USO DE DROGAS – FATORES DE RISCO E FATORES DE PROTEÇÃO

USO DE DROGAS – FATORES DE RISCO E FATORES DE PROTEÇÃO

dependencia quimica acupuntura curitiba

O problema da drogadição é amplo e não se restringe a somente uma causa ou motivação, antes, revela a existência de múltiplos fatores de risco e fatores de proteção relativos ao uso indevido de drogas e álcool.

Como fatores de risco entende-se aqueles que ocorrem antes do uso indevido de drogas e que estão associados, estatisticamente, a um aumento da probabilidade do abuso de drogas. São aqueles que poderão levar o indivíduo a colocar-se diante de agressões.

Esse enfoque procura prevenir o uso indevido de drogas, eliminando, reduzindo ou mitigando esses fatores.

fatores de risco acupuntura curitiba

(clique para ampliar)

Os fatores de proteção protegem o indivíduo de fatos que poderão agredí-lo física, psíquica ou socialmente, garantindo um desenvolvimento saudável. Estes fatores reduzem, abrandam ou eliminam as exposições aos fatores de risco, seja reduzindo a vulnerabilidade ou aumentando a resistência das pessoas aos riscos.

fatores de proteção acupuntura curitiba

(clique para ampliar)

É importante ressaltar que a prevenção ao uso de drogas é sempre melhor e mais barato do que o tratamento. Quando nos informamos a respeito, estaremos habilitados a intervir proativamente na família, escola e comunidade. Também nos tornaremos um referencial para amigos e familiares  como uma pessoa que se pode contar quando houver alguma dúvida e necessidade de orientação.

Conheça mais sobre a Prevenção ao Uso Indevido de Drogas: http://bit.ly/1qqa1nb