CONSTIPAÇÃO INTESTINAL – NOTAS CLÍNICAS PARTE I: VISÃO OCIDENTAL E ORIENTAL

acupuntura curitiba constipação intestinal

1 CONSTIPAÇÃO INTESTINAL NA MEDICINA OCIDENTAL

1.1 Definição

A constipação ou obstipação intestinal é um problema de origem funcional, decorrente de um mau funcionamento intestinal relacionado a evacuação insatisfatória, esforço excessivo para evacuar, evacuação incompleta e fezes endurecidas. Também pode ocorrer períodos prolongados entre uma e outra evacuação, distensão abdominal e flatulência1.

As principais causas são hábitos alimentares errôneos tais como uma dieta sem fibras, o uso excessivo de proteínas e alimentos industrializados e refinados além da inanição (o que é mais raro). Também são causas da constipação intestinal as desordens funcionais e estruturais do intestino em todas as suas seções, distúrbios psiquiátricos como depressão, anorexia e psicose e o uso de fármacos incluindo o uso excessivo e prolongado de laxantes2 (grifo do site)

1.2 Tratamento

O tratamento da constipação consiste na adaptação da dieta com ingestão de fibras, alimentos funcionais prebióticos e probióticos, ingestão de líquidos e exercícios físicos. Os alimentos probióticos e prebióticos auxiliam na manutenção da flora intestinal e contribuem com a consistência normal das fezes.

As fibras diminuem o tempo de trânsito intestinal e uma dieta rica em fibras forma um bolo fecal volumoso, o que estimula a evacuação. A recomendação de fibras diária é de 25-30g para adultos saudáveis e mais 5 gramas por dia para crianças 3.

A ingestão de líquidos ajuda no aumento do trânsito intestinal e na expulsão do bolo fecal pois o hidrata deixando-o amolecido. É recomendada a ingestão de pelo menos 1,5L de água por dia 2.

1.3 O uso de laxantes

O uso prolongado ou uma superdosagem pode provocar diarreia com perda excessiva de água e eletrólitos, particularmente potássio, como também desenvolvimento de cólon atônico não funcionante. O uso excessivo de laxantes pode provocar situação de “dependência” que requer ingestão regular de laxantes, sendo necessário o aumento da posologia em caso de constipação grave. Sua administração prolongada em doses elevadas pode desenvolver situação de dependência das funções intestinais4.

2 CONSTIPAÇÃO INTESTINAL NA MEDICINA CHINESA

2.1 Definição

A Constipação ou Obstipação Intestinal na Medicina Tradicional Chinesa (中医 Zhōngyī) ou ( 便秘 biànmì ou biànbì) é considerada uma alteração da função fisiológica normal do Intestino Grosso5.

2.2 O Intestino Grosso (Da Chang)

O intestino grosso recebe as frações impuras dos produtos de transformação dos alimentos e do intestino delgado e as movimenta para baixo, absorvendo a água e eliminando o restante como fezes. Embora o intestino seja acoplado com o pulmão, a fisiologia e a patologia desta víscera está mais ligadas ao baço-pâncreas, estômago e intestino delgado do que com o pulmão, pois o intestino grosso é a parte final do tubo digestório6.

2.3 Fisiologia segundo a MTC

A maior parte das desarmonias desta víscera relaciona-se com outros Zang Fu do tubo digestivo. As funções fisiológicas do intestino grosso são receber as substâncias que vêm do Intestino delgado, absorver os fluidos restantes e transformar os dejetos em fezes (凳子 dèngzi) e expulsá-los. O intestino grosso é a via de transporte para os resíduos. Esta função de transporte necessita da cooperação das funções fisiológicas de outros órgãos: como da descida do Qi do Estômago, a normal descida do Qi do Pulmão, da função do Fígado que consiste em assegurar a livre circulação do Qi, a função de transformação e transporte do Baço e a função do Qi do Rim que controla a abertura e o fecho5.

A afecção de um destes órgãos pode causar disfunção no transporte por parte do Intestino Grosso, provocando transtornos na defecação. As patologias do intestino grosso manifestam-se pela alteração do transporte o que leva quer a uma obstipação, diarreia ou a uma dificuldade em defecar6.

O trânsito intestinal depende da quantidade de líquidos orgânicos no intestino, dos movimentos peristálticos do intestino e das características e consistência do conteúdo do trato intestinal5.

2.4 Tipos de constipação 便秘

Para Miguel (2009) 5 , as constipações intestinais dividem-se em dois tipos, a saber:

2.4.1Tipo excesso – shi

Alimentares por comida picante, quente e gordurosa, causa acumulação de calor nos intestinos e no estômago que consomem os líquidos orgânicos causando a secura do tubo intestinal por desidratação.

Invasão Xie Qi por calor patogénico, que leva à sobreaquecimento dos líquidos orgânicos e bloqueia a circulação de Qi Estômago e Intestinos.

Desequilíbrio entre Qi e os líquidos orgânicos devido a sentimentos psico-afectivos, impedem circulação de Qi e a distribuição dos líquidos corporais assim como a  função normal de transporte dos intestinos e do estômago.

2.4.2 Tipo Vazio – xu

Após doença prolongada ou um parto (vazio Qi e Xue), quando não se recuperou todavia a energia vital e o sangue; produz insuficiência de líquidos orgânicos, resultando na falha de hidratação do tracto Intestinal.

Nos idosos (deficiência Qi e Xue) impedem o transporte normal.

Insuficiência Yang no Jiao Inferior causa acumulação de frio, que motiva a obstrução intestinal.

Na Medicina Tradicional Chinesa o tratamento é efetuado de acordo com diferenciação de síndromes, seleccionando-se pontos de Acupunctura específicos e fitoterapia para cada quadro clínico.

REFERÊNCIAS

1. SANTOS JÚNIOR, JCM. Constipação Intestinal. Rev bras Coloproct, 2005;25(1):79-93.

2. SANTOS JÚNIOR, JCM. Laxantes e Purgativos – O Paciente e a Constipação Intestinal. Rev bras Coloproct, 2003;23(2):130-134.

3. RODRIGUES, T et al. Monografia sobre aveia. RGNutri Consultoria Nutricional. São Paulo, 2003.

4. AGAROL (picossulfato de sódio, óleo mineral, agar-agar): emulsão oral. Johnson&Johnson Industrial Ltda. Farmacêutica Responsável: Fernanda P. Runha. Bula de Remédio.

5. Miguel P. Journal of Traditional Chinese Medicine . Ano 7 . Nº 24 . 2009.

6. Notas de aula.

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.