EFEITO DA ACUPUNTURA SOBRE A EXCITABILIDADE DO CÓRTEX MOTOR

ACUPUNTURA CURITIBA

Estudos com estimulação magnética transcraniana (TMS) relatam mudanças na amplitude dos potenciais evocados motores após acupuntura, tanto em pontos de acupuntura tradicional como em não-acupontos.

No entanto, os efeitos da penetração da agulha ainda não foram investigados com TMS.

Pesquisadores alemães investigaram os efeitos da inserção de agulhas de acupuntura na  excitabilidade do sistema motor cortical através de  TMS.

A pesquisa foi realizada com voluntários saudáveis que receberam acupuntura verdadeira e simulada no acuponto Yang Ling Quan [VB34].

A acupuntura simulada foi realizada com agulha retrátil [agulha Streitberger]. A acupuntura verdadeira mostrou ativação significativamente maior do limiar de repouso no córtex motor, comparada com a acupuntura simulada.

Esse resultado sugere que a penetração da agulha de acupuntura apresenta uma função inibitória sobre a excitabilidade do sistema motor.

FONTE: Zunhammer M, Eichhammer P, Franz J, Hajak G, Busch V. Effects of acupuncture needle penetration on motor system excitability. Neurophysiol Clin. 2012 Jun;42(4):225-30. Epub 2012 Mar 6.

Meus agradecimentos ao site http://pesquisaedor.blogspot.com.br/ (Acupuntura e Neuromodulação - Divulgação científica sobre acupuntura, reabilitação e neuromodulação) pela tradução e divulgação, um dos sites que sempre acesso em busca de informação de qualidade.

NOTA DO SITE: Yang Ling Quan - VB34

Tradução Aproximada - Manancial Yang da Colina

LOCALIZAÇÃO DO PONTO

Situa-se no terço superior da face lateral da perna, numa reentrância muscular localizada abaixo e em frente da cabeça da fíbula.

ANATOMIA

A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra os músculos fibular longo e extensor longo dos dedos e atinge a membrana interóssea; se aprofundar-se mais a agulha, atinge-se o músculo tibial posterior; relaciona-se superficialmente com os ramos do nervo cutâneo-sural lateral e, profundamente, com os ramos articulares do nervo fibular comum.

CARACTERÍSTICAS DO PONTO

Ponto de reunião da Energia dos tendões

Ponto de união inferior da Vesícula Biliar

Ponto Ho do Canal de Energia da Vesícula Biliar correspondente ao Movimento Terra

FUNÇÕES ENERGÉTICAS DO PONTO

Ativa a circulação do Sangue nos Canais de Energia

Promove a circulação de Qi do Fígado e da Vesícula Biliar

Regula a mobilidade das articulações

Relaxa e fortalece os tendões e os músculos

Fortalece os ossos e o joelho

Dispersa o Calor ( Yang excessivo ) do Fígado e da Vesícula Biliar

Dispersa o Vento e a Umidade-Calor das articulações do membro inferior

INDICAÇÕES TRADICIONAIS DO PONTO

"Nas dores da região lombar devidas ao acometimento do Shao Yang ( Vesícula Biliar ), o doente tem a sensação de dor em agulhadas, com impossibilidade de se fletir a coluna lombar para frente ou para trás e também de fazerem-se os movimentos laterais da cabeça. Deve-se estimular o ponto do Canal de Energia Shao Yang do Pé situado ao nível da cabeça da fíbula e fazê-lo sangrar. No verão não se pode sangrá-lo." ( Su Wen )

"O ponto VB-34 ( Yanglingquan ) é um ponto importante, pois ele rege o Frio e o Calor ( o Yin e o Yang ). Todas as Energias têm a sua importância, mas a da Vesícula Biliar é de maior importância, pois é aquela que toma a última decisão, uma vez que ela rege toda a Energia que começa a ser produzida." ( Su Wen )

"Quando as afecções energéticas localizam-se na parte alta e externa do corpo, deve-se estimular o ponto VB-34 ( Yanglingquan ) a fim de se evitar a entrada de Energia Perversa para o interior do corpo." ( Su Wen )

"Quando a Vesícula Biliar está afetada por uma Energia Perversa, o doente suspira frequentemente, tem a boca amarga com vômitos ácidos, fica ansioso, tem acúmulo de secreção na garganta, escarra com frequência e apresenta, por vezes, febre. Para o tratamento, deve-se estimular o ponto VB-34 ( Yanglingquan )." ( Su Wen )

ASSOCIAÇÕES DO PONTO

Sensação de inchaço nos lados do abdome: F-9 ( Shangling ), E-36 ( Zusanli ), TA-6 ( Zhigou ), F-13 ( Zhangmen ), VB-41 ( Linqi )

Colecistite: M-MI-23 ( Dannangxue ), CS-6 ( Neiguan ), M-DC-35 ( Jiaxi ): 8º e 9º vértebras torácicas; VB-24 ( Riyue ), B-13 ( Feishu ), B-18 ( Ganshu ), CS-6 ( Neiguan )

Cólica biliar: B-18 ( Ganshu ), B-19 ( Danshu ), ID-4 ( Wangu ), VB-41 ( Zulinqi ), F-2 ( Xingjian )

Em todas as afecções da Vesícula Biliar: B-19 ( Danshu ), M-MI-23 ( Dannangxue )

Distensão abdominal: E-36 ( Zusanli ), BP-4 ( Gongsun ), E-25 ( Tianshu )

Palpitação, temor, mania: R-2 ( Rangu )

Lesão no nervo fibular comum: VB-52 ( Fuxi ), E-36 ( Zusanli ), E-41 ( Jiexi ), VB-39 ( Xuanzhong )

Lombalgia Shao Yang: B-25 ( Dachangshu ), VB-30 ( Huantiao ), B-54 ( Weizhong )

Hemiplegia, paralisia: E-36 ( Zusanli ), VB-30 ( Huantiao ), E-32 ( Futu ), BP-6 ( Sanyinjiao )

Convulsão infantil: IG-11 ( Quchi ), IG-4 ( Hegu ), F-3 ( Taichong )

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.