FITOTERÁPICOS E CHÁS CONTRA A GRIPE

acupuntura curitiba chá contra gripe
O Professor Dr. Wu Tou Kwang (http://www.facebook.com/toukwang.wu) recentemente em sua página do Facebook publicou a seguinte postagem sobre a utilização de chás no combate à gripe , em especial a gripe A. Estamos reproduzindo na íntegra a postagem do Prof. Wu por julgá-la de interesse de colegas e pacientes. Recomendamos entretanto que não se utilize nenhum medicamento sem orientação médica ou farmacêutica, pois pode ser perigoso para sua saúde e lembramos que  o material desse site constitui apenas uma fonte de informação, jamais deve ser encarado como substituto a uma consulta, tratamento ou diagnóstico providos por um prestador de serviços médicos.
“GRIPE A
1 - Segundo Dr. Ye Yu Rui, vice-presidente da AZYMEC e fabricante dos Chás Prodigiosos:


1) Gripe com catarro branco: casca de tangerina, gengibre fresco, cabeça e raiz de cebolinha, coentro, 300 mil de água --> fazer decocção, tomar e suar bastante.

2) Gripe com catarro amarelo: casca de tangerina, gengibre fresco, casca de melancia (casca + polpa branca), 300 mil de água--> fazer decocção

2 - Formula brasileira: Colocar em uma panela com água para ferver: Gengibre, Anis Estrelado, Canela em Pau e Cravo.
Depois de ferver uns 10 minutos, colocar em uma xícara uma fatia de pimenta dedo de moça uma colher de mel, abafar um pouco mexer e tomar. Parece que vai ficar muito forte, mas não fica não, se preferir deixe menos tempo com a pimenta.”
Sobre o Anis Estrelado (Illicium verum), em chinês Ba Jiao Hui Xian, que é utilizado como matéria prima para a fabricação do Tamiflu (veja nosso artigo a respeito), encontramos no SITE (www.fitoterapia.com.br) do conceituado Prof. Dr. Sylvio Panizza as seguintes informações:
__________
BADIANA ( ou ANIS ESTRELADO – N. do site)(Illicium verum Hook; F.B. 1ª, 2ª, 3ª, 4ª edições)
O óleo essencial (FRAÇÃO) promove ação secretora intensa pela mucosa bronquial e ação galactogoga e estrogênica com menor intensidade (Peris, et al.,1995; Alonso, 1998).
Parte(s) usada(s): fruto, óleo essencial.
Recomendações de usos (Alonso, 1998; Matos, 1998; Brasil 2010a)
Uso interno:
Adultos
Infusão ou Decocção (frutos): 1,5g (½ colher de sopa) a 3g (1 colher de sopa) em 1 xícara (150 ml) de 3-4x/dia;Tintura (1:5): 30-40 gotas em água de 3-4x/dia;Extrato seco (5:1): 150-200mg de 3-4x/dia;Xarope (1,5% de extrato seco 5:1): 1 colher de sobremesa (10 ml) de 3-4x/dia.
Crianças de 0-3 anos Xarope (1,5% de extrato seco 5:1): 1 colher de café (2ml)/4kg de peso de 3-4x/dia. Crianças de 3-7 anos Infusão ou Decocção (frutos): 0,5g (1 colher de café) a 0,75g (1,5 colher de café) em ⅓ xícara (50 ml) ou 1 xícara de café (50 ml) de 3-4x/dia; Tintura (1:5): 2 gotas/kg de peso em água de 3-4x/dia;Xarope (1,5% de extrato seco 5:1): 1 colher de café (2ml)/4kg de peso de 3-4x/dia. Crianças de 7-12 anos Infusão ou Decocção (frutos): 0,75g (1,5 colher de café) a 1,5g (½ colher de sopa) em 1 xícara (150 ml) de 3-4x/dia;Tintura (1:5): 2 gotas/kg de peso em água de 3-4x/dia; Extrato seco (5:1): 10mg/kg de peso de 3-4x/dia;Xarope (1,5% de extrato seco 5:1): 1 colher de café (2ml)/4kg de peso de 3-4x/dia.
TOXICIDADE E INTERAÇÕES (Alonso, 1998)O óleo essencial, em doses elevadas ou prolongadas, pode produzir efeitos convulsivantes e atuar como estupefaciente, provocando paralisias musculares, congestão cerebral e outros distúrbios orgânicos.Pode ocasionar reações de hipersensibilidade cutânea, respiratória e gastrointestinal. Também se sabe do aparecimento de estomatites quando se administra oralmente o óleo essencial de anis.Não se pode ultrapassar de 5 gotas de óleo essencial a cada dose e no máximo de três vezes ao dia.Em doses elevadas, o anetol presente no óleo essencial é neurotóxico, com um possível efeito convulsivante, além de potencializar o sono em pacientes que façam uso depentobarbital.Existe um grave perigo de intoxicação pela falsificação dos frutos do anis-estrelado, que são substituídos pelos da badiana-do-japão (Illicium religiosum Sieb.), que possuem abundância de shikimina e shikimitoxina, alcaloides tóxicos, que possuem ação estupefaciente e cardiotóxica. As diferenças entreos frutos podem ser detectadas tanto macroscopicamente quanto microscopicamente (ver COSTA, AF. Farmacognosia. 1º volume. Fundação Calouste Gulbenkian.Lisboa. 1994. páginas 740 e 741).É contra-indicado na gravidez e no hiperestrogenismo. (PANIZZA,2010)
IlliciumVerum
IlliciumVerum2
Fotografias da Illicium verum. Fonte: PFAF (Plants for a Future)
Nota do site: F.B. – Farmacopéia Brasileira
__________
No mesmo site encontramos também informações sobre outra planta conhecida como anis (ou erva-doce ), a Pimpinella anisum, que não deve ser confundida com o anis estrelado (Illicium verum) e que é indicada para combater a tosse:
__________
ANIS  (ou erva doce – n. do site) (Pimpinella anisum L.; Anis – F.B. 1ª, 2ª, 4ª edições)
O efeito relaxante do óleo essencial, extrato aquoso e etanólico da musculaturalisa traqueal em cobaias é causado pelo efeito inibitório dos receptoresmuscarínicos (Boskabady & Ramazani, 2001).
Parte(s) usada(s): fruto, óleo essencial.
Recomendações de usos (Alonso, 1998, Brasil 2010a)
Uso interno:
Adultos
Infusão ou Decocção (frutos): 1,5g (½ colher de sopa) a 3g (1 colher desopa) em 1 xícara (150 ml) de 3-4x/dia;Tintura (1:5): 30-40 gotas em água de 3-4x/dia;Extrato seco (5:1): 150-200mg de 3-4x/dia;Xarope (1,5% de extrato seco 5:1): 1 colher de sobremesa (10 ml) de 3-4x/dia.
Crianças de 0-3 anos Xarope (1,5% de extrato seco 5:1): 1 colher de café (2ml)/4kg de peso de 3-4x/dia. Crianças de 3-7 anos Infusão ou Decocção (frutos): 0,5g (1 colher de café) a 0,75g (1,5 colherde café) em ⅓ xícara (50 ml) ou 1 xícara de café (50 ml) de 3-4x/dia;Tintura (1:5): 2 gotas/kg de peso em água de 3-4x/dia;Xarope (1,5% de extrato seco 5:1): 1 colher de café (2ml)/4kg de peso de3-4x/dia. Crianças de 7-12 anos Infusão ou Decocção (frutos): 0,75g (1,5 colher de café) a 1,5g (½ colherde sopa) em 1 xícara (150 ml) 3-4x/dia;Tintura (1:5): 2 gotas/kg de peso em água de 3-4x/dia;Extrato seco (5:1): 10mg/ kg de peso de 3-4x/dia;Xarope (1,5% de extrato seco 5:1): 1 colher de café (2ml)/4kg de peso de3-4x/dia.
TOXICIDADE E INTERAÇÕES (Alonso, 1998) O óleo essencial, em doses elevadas ou prolongadas, pode produzir efeitos convulsivantes e atuar como estupefaciente, provocando paralisias musculares, congestão cerebral e outros distúrbios orgânicos.Pode ocasionar reações de hipersensibilidade cutânea, respiratória e gastrintestinal. Também se sabe do aparecimento de estomatites quando se administra oralmente o óleo essencial de anis.Não se pode ultrapassar de 5 gotas de óleo essencial a cada dose e no máximo de três vezes ao dia.Em doses elevadas, o anetol presente no óleo essencial, é neurotóxico, com um possível efeito convulsivante, além de potencializar o sono em pacientes que façam uso depentobarbital.Contra-indicado na gravidez (PANIZZA, 2010).
Nota: F.B. – Farmacopéia Brasileira
PimpinellaAnisum
PimpinellaAnisum2
Figura e fotografia da Pimpinella anisum. Fonte: PFAF (Plants for a Future)
__________

Bibliografia recomendada: PANIZZA, S.T. Como prescrever ou recomendar plantas medicinais e fitoterápicos. São Paulo: CONBRAFITO, 2010.

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!
Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.