ACUPUNTURA NO ALÍVIO DE DORES CRÔNICAS

ESTUDOS COMPROVAM QUE ACUPUNTURA ALIVIA DORES CRÔNICAS, EM ESPECIAL A ENXAQUECA

ACUPUNTURA CURITIBA ENXAQUECA

Um novo estudo publicado na Revista Acta Medica – a revista mundial das Santas Casas – concluiu que a acupuntura é eficaz para aliviar dores de cabeça. Os pesquisadores notaram que a acupuntura reduz a intensidade e a duração da dor, e sugerem que a acupuntura pode reduzir a necessidade de tratamentos com remédios ou algum outro tipo de droga e é uma opção valiosa para o paciente que sofre de CDH (cefaléia crônica diária).

Neste recente estudo controlado, a acupuntura tradicional foi comparada com acupuntura sham ("falsa”, com introdução superficial das agulhas). O resultado mostrou que o grupo de acupuntura melhorou significativamente em relação ao grupo controle. "A acupuntura reduziu significativamente a frequência, a intensidade e a duração das dores de cabeça crônicas diárias”, comenta Dr. Márcio De Luna, acupunturista há 29 anos e coordenador geral do programa de pós-graduação em acupuntura e shiatsu do IBMTC (Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa).

A pesquisa observou que a acupuntura é eficaz para reduzir a intensidade da dor de cabeça tensional crônica e, em casos especiais, a enxaqueca – a quarta doença crônica que mais atinge as pessoas ao redor do mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Além disso, os pacientes que sofrem de náusea devido a dores de cabeça e enxaquecas tiveram uma diminuição significativa nos níveis de enjoo.

META-ANÁLISE COM 18 MIL PACIENTES COMPROVA

Um estudo do tipo meta-análise, medindo os resultados de 18 mil pacientes concorda com os pesquisadores. O estudo conclui que a acupuntura trata efetivamente pescoço, costas, osteoartrite, dores de cabeça e dores no ombro. Na pesquisa, publicada no Archives of Internal Medicine, os pesquisadores concluíram que a "acupuntura é eficaz para o tratamento da dor crônica e é, portanto, uma opção de encaminhamento razoável\".

ESTUDOS SIMILARES

Em outra recente pesquisa relacionada, a acupuntura foi considerada mais eficaz e mais segura do que um medicamento para enxaqueca. Os pesquisadores descobriram que a acupuntura efetivamente reduziu os níveis de intensidade da dor da enxaqueca e não teve efeitos adversos.

No mesmo estudo, os pacientes que receberam a medicação (ácido valpróico) não tiveram o mesmo nível de benefícios clínicos como aqueles que foram submetidos a acupuntura. E quase 50% dos pacientes medicados apresentaram efeitos adversos.

Segundo Márcio De Luna, o resultado demonstra que a acupuntura tem benefícios de longo prazo para os pacientes com enxaqueca, e, além disso, é um método seguro e eficaz. "O importante é a pessoa manter uma regularidade de sessões de acupuntura, ao menos duas vezes por semana, para manter a dor crônica controlada e longe do paciente”, comenta Luna, que é presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (www.abarj.com.br) e que já atendeu diversos pacientes com dores crônicas buscando, na acupuntura, uma saída para o problema.

MORFINA: ACUPUNTURA COMO ALTERNATIVA

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia, em San Francisco (EUA), descobriu que a acupuntura oferece o mesmo nível de alívio da dor que a morfina – utilizada na medicina para aliviar rapidamente as dores. O experimento de laboratório revelou que um ponto de acupuntura localizado na parte inferior da perna – o E36 – reduz significativamente a dor maxilar. Depois de um minuto, o nível de dor foi reduzido em mais de 20% e após 30 minutos de tratamento de acupuntura o nível de dor caiu 30%. "Este procedimento de acupuntura elimina no mesmo nível a dor quando utilizada uma dose de morfina”, conclui Dr. Márcio De Luna.

ACUPUNTURA CURITIBA DOR CRONICA

Para o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura seccional Rio de Janeiro, Dr. Márcio De Luna, as evidências crescentes oriundas das pesquisas básicas, aplicadas e clíncas demonstram inequivocamente que a acupuntura tem ações efetivas significativas no controle da dor. "A acupuntura é um benefício coberto por muitos planos de saúde e, em especial no Brasil, é uma das especialidades mais procuradas no SUS (Sistema Único de Saúde). Nos EUA, é usado pelos militares para o tratamento da dor e é apoiada por uma avalanche de pesquisas de universidades de prestígio”, comenta Luna.

"Apoiada por pesquisas internacionais avançadas publicadas em revistas científicas estrangeiras respeitadas no meio científico e acadêmico, a acupuntura está dando um importante salto qualitativo para entrar num nível mais elevado de aceitação científica e popular”, completa Dr. Luna, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro.

CRÉDITOS: REUMATOGUIA.

_______

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!


Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

 

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.