GRIPE A E MEDICINA CHINESA

Vírus Influenza H1N1, Gripe A ou “Suina” é a actual hipotética pandemia, é uma variante do Vírus da gripe “espanhola” de 1918. É um Retrovírus (RNA) cujo genoma é constituído por: 50% de Influenza de humanos, 25% de Influenza de aves, 25% de Influenza de suínos.
GRIPE A ACUPUNTURA CURITIBA

VÍRUS ESSE ESTRANHO SER “VIVO”


Os vírus são seres simples, constituídos por um ácido nucléico (DNA ou RNA) e uma cápsula (uma capa proteica ou uma membrana lipoproteica). Esta simplicidade faz com que os vírus sejam incapazes de crescimento independente em meio artificial, podendo replicar- se apenas em células vivas que parasitam. Na verdade, vírus são seres que utilizam a maquinaria celular para se reproduzirem.

• Não nascem, não crescem, não se alimentam, não se reproduzem, como os restantes ser vivos.
• São fabricados pela célula hospedeira que invadiram.
• Esta incorpora os ácidos nucléicos do vírus, e passa a fabricar os componentes do vírus até esgotar todos os seus recursos, fabricando desse modo novos vírus até à exaustão.


GRIPE A ACUPUNTURA CURITIBA 2

GRIPE E MEDICINA CHINESA - As diferentes gripes
1. Gripe por Vento Frio
2. Gripe por Vento Calor
3. Gripe por vazio da Wei Qi
4. Vento Frio veiculado pela Humidade que penetra no Tai Yang
5. Síndrome de calor interno por transformação, do frio, do vento e/ou da Humidade.
GRIPE E MEDICINA CHINESA – Tratamento
O tratamento clássico exige o diagnóstico de cada um dos estados, e consequente adequação terapêutica em termos de pontos de acupunctura e fitoterapia. Estes estados são intermutáveis, exigindo-se vigilância, para perceber o momento de alternância de estado. Altura em que se deve igualmente mudar a terapêutica. A Medicina Chinesa de hoje, introduz novos conceitos, que conjugam a possibilidade de tratar a totalidade das hipóteses diagnósticas tradicionais desta patologia em simultâneo.


E ainda associar o conhecimento moderno cientifico (inflamação, infecção, virologia, edema, mucosa respiratória, imunidade, etc.) e contemplá-lo na terapêutica a instituir. É essa abordagem que vos proponho mais adiante. Contudo gostaria ainda de partilhar convosco informação que interessa a todos os profissionais de Medicina Chinesa e que nos tem sido de certo modo escondida. Sabia que o Fosfato de Oseltamivir, princípio activo do Tamiflu® é um extracto de uma erva chinesa? Mais precisamente do: Ba Jiao - Illicium verum Fructus – Ou Anis estrelada. Conhecido da Medicina Chinesa para tratar síndromes de Frio estagnado no Aquecedor Médio e o Reumatismo por Vento-Frio-Humidade. Tem Natureza Morna e Sabor Amargo. É pouco usada em Medicina Chinesa por ser tóxica nas doses terapêuticas.

GRIPE A ACUPUNTURA CURITIBA
Ba Jiao - Illicium verum Fructus
– Ou Anis estrelada
AGÊNCIA LUSA (24.07.2009)
GRIPE A:
MEDICINA CHINESA CURA DOENTES
EM HOSPITAL DE PEQUIM
“Médicos do Hospital Ditan, de Pequim, afirmaram ter
curado com medicina tradicional chinesa doentes infectados
com o vírus da gripe A (H1N1) que aceitaram submeter-
se a esse tratamento. Segundo declarou a um grupo
de jornalistas chineses e estrangeiros, Wang Yuguang,
responsável por aquele centro hospitalar, tratou casos
positivos de gripe A (H1N1) com ervas chinesas, um
tratamento que considera “seguro e sem efeitos secundários”.
Wang disse que o período de recuperação com
este tratamento é mais curto e mais barato do que com
Tamiflu, cerca de 56 yuan (5,8 euros) em comparação
com 12 yuan (1,3 euros). Os responsáveis do Hospital
Ditan, na China, começaram a 15 de Maio a utilizar uma
combinação de medicina chinesa e Tamiflu e, ao comprovarem
a sua eficácia, passaram a utilizar só ervas com
os pacientes de gripe A (H1N1). O Ministério da Saúde
Pública chinês manifestou preocupação com o previsível
aparecimento de um surto elevado de gripe no
Outono e Inverno, e está a adquirir ervas suficientes
para tratar dois milhões de pacientes, segundo os
responsáveis do centro hospitalar.”
Na Fitoterapia podemos contar com uma Fórmula para tratar os diversos tipos de gripe, resfriado e constipação. Trata-se de uma fórmula contemporânea, que conjuga as noções tradicionais da Medicina Chinesa com os conhecimentos científicos modernos em relação à gripe e outras doenças infectocontagiosas das vias respiratórias. É uma Fórmula polivalente  na prevenção e tratamento das infecções respiratórias em geral e em particular as que resultam dos diversos tipos e estirpes de vírus influenza.
GRIPE A ACUPUNTURA CURITIBA
síntese do oseltamivir – clique para ampliar

F 3016 - Sù Xìao Gan Mào Yè Decocção eficaz e rápida para tratar a gripe.
Tradução Sù xìao Rápido; eficaz
Gan Mào Gripe
Yè Liquido
Composição:
Gui Zhi Ramulus Cinamomi (Imperador)F44, F33B,F218,
Huan Qi Radix Astragali (1º Ministro e Assistente) F27B, F34B, F169,
Xing Ren Semen Armenicae Amarun (Embaixador e Ministro)F19A,
Sheng Jiang Rhizoma Gingiberis Recens (Ministro)F27A, F52,F169,
Bai Zhu Rhizoma Actractylodis Macrocephalea (Ministro)F27B, F23B,
Sang Ye Folium Mori (Assistente)F34A, F1003,
Gan Cao Radix Glycyrrhizae (Assistente) F30B,19A,F33B,
Cang Er Zi Frutus Xanthii (Assistente)
Gua Lou Ren Semen Tricosanthis (Assistente)
Acção da Fórmula Esta Fórmula tem como acção elimina o vento frio; o vento calor; a “humidade perturbada”e o excesso de mucosidades a nível pulmonar e das vias aéreas superiores. É um grande tónico da Wei Qi em geral e em particular ao nível do pulmão e do Biao. Fortalece o Biao (exterior; fronteira energética corporal); expulsa as Xie Qi; Resolve as síndromes de atentado ao Taiyang. Alimenta o Yin; desimpede o pulmão; Desobstrui “os intestinos” (GI + IG [relação P-GI e Tai Yang). Elimina o calor secundário a deficiência do Yin; o calor Secundário a transformação interna do Vento Frio humidade; O calor primário por Xie Qi. Tonifica o Yin do Pulmão e do baço. Lubrifica o pulmão e elimina a secura. Combate a Asma e elimina a Tosse.
Indicação e sintomas • Síndrome Gripal, infecção por influenza (qualquer estirpe)
• Tosse seca, amigdalite, faringite, bronquite crónica, asma.
• Febre; Cefaleias; Dor de garganta; Boca e garganta seca; voz rouca.
• Expectoração (seja seca e viscosa ou fluída e abundante).
• Infecções respiratórias de repetição; baixa de imunidade que facilita infecções respiratórias.
• Pneumonia viral ou bacteriana; Bronquíolites sobretudo as de repetição.
• Resfriado, constipação.
• Bronquite Asmática; Bronquiectasias; Enfisema.
• Doença consumptiva geradora de vazio do Yin.
• Obstipação crónica.
ANÁLISE DOS CONSTITUINTES DA FÓRMULA
Gui Zhi - Ramulus Cinamomi 
Imperador Liberta a Superfície; Abre os “Cou Li” (“espaços intersticiais”) favorecendo a circulação na superfície entre a camada muscular e a pele. Promove o QI do aquecedor médio e por conseguinte a Wei Qi; Faz circular o Yang e aquece os meridianos pelo que contraria o Vento-Frio-Humidade. Elimina as dores. Tem um Sabor picante e doce; uma Natureza morna; Tropismo para o coração, pulmão e bexiga, pelo que promove a Wei Qi,protege o Biao e expulsa as Xie Qi.
Huan Qi - Radix Astragali
1º Ministro (para o efeito antigripe) e assistente (pelo efeito anti-tóxico) Quatro relevâncias devem ser consideradas na acção e objectivo desta substância: 1-Wei Qi; 2 -Superfície ; 3- Pulmão; 4 –efeito antitóxico.
Tonifica o Qi e eleva o Yang, Reforça a Wei Qi e consolida a superfície; Elimina os edemas (em caso de gripe as mucosas respiratórias ficam edemaciadas e entumecidas). Pelo efeito anti-tóxico; atenua e elimina efeitos exagerados de qualquer outra substancia, impedindo toda e qualquer toxicidade. Huangqi é frequentemente escolhido para integrar outras Fórmulas, por este efeito “moderador” das outras substancias (efeito antitoxico), sendo que aqui o seu efeito terapêutico ocupa um papel ainda mais importante que este seu efeito ”secundário”. Em Medicina Chinesa afirmar que uma substancia produz “efeito antitoxico” também equivale a dizer que tem um efeito anti microbiano, contra vírus, bactéria, fungos e parasitas. Huangqi também favorece a cicatrização. Tem Sabor Doce; uma Natureza morna; Tropismo Baço e Pulmão.
Xing Ren - Semen Armenicae Amarun
Embaixador e Ministro. Pertence ao grupo das substâncias que transformam as mucosidades, subgrupo das substâncias que param a tosse. Faz descer o Qi, pára a tosse e a dispneia. Encaminha o efeito da fórmula para o Pulmão e o TR médio. Tem um Sabor amargo; uma Natureza morna e moderadamente tóxica; Tropismo Pulmão e Intestino Grosso.


Sheng Jiang - Rhizoma Gingiberis Recens 
Ministro - Humedece e lubrifica o intestino. Pertence ao grupo das substâncias que libertam a superfície, é diaforéctico. Aquece o Zhong Jiao, aquece o Pulmão e pára a tosse. Expulsa o vento frio do pulmão e das camadas superficiais para o exterior. Tem um Sabor picante; uma Natureza morna; Tropismo pulmão e baço.

Bai Zhu - Rhizoma Actractylodis Macrocephalea 
Ministro - Pertence ao grupo das substâncias tonificantes. Tonifica o Qi e reforça o baço. Contraria a perda excessiva de líquidos (diarreia, transpiração), protege o estômago e facilita a digestão. Tonifica a Wei Qi e reforça as defesas em geral. Tem Sabor Amargo e doce; Natureza Morna; Tropismo Baço e Estômago.

Sang Ye - Folium Mori (Assistente)

Pertence ao grupo das substâncias que tratam a superfície. Com Sabor amargo e doce; Natureza fria; Tropismo pulmão e fígado. Elimina o vento e clarifica o calor a nível do pulmão e da superfície. Complementa a fórmula num caso de atentado por vento calor; corrige o excesso de calor induzido pela maioria dos outros componentes. Baixa a febre; trata as cefaleias; contraria a tosse; alivia as dores de garganta a inflamação das mucosas do nariz (rinite) e olhos (conjuntivite). Elimina a expectoração viscosa; corrige a expectoração sanguinolenta.

Gan Cao – Radix Glycyrrhizae (Assistente)

Pertence ao grupo das substâncias que tonificam. Tem um Sabor doce; uma Natureza equilibrada; Tropismo pulmão; coração; baço e estômago. Tonifica o Baço, incrementa o Qi, favorece a produção da Wei Qi. Humedece o pulmão e para a tosse. Trata as dores em geral. Corrige a toxicidade de outros componentes (Xingren Embaixador e Ministro nesta fórmula, é moderadamente tóxico), sendo a substancia que regra geral se elege para harmonizar e suavizar os efeitos de todos ou outros componentes. Elimina a expectoração purulenta; trata os abcessos e as infecções a nível do pulmão, mucosa respiratória da pele e do tecido celular subcutâneo. Trata os 
espasmos e dores musculares (que aliás podem ocorrer em caso de gripe)

Cang Er Zi – Frutus Xanthii (Assistente)

Pertence ao Grupo das substâncias que libertam a superfície. Desentope o nariz, elimina o edema das mucosas respiratórias e ocular. Elimina o vento – humidade. Trata as dores. Tem um Sabor picante e amargo, uma Natureza morna e ligeiramente tóxica; acção sobre o meridiano do pulmão. Eficaz no tratamento da rinite, sinusite, anosmia, cefaleias, artralgias e mialgias.

Gua Lou Ren - Semen Tricosanthis (Assistente)

Pertence ao grupo das substâncias que clarificam e libertam as mucosidades quentes. Clarifica o pulmão e transforma as mucosidades. Trata o vento calor e o calor interno. Favorece a respiração e relaxa o tórax e desimpede o pulmão; trata as dores torácicas. Lubrifica o intestino e contraria a obstipação. Tem Sabor doce; Natureza fria e ligeiramente tóxica; acção sobre o meridiano do pulmão. Promove a Zong Qi.

ANÁLISE DA FÓRMULA

Analisando as acções individuais e papel de cada um dos componentes na Fórmula; depreende-se que a sua acção é simultaneamente eficaz nos diversos quadros possíveis da etio-patogenia da Gripe (resfriados, constipações, etc) em critérios de Medicina Chinesa. Pois trata o vento-frio; o ventocalor; metaboliza a humidade e as mucosidades; fortalece a fronteira; aumenta a Wei Qi, o que equivale a dizer que aumenta as defesas. Mais ainda, conjuga efeitos terapêuticos directos sobre a causa e os sintomas da doença em critérios do conhecimento científico moderno, tratando e prevenindo a doença e os seus sintomas: Efeito anti-viral e antibiótico (“clarifica o calor”, “anti-toxico”); Imuniza; aumenta as defesas específicas e inespecíficas (“Tonifica e fomenta a Wei qi”; “defende a superfície”; “Protege o Biao”; “Expulsa as Xie Qi ou energias patogénicas”; “Resolve as síndromes de atentado ao Taiyang”. Anti-tússico, expectorante, anti-pirético, analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular, descongestionante nasal, descongestionante das conjuntivas, descongestionante dos brônquios e os pulmões.

POSOLOGIA
Na Prevenção:
Tomar nos períodos de risco:
• Adultos e crianças com mais de 40 Kg, Tomar 50 gotas três vezes ao dia.
• Entre os 15kg e 39Kg, tomar 30 gotas três vezes ao dia
• Crianças abaixo dos 15kg, tomar 20 gotas três vezes ao
dia.
Nota: Quando necessário pode ser tomado sem interrupção por períodos muito longos (vários anos), o que pode convir a pessoas imuno deprimidas ou sempre que se sofre de infecções de repetição. A fórmula deve ser diluída em água morna ou à temperatura natural. Pode ser tomado antes, durante, depois ou nos intervalos das refeições.
TRATAMENTO
Tomar quando se têm sintomas de Gripe ou resfriado até ao desaparecimento dos sintomas:
Adultos e crianças com mais de 40 Kg, Tomar 150 gotas três vezes ao dia.
• Entre os 15kg e 39Kg, tomar 60 gotas três vezes ao dia
• Crianças abaixo dos 15kg, tomar 40 gotas três vezes ao dia.
Nota: As doses para animais são iguais às aqui propostas para humanos, mesmo que o animal seja muito pesado, por exemplo um cavalo com 550 kg toma a dose normal de adulto, 50 gotas 3x ao dia na prevenção ou 150 gotas 3x ao dia em caso de sintomas de gripe.
Nota 2: Para comodidade pode administrar-se a dose diária toda de uma só vez. Por exemplo 150 gotas na prevenção ou 450 gotas no tratamento numa só toma diária
Gripe e Medicina Chinesa – Acupunctura - Selecção de pontos: 40E- Feng Long - elimina as mucosidades, dispersa o fogo, reforça o Qi do estômago e do baço, facto que importa na Wei Qi e nas náuseas e vómitos (frequentes na gripe particularmente em crianças).
9P Tai Yuan - tonifica o Pulmão, o Qi e a circulação dos líquidos, “purifica” o calor no pulmão.
4Gi He Gu – Combate o vento; Elimina o excesso de Yang á superfície, estimula a wei qi, trata as cefaleias, as dores de garganta, as dores em geral, a febre, a inflamação da orofaringe, das conjuntivas e do nariz, desentope o nariz.
13V Fei Shu e 1P Zhong Fu - pontos Shu e Mu do Pulmão: usados em conjunto promovem um equilíbrio global do órgão pulmão e de todas as funções respiratórias, agindo também na pele e na superfície (Biao – Fronteira). Tratam ainda: a Asma, a tosse; opressão torácica; e os edemas.
23V Shen Shu– 25VB Jing Men - Pontos Shu e Mu do Rim promovem uma melhor utilização da Yuan Qi na produção de energia defensiva. Acresce que o ramo interno do meridiano do rim atravessa as vias aéreas superiores, passando pela traqueia e cruzando-se na garganta (razão pela qual andar descalço produz inflamação da garganta). Sempre que é preciso aumentar a imunidade é indispensável estimular a energia renal.
3Rn Tai Xi – 4 Vc Guan Yuan ( agulha com moxa), introduz o yang dentro do “Li” interior do organismo, este calor tende a partir do centro para a superfície expulsando o Vento, o Frio e as mucosidades; Ao mesmo tempo que aquece e tonifica o Yang do Rim.
12 VC Zhong Wan – Ponto Mu do Zhong Jiao (Aquecedor Médio), indispensável para o fabrico da Wei Qi (Energia Defensiva); Tonifica o Baço para que metabolize as mucosidades, facilite a mobilização dos líquidos e incremente as defesas.
GRIPE E MEDICINA CHINESA – Conclusão


A Medicina Chinesa é eficaz na prevenção e tratamento da Gripe, quer se trate do Vírus H1N1, quer se trate de outro agente. Em comparação com os métodos concorrentes tem as vantagens de ser totalmente segurança, com ausência de
riscos, com experiencias de centenas de milhares de casos nos hospitais chineses. Experiencia que foi Adquirida e consolidada com as recentes pandemias de: H2N2 – 1952 Gripe Asiática; H3N2 – 1968 Gripe de Hong Kong; H5N1- 2006 Gripe Aviária; H1N1 – 2009 Gripe “Suína”.

Em critérios de Medicina Chinesa é sempre o Organismo que uma vez reforçado, luta contra e vence o vírus, daí que para nós a estirpe que infecta não muda a nossa decisão clínica. Dispomos de um arsenal terapêutico vasto para lutar contra a gripe. A Experiencia levou a constituição de uma Fórmula eficaz a prevenir e tratar qualquer tipo de gripe:

F 3016- Sù Xìao Gan Mào Yè e ACUPUNCTURA com os pontos Feng Long (40E-ST40); Tai Yuan (9P-Lu9); He Gu (4Gi- Li4); Fei Shu (13V-BL13); Zhong Fu (1P-Lu1); Shen Shu (23V-BL23); Jing Men (25VB-GB25) ; Zhong Wan (12 VCRen12); Tai Xi (3Rn-Ki3) ; Guan Yuan (4 VC- Ren4)(agulha com moxa)."
CRÉDITOS DESTE TRABALHO:
Dr. Pedro Choy
Vice-Presidente da World Federation of Chinese Medicine Societies (WFCMS)
Vice-Presidente da Pan-European Federation of Traditional Chinese Medicine Societies (PEFOTS)
Presidente da Associação Portuguesa de Acupunctura e Disciplinas Associadas (APA-DA)
Director da Escola Superior de Medicina Chinesa Dr. Pedro Choy

Publicado no Journal of Traditional Chinese Medicine . Ano 7 . Nº 27 . 2010

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!
Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.

Twitter Delicious Facebook Favorites More