CONSTIPAÇÃO INTESTINAL – NOTAS CLÍNICAS PARTE II: DIFERENCIAÇÃO E TRATAMENTO PELOS ZANG FU

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL ACUPUNTURA CURITIBA

(leia também CONSTIPAÇÃO INTESTINAL – NOTAS CLÍNICAS PARTE I: VISÃO OCIDENTAL E ORIENTAL )

1 CALOR NO INTESTINO GROSSO

Manifestações clínicas: constipação com fezes secas, sensação de queimação na boca, língua seca, queimação e edema no ânus, e urina escassa e escura.

Língua: com saburra espessa, amarela (preta ou marrom) e seca.

Pulso: Cheio e rápido.

Sintomas-chave: fezes secas, sensação de queimação no ânus e saburra espessa, amarela e seca.

Etiologia: padrão causado por consumo excessivo de alimentos quentes tais como carne de carneiro, de boi e álcool, alimentos secos como carnes assadas ou grelhadas.

Tratamento: Princípio de tratamento: eliminar o calor do IG e do Estômago (Wei), promover os fluidos corpóreos (JinYe).

Pontos: VC4, IG11, E37, E44, IG2, BP6, R6, VC12.

2 CALOR OBSTRUINDO O IG

Manifestações clínicas: constipação, queimação no ânus, distensão e dor abdominais que pioram com a pressão, febre alta e ou recorrente, sudorese, especialmente nos membros, vômitos, sede e delírio.

Língua: vermelha com saburra espessa, seca e amarela (ou marrom e preta).

Pulso: profundo, cheio e grande.

Sintomas-chave: constipação, dor abdominal, febre, saburra seca, espessa e amarela e pulso grande.

Etiologia: padrão agudo observado no estágio médio das patologias febris causado pelo ventofrio ou vento-calor exteriores.

Tratamento: Princípio de tratamento: eliminar o calor no E e no IG, promover a defecação.

Pontos: IG11, IG4, BP15, TA6, BP6, IG2, E44, E25.

3 DEFICIÊNCIA DO YIN DO ESTÔMAGO

Manifestações Clínicas: Anorexia, febre ou sensação de calor à tarde, constipação(fezes secas), dor no epigástrio, boca e garganta secas especialmente à tarde, sede mas sem o desejo de ingerir líquidos ou desejo de ingeri-los em pequenos goles,sensação de plenitude após a ingestão de alimentos.

Língua: vermelha e descascada no centro, ou com saburra “sem raiz”.

Pulso: flutuante-vazio na posição média direita.

Sintomas-chave: dor no epigástrio, boca seca, língua vermelha descascada no centro ou com saburra sem raiz no centro.

Patologia: O Estômago é a origem dos Fluidos, e se houver Deficiência haverá secura, causando fezes, boca e garganta secas e sede. A sensação de sede na Deficiência do Yin do E é peculiar, de maneira que “há sede mas não o desejo de ingerir líquidos”. Como a sede não é decorrente do Calor e sim da deficiência de Yin, a pessoa gosta de ingerir líquidos em pequenos goles. A febre ou sensação de calor à tarde é decorrente da Def. do Yin. O sinal mais significante da Def. do Yin do E é a língua vermelha que pode tanto ser descascada como apresentar saburra sem raiz no centro.

Etiologia: A causa mais comum é a dieta irregular e os hábitos alimentares( ingestão de alimentos tarde da noite, refeições rápidas), preocupação profissional durante a refeição, voltar a trabalhar logo após as refeições.

Tratamento: Nutrir o Yin do Estômago, nutrir o fluidos.

Pontos: VC12, E36, BP6, BP3.

4 FOGO DO ESTÔMAGO OU FOGO-FLEUMA

Manifestações clínicas: Dor e sensação de queimação no epigástrio, sede com desejo de ingerir líquidos frios, fome constante, inchaço e dor gengival, sangramento gengival, regurgitação ácida, constipação, náusea, vômito logo após alimentar-se e respiração debilitada.

No caso do Fogo-Fleuma: plenitude do epigástrio, menos sede, muco nas fezes, alteração mental e insônia.

Língua: vermelha, saburra espessa, amarela e seca. No caso do Fogo-Fleuma: saburra espessa, amarela, pegajosa ou pontos amarelos dentro de uma rachadura na linha média.

Pulso: cheio, profundo, rápido e o pulso Fogo-Fleuma: escorregadio, cheio e rápido.

Sintomas-chave: sensação de queimação no epigástrio, sede com desejo de ingerir líquidos frios, saburra espessa e amarela e língua vermelha.

Patologia: Esse é um padrão de Calor-Cheio interior no Estômago. O Calor no Estômago queima os fluidos, daí a sede intensa, constipação e língua seca. O Calor faz com que o Sangue extravase resultando em sangramento gengival. O inchaço e dor gengivais são decorrentes do aumento do Calor no Estômago. O Calor-Cheio obstrui o Estômago e interfere na Descendência do Qi, daí a regurgitação ácida, náusea e vômito.

O fluido regurgitado é ácido porque o Calor fermenta os fluidos do Estômago. No caso do Fogo-Fleuma, a Fleuma é mais obstrutiva, causando a sensação de plenitude no epigástrio. Há menos sede porque a presença da Fleuma umedece a sede. A Fleuma e o Fogo no Estômago podem afetar a Mente e causar insônia ou mesmo sintomas mentais severos tais como depressão maníaca.

A língua fica com uma rachadura grande na língua média, com saburra amarela e dura dentro dela.

Etiologia: Este padrão pode ser decorrente do consumo excessivo de alimentos quentes no sentido descrito anteriormente e fumo ( o tabaco apresenta uma natureza quente). No caso do Fogo-Fleuma, esse é causado pelo consumo excessivo de alimentos quentes e oleosos, tais como frituras.

Tratamento: Eliminar o Calor no Estômago, estimular a função descendente do Estômago.

Pontos: E21, VC13, E44, E45, BP6, VC12, PC6.

5 CHAMA DO FÍGADO EM ASCENDÊNCIA

Manifestações Clínicas: irritabilidade, propensão a explosões de fúria, zumbido, surdez, cefaléia temporal, tontura, rubor facial e hiperemia da conjuntiva, sede, gosto amargo na boca, sonho com distúrbios de sono, constipação com fezes ressecadas, urina de coloração amarelo-escura, epistaxe, hematêmese e hemoptise.

Língua: vermelha, sendo mais vermelha nas laterais e seca com saburra amarela.

Pulso: cheio em corda-rápido.

Etiologia: Estado prolongado de fúria, ressentimento, fúria reprimida ou frustração. A repressão emocional faz o Qi estagnar e implodir, resultando em calor. O consumo excessivo de álcool, frituras e carne ( carneiro e vaca) pode contribuir para a formação do calor no Fígado.

Princípio de Tratamento: sedar o fígado e eliminar o fogo.

Pontos: F2, F3,VB20, VB13, em sedação ou ainda : VG20, VG23, VB2, VB20, VB34, VB43, F2, F3, IG4, TA3, TA5, TA17, PC6, C7, E36.

6 QI PRESO NO INTESTINO DELGADO

Manifestações Clínicas: Dor abdominal violenta, indisposição a pressões, distensão abdominal, constipação, vômito, borborigmo e flatulência.

Língua: saburra espessa e de cor branca.

Pulso: profundo e em corda. Sintomas-chave: dor abdominal violenta e repentina, constipação, vômito e pulso profundo e em corda.

Patologia: padrão agudo caracterizado pela grande obstrução e estagnação no ID, daí a dor violenta, repentina e constipação. A obstrução interfere na função descendente do Estômago, causando vômito.Assemelha-se aos sintomas de um ataque agudo de apendicite. Porém, podem ocorrer os sintomas sem a apendicite.

Etiologia Padrão: causado por excesso de alimento frios e crus, bloqueando a função de transformação do Intestino Delgado.

Tratamento: Remover as obstruções do Aquecedor Inferior, mover o Qi do ID.

Pontos: E39, VC6,VB34, E25, BP6, F3.

NOTA: as informações aqui mencionadas foram compiladas de notas de aula e apostilas diversas e compreendem apenas os aspectos superficiais do problema tratado. Esperamos que os nossos leitores possam aproveitar todas as informações aqui reunidas. Reiteramos que o propósito de nosso site não é o de servir como guia para auto-diagnóstico e nem mesmo uma maneira para confirmação de diagnósticos, sejam eles diagnósticos energéticos orientais ou diagnósticos nosológicos ocidentais providos pelo seu prestador de serviços de saúde. A única maneira de obter um diagnóstico fidedigno e orientações corretas é com seu prestador de serviços de saúde (seja ele médico no caso dos diagnósticos nosológicos ocidentais, terapeuta acupunturista para os diagnósticos energéticos orientais e os casos da alçada de outros profissionais de saúde nas suas áreas de atuação como fisioterapeutas, psicólogos, etc.)

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.