfunções ou doenças, muitas vezes antes mesmo destas surgirem, estimulando os pontos específicos com pequenas agulhas, esferas, sementes ou cristais fixados por um pequeno esparadrapo. Esse estímulo faz com que o cérebro receba um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, atuando sobre as desarmonias físicas e emocionais.

A Auriculoterapia é, portanto, uma modalidade terapêutica totalmente natural e com resultados bastante rápidos, atuando sinergicamente com outras modalidades terapêuticas, o que permite, por exemplo, que se reduza a necessidade de medicamentos em alguns casos.

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.

ACUPUNTURA EM CURITIBA. ACUPUNTURA CURITIBA. ACUPUNTURA. CURITIBA. CLÍNICA DE ACUPUNTURA EM CURITIBA. CLÍNICA ACUPUNTURA CURITIBA. ACUPUNTURISTA EM CURITIBA. ACUPUNTURISTA CURITIBA. ACUPUNTURISTA. CURITIBA.