SANGRIA DE DOZE PONTOS DA MÃO – OUTRAS CONSIDERAÇÕES

acupuntura curitiba

NOTAS CLÍNICAS - SANGRIA DE DOZE PONTOS DA MÃO – OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Introdução

A sangria é uma antiga prática da Medicina Tradicional Chinesa, descrita em textos clássicos, que persiste até hoje. Ela é utilizada principalmente no tratamento de casos de emergência, tais como perda de consciência, febre alta e edemas.

A sangria é feita em sua maior parte em pontos periféricos dos dedos das mãos e pés. Sua finalidade é aliviar as condições de excesso, particularmente síndromes de calor e umidade e promover a ressuscitação.
O conceito tradicional, difícil de explicar em termos modernos, é de que a liberação de sangue reduz os excessos.

A observação prática demonstra que a técnica produz resultados rápidos, o que sugere sua eficácia. Seu uso representa uma continuação das mais antigas tradições da acupuntura.

Aplicação Clínica dos Doze Pontos, por Duan Gongbao1.

Na prática clínica, por muitos anos, eu usei o método sangria dos "Doze Pontos" para tratar emergências, tais como síncope, coma, convulsão infantil aguda, síndromes de vento, histeria, epilepsia, etc, e tenho conseguido resultados imediatos.

Os Doze Pontos referem-se a acupontos bilaterais da mão : Shaoshang (P-11), Shangyang (IG-1), Zhongchong (PC9), guanchong (TA1), shaochong (C-9) e shaozhe (ID 1 ), que pertencem aos três meridianos yin e yang da mão e estão localizados nas pontas do dedos.

acupuntura curitiba pontos avc
Os seis pontos dos meridianos yang pertencem ao metal e são os pontos iniciais destes meridianos. Os outros seis pontos dos meridianos yin pertencem à madeira e são os pontos terminais destes meridianos.

Os Doze Pontos são indicados em doenças febris agudas, doenças cerebrovasculares, síndromes de vento, síncope, convulsão infantil aguda, psicose maníaco-depressiva, etc e também podem ser usados ​​para eliminar o calor, resolver o fleuma-calor, restaurar a consciência e promover a reanimação.

Está registrado no clássico Lingshu que as doenças psiquiátricas estão relacionados com os cinco órgãos Zang, por isso, os doze pontos são usados ​​frequentemente nesses casos.

O Lingshu também diz que as doenças do sangue estão relacionadas com o coração, assim, a sangria pode eliminar o calor patogênico e promover reanimação.

Após a esterilização de rotina do local com álcool 75o , utilizar uma agulha esterilizada de três pontas para punturar rapidamente os pontos, apertando o local com força para liberar algumas gotas de sangue.

Quando o paciente é acometido por súbitas mudanças mentais, perda de consciência ou transtornos psiquiátricos, os Doze Pontos são usados para induzir a reanimação, como se segue:

1. Acúmulo de fleuma-calor no pulmão e coração perturbado por fleuma: em caso de invasão do pericárdio por fatores patogênicos, deve-se ventilar o pulmão e resolver o fleuma, retirando calor patogênico do coração para promover a reanimação. Os doze pontos são usados em combinação com chize (P-5), Shenmen (C-7) e daling (PC-7), que são punturados utilizando o método de redução.

2. Ataque do pericárdio por calor patogênico de verão: em caso de insolação devido ao acúmulo de calor patogênico que bloqueia o fluxo de Qi, retira-se o calor patogênico do coração para promover a reanimação, restaurando a consciência. Os doze pontos são punturados em combinação com a redução em Shenmen (C-7) e sangria em Quze (PC-3) para liberar um pouco de sangue.

3. Ataque de Vento: em caso de acidente vascular cerebral, retira-se calor, induz-se a reanimação a fim de retirar o paciente do estado de inconsciência. Os doze pontos são combinados com redução de Yongquan (R-1) e hegu (IG-4).

4. Calor interno: em caso de convulsão infantil devido a febre alta e vento agitando o interior, o objetivo é retirar calor e toxinas, eliminar o calor patogênico do coração, acalmar o fígado para subjugar o vento. Utiliza-se os doze pontos combinados com redução em hegu (IG-4) e Taichong (F-3).

REFERÊNCIA

1 Gongbao D. Clinical application of twelve well points in emergency treatment. World Journal of Acupuncture and Moxibustion 2000; 10(2).

LEIA TAMBÉM: SANGRIA DE DOZE PONTOS DA MÃO EM AVC
______

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.