O QUE É ANMA?

Por Roberto Shiuji Kurebayashi, Professor do ITIO


A massagem é uma das técnicas mais antigas utilizadas pela humanidade. Registros de culturas antigas (chinesa, japonesa, indiana, egípcia, persa, romana) demonstram a grande utilização de técnicas de massagem como forma de tratamento na arte curativa.



Dentre as várias definições existentes, podemos dizer que a MASSAGEM consiste na utilização de diversas técnicas objetivando manipular os tecidos moles, ligamentos, tecidos conectivos e órgãos do corpo, com finalidade terapêutica e preventiva.

Hipócrates, em sua sabedoria, já dizia que, se sobre uma dor muscular, contração ou edema, aplicarmos as mãos com fricção e deslizamento, notar-se-á um alívio imediato.

DESENVOLVIMENTO DO ANMÁ
A técnica do ANMÁ teve início há muito tempo, estimando-se sua existência em torno de pelo menos 4000 anos.
Já existia no Nei Jing (2.760 a.c.),  na dinastia do mítico Imperador Amarelo, com descrições detalhadas de procedimentos semelhantes à massagem e descrições de sua utilização.

A massagem, na China, era conhecida como Anmô, e teve um período grande de desenvolvimento, juntamente com a Medicina Tradicional Chinesa, com grande apoio de imperadores e dinastias reinantes.



Posteriormente a técnica foi introduzida no Japão, por volta do século V, através de monges chineses quando houve a assimilação da técnica, denominando-se como ANMÁ.

AN: tem o significado de Pressão, equilibrando o organismo através da sedação.
MÁ: tem o significado de Deslizamento/Movimento, equilibrando o organismo através da tonificação.

A técnica do ANMÁ utiliza-se de vários movimentos tais como: amassamento, pressão, deslizamento, vibração, percussão, tapotagem, pinçamento e outros, enviando diferentes estímulos ao organismo, promovendo assim a homeostase (estado de equilíbrio) no organismo, aliviando dores e acelerando o processo de reequilíbrio energético.

EFEITOS DA MASSAGEM
A massagem pode estimular ou relaxar o corpo e a mente. A pele, circulação e sistemas linfáticos são estimulados. Este aumento de circulação auxilia na renovação celular e remoção de resíduos tóxicos.



Como relaxamento muscular a massagem trabalha sobre músculos enrijecidos, encurtados, atrofiados, fracos e flácidos, sobre articulações com restrições de movimentos, estabelecendo suas funções dinâmicas e originando sensação de bem estar e tranqüilidade.
A ação mecânica direta e rítmica da massagem, utilizando pressão, alongamento e deslizamento dentre outras técnicas, pode aumentar a circulação sangüínea (ativação).

Também pela estimulação dos nervos receptores dos vasos sangüíneos pode resultar em uma dilatação, como ação reflexa, diminuindo a pressão sangüínea (relaxamento).

Promove também equilíbrio metabólico, atividade dos nervos periféricos, auto- imunização, diminui a fadiga muscular, desfaz a aderência fibrosa das fibras musculares, melhora a nutrição muscular, aumenta a resistência muscular, não propiciando a formação de ácido lático.



A massagem exerce efeito tanto sobre o SNC (Sistema Nervoso Central) como sobre as terminações nervosas sensoriais. O Sistema Nervoso é uma rede altamente complexa que conduz mensagens do cérebro para o restante do corpo. A parte do sistema nervoso que regula muitas funções fisiológicas sai do cérebro pela base cranial e desce pelo cordão espinal, protegido pelas vértebras da coluna espinal. Milhões de nervos têm suas terminações espalhadas pelo corpo controlando muitas funções. Dependendo da profundidade dos movimentos da massagem, as terminações nervosas podem ser estimuladas ou relaxadas.

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.