SANGRIA DE DOZE PONTOS DA MÃO EM AVC

acupuntura curitiba avc

NOTAS CLÍNICAS - SANGRIA DE DOZE PONTOS DA MÃO EM AVC

A punção com sangria em doze acupontos situados na mão é um procedimento de primeiros-socorros da Medicina Tradicional Chinesa descrito em diversos textos clássicos. De acordo com o Zhen Jiu Da Cheng (Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão), datado de 1601 d.C.:

”Agulhas de três pontas podem ser usadas para rápida punção em doze pontos da mão a fim de causar sangramento e prestar os primeiros socorros nos casos de apoplexia.”

A punção com sangria em doze pontos da mão é, portanto, um método de emergência para ser usado nos casos de acidente vascular hemorrágico ou isquêmico.

Yi G. et al1, em um estudo com 30 pacientes que passaram pelo procedimento ( 22 pacientes no grupo controle) constataram que a sangria pode melhorar a consciência e aumentar a pressão sistólica em pacientes com lesão leve e aumenta a taxa de batimentos cardíacos em todos os pacientes punturados, mesmo com lesões mais graves.

Os acupontos utilizados são os seguintes:

acupuntura curitiba pontos avc

A explicação permanece desconhecida por falta de uma investigação clínica sistemática, o que restringe sua popularização.

REFERÊNCIA

1 Yi G1, Xiuyun W, Tangping X, Zhihua D, Yunchen L. Effect of blood-letting puncture at twelve well-points of hand on consciousness and heart rate in patients with apoplexy. J Tradit Chin Med. 2005 Jun;25(2):85-9.

Para ler o trabalho completo CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM: SANGRIA DE DOZE PONTOS DA MÃO – OUTRAS CONSIDERAÇÕES
______

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.