ACUPUNTURA E PARALISIA FACIAL: RECOMENDAÇÕES PARA A PRÁTICA

acupuntura curitiba paralisia facial

Recomendações baseadas em evidências para a prática da Acupuntura no tratamento da Paralisia Facial Periférica (PFP)

Resumo

O objetivo dos autores foi analisar os tratamentos utilizados em ensaios clínicos randomizados de alta qualidade para identificar semelhanças de abordagens terapêuticas e, posteriormente, apresentar recomendações para um procedimento padrão de Acupuntura para a PFP. Os autores pesquisaram ensaios controlados e randomizados em chinês e inglês nos bancos de dados MEDLINE (Janeiro de 1966 a Outubro de 2007), EMbase (Janeiro de 1980 a Outubro de 2007), Chinese Biomedical Database (Janeiro de 1978 a Outubro de 2007) e China National Knowledge Infrastructure (Janeiro de 1979 a Outubro de 2007)

Avaliados de forma independente por dois observadores, 33 de 386 artigos originalmente identificados foram finalmente incluídos. A informação a ser extraída a partir desses artigos concentrou-se sobre a seleção dos meridianos e dos pontos de acupuntura, tipos de estimulação e a duração do tratamento.

De um modo geral, quando se trata de PFP, as melhores opções são os acupontos:

Dicang (E4),

Xiaguan (E7),

Jiache (E6),

Chengjiang (VC24),

Yingxiang (IG20),

Quanliao (ID18),

Yifeng (TA17),

Yangbai ( VB14),

Sibai (E2),

Fengchi (VB20),

Shuigou (VG26),

Yuyao (EX-HN4),

Hegu (IG4).

Recomenda-se estimulação manual ou eletro-acupuntura combinadas com moxabustão. Sugere-se um tratamento de uma sessão por dia e dez sessões consecutivas, com intervalo de descanso de 2 a 5 dias entre um curso e outro do tratamento. O tratamento comporta 20 a 40 sessões no total.

CRÉDITOS: Zheng H, Li Y, Chen M. Evidence based acupuncture practice recommendations for peripheral facial paralysis. Am J Chin Med. 2009;37(1):35-43. PARA BAIXAR O PDF DO ARTIGO COMPLETO CLIQUE AQUI. Tradução e adaptação Roberto Almeida.

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.