A EFICÁCIA DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE PACIENTES DEPENDENTES DE DROGAS

ACUPUNTURA  CURITIBA

A eficácia da acupuntura no tratamento de pacientes dependentes de drogas*

(Mudanças – Psicologia da Saúde, 15 (2) 145-152, Jul-Dez, 2007)


Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a eficácia da acupuntura auricular como instrumento coadjuvante no tratamento das dependências químicas. Para tanto, uma amostra de homens dependentes químicos foi alocada aleatoriamente entre dois grupos: tratamento específico com pontos funcionais de acupuntura, preconizados para este tipo de patologia e tratamento placebo através de pontos sem eficácia comprovada. Os pacientes respondiam um questionário – ESA Drogas, para avaliação da evolução dos parâmetros de funcionamento físico, psíquico e social ao longo do tratamento, que tinha duração de 12 semanas.
Conclusão: os pontos efetivos de acupuntura aqui apresentados mostraram-se eficazes no auxílio do tratamento dos dependentes de cocaína desta amostra.
Descritores: acupuntura, dependência química.
CRÉDITOS DO TRABALHO:
Susan Mondoni**
Daniela Ceron***
André Malbergier****
Francisco Baptista Assumpção Jr.*****
* Esta pesquisa foi realizada no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com Bolsa de Iniciação Científica pela FAPESP.
** Médica psiquiatra estagiária do Ambulatório de Acupuntura do Departamento de Ginecologia do Hospital das Clínicas da USP.
***Médica psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP; estagiária do Ambulatório de Acupuntura do Departamento de Ginecologia do Hospital das Clínicas da USP.
**** Professor doutor em Psiquiatria, FMUSP; médico assistente do GREA – Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP.
***** Professor associado do Instituto de Psicologia da USP; Livre Docente pela Faculdade de Medicina da USP, Membro da Academia Paulista de Psicologia (Cadeira 16).
Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!
Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.