CASO CLÍNICO - POLINEUROPATIA ALCOÓLICA TRATADA POR ACUPUNTURA

CASO CLÍNICO - POLINEUROPATIA ALCOÓLICA TRATADA POR ACUPUNTURA

imagemgde

Paciente do sexo masculino, 61 anos, alcoolista há 21 anos e em tratamento de desintoxicação há 180 dias foi encaminhado para tratamento complementar com Acupuntura. Diagnóstico de polineuropatia alcoólica pela Medicina Ocidental.

O paciente se queixava de parestesia nos membros inferiores, gonalgia e ataxia de marcha que dificultavam suas atividades diárias e causavam quedas frequentes (5 a 6 incidentes por semana).

O paciente apresentava compleição fraca, magro e pálido. No exame da língua, esta se apresentava ligeiramente trêmula, triangular, magra e fina, com coloração vermelha sob uma camada de saburra branca sem raiz indicando vazio de Qi , Xue e BP.

No exame do pulso direito e esquerdo, vazio em todas as posições.

O diagnóstico diferencial apontou vazio de Qi, Xue, e Baço.

O tratamento consistiu na tonificação do Baço e Rim, utilizando pontos nos membros inferiores e pontos motores da craniopuntura chinesa (Jiao Shunfa).

______

PROTOCOLO ÚNICO – SESSÕES SEMANAIS

Pontos de tonificação: E36 ->VB34 (-> transfixado), R3-> B60, F3->R1, B24.

Craniopuntura: ponto motor segundo Jiao Shunfa, bilateral.

Obs.:

a) utilização de agulhas 0,30 x 75 mm

b) aquecimento das agulhas ao rubro com chama

c) aplicação de FES (Funcional Electrical Stimulation) em variadas modulações com eletrodos posicionados nos pontos E36 e R3

______

Na segunda sessão a parestesia e a gonalgia reduziram-se em 30% e não houve ocorrência de quedas.

Na terceira sessão a gonalgia havia desaparecido e a parestesia havia melhorado 50% (segundo o paciente). Não houve ocorrência de quedas.

Na quarta sessão o paciente não se queixou de gonalgia ou parestesia. Não houve ocorrência de quedas.

Na quinta sessão o paciente se queixou de parestesia, porém em menor intensidade. Não houve ocorrência de quedas.

Na sexta sessão não houve queixa de parestesia ou gonalgia. Não houve ocorrência de quedas.

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com umACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.