A DEPRESSÃO TRATADA PELA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

depressão acupuntura curitiba

Por Cristina Pinheiro Taguchi, Psicóloga e Acupunturista.

O Yin e o Yang apresentam uma estruturação de oposição que forma uma composição inicial dos opostos. A observação e análise feita pelos chineses concluiu as seguintes divisões: claro e escuro, frio e quente, direita e esquerda, função e substância, inércia e movimento, descendência e ascendência.

O Yin representa o escuro, o frio, a direita, a função, a descendência e a inércia; o Yang, por sua vez, representa o claro, o quente, a esquerda, a substância, a ascendência e o movimento. Em relação à sua classificação, o Yin ou o Yang está presente em todas as coisas; assim, todas as coisas devem ser comparadas umas com as outras, pois, segundo a teoria, no todo (TAO) sempre existe um tanto Yin e outro Yang.

Podemos concluir que determinado objeto possui uma predominância Yin ou Yang, porém teremos que fazer uma comparação entre esse objeto e outro para que possamos determinar comparativamente aquele mais Yin ou Yang. Yin e Yang são as leis que regem o céu e a terra, o principio de todas as coisas.

No universo, tudo pode ser Yin ou Yang, e sempre existirá o seu oposto, sendo suas oposições movimentos que realizam as mudanças na natureza. Já suas habilidades de combater e controlar um ao outro são necessárias, pois desta forma será constituído o movimento natural do universo e mantido o seu equilíbrio. Quando ocorre uma desarmonia ou desequilíbrio no ser humano, isto causa o estabelecimento da superioridade do Yin ou do Yang, surgindo as patologias.

depressão acupuntura curitiba cinco elementos

cinco elementos

A Teoria dos Cinco Elementos, juntamente com a Teoria Yin-Yang, consiste em uma ferramenta importante para a Medicina Tradicional Chinesa. Os Cinco elementos – a madeira, o fogo, a terra, o metal, e a água – são os elementos básicos do mundo material e estão em constante movimento e mudança, numa relação de interdependência e controle.

A Madeira é o elemento que representa o arquétipo do nascer, crescer e desenvolver, sendo conhecida como o “elemento da vida”; a essência da vida reside no Fígado. Na Medicina Tradicional Chinesa, é considerado o elemento primordial e é ao seu redor que se movimentam os demais elementos.

O Fogo consiste no auge do ciclo dos Cinco elementos, simbolizando o verão e o calor e representando a energia do Coração e da Alegria.

A Terra representa uma pausa no ciclo; a energia está manifesta pela meditação, seu órgão é o Baço–Pâncreas e a sua víscera o Estômago.

O Metal vem a ser o crepúsculo do ciclo; o órgão a ele atribuído é o Pulmão e a víscera o Intestino Grosso, manifestando-se emocionalmente pela tristeza e melancolia.

A Água representa o momento em que a energia está no seu mínimo, preparandose para o início de um novo ciclo; é representada pelo frio e inverno e sua energia reside nos Rins.

As substâncias fundamentais para manutenção das atividades vitais do corpo humano são o Qi ou Ki (na língua Japonesa), definido como a energia que se manifesta simultaneamente sobre os níveis físico e espiritual.

depressão acupuntura curitiba resumo

Qualidades do Qi:

Yuan Qi – (Qi original e Qi fonte) é a essência Jing pré e pós-celestial;

Gu Qi – Qi dos alimentos;

Zong Qi – Qi central;

Zhen Qi – Qi verdadeiro;

Ying Qi – Qi nutritivo;

Wei Qi – Qi defensivo.

O Jing e o Qi são considerados fundamentos materiais do Shen (mente) que se constitui em “Shen ancestral” e “Shen adquirido”.

O Xue (sangue) é uma forma de Qi muito denso e material tendo um relacionamento com o Qi original. O Xue (mãe do Qi) produz e nutre o Qi. Jin ye (fluídos corpóreos) engloba a totalidade dos líquidos normais do corpo, sendo o Jin a parte leve, sutil e rara dos líquidos somáticos que circula na superfície do corpo, e o Ye a parte pesada, turva e viscosa dos líquidos, circulando no interior do corpo.

Na Medicina Tradicional Chinesa, o desequilíbrio energético dos cinco elementos ocasionará diversos distúrbios físicos e psicológicos, entre eles a depressão. A tristeza, sentimento característico da depressão, relaciona-se, como vimos, com o elemento Metal, e debilita diretamente o pulmão, desabrigando a alma corpórea e causando confusão e apatia.

Direta ou indiretamente, podemos dizer que os sentimentos relacionados aos cinco elementos estão ligados aos sintomas da depressão.

O diagnóstico preciso da depressão, utilizando a teoria dos Cinco Elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal, Água) e a Teoria Yin–Yang, tem como objetivo entender as funções fisiológicas e as mudanças patológicas, acrescentando-se as teorias psicológicas para o entendimento das relações internas do organismo. A anamnese detalhada é muito importante, pois pode levar à observação do desenvolvimento da enfermidade no desequilíbrio energético e suas causas.

A depressão está diretamente ligada aos maus hábitos alimentares, à alimentação feita à base de alimentos ricos em calorias e de pouco valor nutritivo. Devemos, então, estar atentos aos hábitos e costumes do indivíduo depressivo, incluindo em sua rotina mudanças de hábitos, de comportamentos e vida social.

Na Medicina Tradicional Chinesa, a depressão é vista como uma baixa geral de energia circulante pelo organismo, ocasionando o comprometimento dos Zang–Fu (órgãos e vísceras) e seus diversos estados emocionais.

depressão acupuntura curitiba zang fu

representação tradicional dos zang-fu

Assim sendo, vejamos a depressão em cada um dos cinco elementos:

Depressão em Madeira: O Fígado e a Vesícula Biliar são os acoplados deste elemento, e a emoção relacionada é a reatividade. Quando em harmonia, a energia de madeira flui dentro do indivíduo, possibilitando planejar, imaginar, criar e ter paciência. O fracasso, a perda da motivação, assim como a falta de uma meta, podem levar o indivíduo à intolerância, ao mau humor, à ira, à raiva contida, a sentimentos fortes e incontroláveis de frustração, e à apatia; todos esse são fatores geradores de depressão. Fisicamente, pode ocorrer cansaço prolongado, enxaquecas, enrijecimento de músculos e tendões, provocando curvaturas nas costas. Diante destes problemas, podem surgir emoções ligadas à raiva, como o ressentimento, a frustração, a indignação, a amargura, a irritação ou a fúria. Quaisquer destas emoções podem afetar o Fígado, causando estagnação do Qi ou Xue deste órgão. Nervosismo, irritabilidade e raiva moderada estão associados ao Yin do Fígado deficiente. Nas mulheres, a depressão do Qi do Fígado pode gerar estase de sangue do Fígado. A depressão de longa permanência pode ser proveniente de raiva reprimida ou ressentimento.

nervosismo

depressão em madeira – nervosismo e irritação

Depressão em Fogo: O Coração e o Intestino Delgado são os acoplados deste elemento, e a emoção a eles relacionada é a alegria. Fogo em equilíbrio proporciona bons pensamentos, bons sentimentos, facilidade de comunicação e alegria de viver. O indivíduo depressivo em fogo geralmente terá problemas afetivos ligados à rejeição e desapontamentos pessoais, à falta de alegria de viver e de inspiração, a pouco entusiasmo e à falta de interesse diante das ofertas e oportunidades. Fisicamente pode ocorrer má circulação, má digestão, sensação de frio e calor, confusões de emoções e pensamentos. A alegria em excesso causa euforia que dispersa o Qi do Coração, tornando o espírito confuso e desorientado, que resultará em palidez, apatia, falta de vitalidade e alegria de viver. A excitação excessiva pode provocar ansiedade que acende o fogo, hiperestimulando a mente e desequilibrando o Qi do Coração. Os desejos não satisfeitos causam a frustração que dispersa o Qi, afetando o coração.

desapontamento

depressão em fogo – desapontamento e frustração 

Depressão em Terra: Baço-Pâncreas e Estômago são os acoplados deste elemento, e a sua emoção corresponde é a reflexão. Quando em desequilíbrio decorrente da depressão, observaremos alteração do pensamento racional transformado em paranóia, e mudança na capacidade de reflexão, passando o indivíduo a ter idéias fixas. O comportamento torna-se obsessivo, seguido de melancolia e falta de vitalidade. Fisicamente, podem ocorrer alterações no peso (ganho ou perda), alteração dos ciclos alimentares e menstruais, problemas circulatórios, respiratórios ou intestinais. A reflexão desequilibrada gera preocupação, o que provoca perda de apetite, desconforto abdominal, comprometendo também a concentração e a memória e causando pensamentos ruminantes e não criativos.

melancolia preocupação

depressão em terra – melancolia e preocupação

Depressão em Metal: Pulmão e Intestino Grosso são os acoplados deste elemento, e a emoção correspondente é a tristeza. As causas depressivas decorrem de perdas materiais, sensação de falta de proteção em relação a aspectos físicos e materiais, não aceitação do inevitável (morte ou perda material). Assim, a pessoa torna-se pessimista, nostálgica, melancólica e frágil emocionalmente, e apresenta choro freqüente, ferindo a energia do Pulmão. Fisicamente, o ritmo respiratório torna-se descontrolado, há indisposição generalizada, diarréia ou prisão de ventre, problemas de garganta e esôfago. A preocupação gera ansiedade e tristeza, o que vem a provocar deficiência de Qi dos Pulmões; nas mulheres, muitas vezes causa deficiência de Xue e amenorréia. O esgotamento do Qi dos Pulmões pode também esgotar o Yin do Fígado, gerando depressão e incapacidade de planejar a vida.

pessimismo

depressão em metal – pessimismo

Depressão em Água: Os Rins e a Bexiga são os acoplados deste elemento, e a emoção causada é o medo. O medo é uma emoção necessária para a sobrevivência e a manutenção da espécie. Em desequilíbrio, a ansiedade posiciona-se no lugar do medo. Quando em depressão, o medo contamina tudo, impedindo o raciocínio, anulando as sensações de bem-estar e causando fobias, apatia, falta de confiança na própria capacidade de resolução, recolhimento excessivo e bloqueios emocionais. Fisicamente, ocorre palpitação, insônia, boca seca e transpiração noturna.

medo

depressão em água – medo

Na procura de cura do psiquismo encontramos, dentro da Medicina Tradicional Chinesa, uma gama de causas e efeitos que são fases inter-relacionadas de um processo dinâmico. Não há funcionamento dividido, no qual uma emoção não tenha efeito corporal ou uma lesão no corpo fique sem efeito emocional. Pensar o ser humano de forma única e pessoal é a proposta da Psicologia e também da Medicina Tradicional Chinesa, e o trabalho em prol da saúde atua em todos os campos da natureza viva – ou seja, é necessário cuidar dos âmbitos físico, mental, espiritual e energético, em busca do equilíbrio perfeito destes vários aspectos.

No tratamento da depressão, é possível detectarmos qual Zang-Fu está mais desequilibrado; porém, dependendo do grau de depressão, muitos estarão atingidos, pois tanto o Yin como o Yang funcionam em harmonia. A Medicina Tradicional Chinesa e a Psicologia, em relação ao tratamento da depressão, entendem o ser humano de forma global; assim, uma trata os desequilíbrios energéticos dos meridianos, as estagnações, as deficiências e excessos dos Zang-Fu, enquanto a outra auxilia nas transformações de hábitos psicossociais que o impossibilitam na completa remissão de seus sintomas.

BIBLIOGRAFIA

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (1994). Diagnostic and statistical Manual of mental disorders. Washington DC: Author.

AUTEROCHE, B.; NAVAILH, P. (1992) O diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Andrei.

MACIOCIA, G. (1996). A Prática da Medicina Chinesa. São Paulo: Roca.

_________. (1996). Fundamentos da Medicina Chinesa. São Paulo: Roca.

REQUENA, Y.(1990). Acupuntura e Psicologia. São Paulo: Andrei.

WANG, B. Dinastia Yang (1995). Princípios da Medicina Interna do Imperador Amarelo. São Paulo: Ícone.

________

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com umACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.