ACUPUNTURA AUXILIA NA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE REUMÁTICO

ACUPUNTURA AUXILIA NA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE REUMÁTICO

ACUPUNTURA CURITIBA ARTRITE REUMATOIDE

Que tal começar o ano novo com algumas metas que auxiliam a qualidade de vida? Então, na sua lista não pode faltar a acupuntura: medicina milenar que, segundo os especialistas, tem ajudado muito as pessoas que têm dor crônica, tal como as portadoras de algumas doenças reumáticas.

De acordo com o Hong Pai, médico acupunturista responsável por uma das mais respeitadas pesquisas sobre dor crônica e acupuntura do Hospital das Clínicas de São Paulo, “a acupuntura , que é uma das terapias da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), pode ser realizada simplesmente pela introdução de agulhas finas em pontos específicos do corpo (acupuntura clássica ou ACP), pela aplicação de estímulos elétricos nas agulhas com frequências variadas (eletroacupuntura ou EACP) ou por outras técnicas. Vários efeitos de relevância clínica podem ser obtidos pela ACP ou EACP, entre eles, destacam-se os analgésicos, os relaxantes musculares, os sedativos/hipnóticos, os antieméticos, os ansiolíticos, os antidepressivos (leves), os antissecretórios, os antinflamatórios, os indutores da imunidade”. Mesmo assim, segundo o médico, sua eficácia depende da condição clínica, do paciente e da técnica usada.

Para se ter uma ideia, de acordo com Hong Pai, em casos de artrite reumatóide, artrite psoriásica, gota, polimialgia reumática, artrites reativas, vasculites e lúpus eritematoso sistêmico, a ACP é eficaz no alívio de dor miofascial. Entretanto, não há evidência científica demonstrando que a ACP evita a deterioração da doença, e seu efeito antiinflamatório é relativamente discreto nestas patologias. De acordo com ele, preconiza-se a ACP como tratamento complementar às demais modalidades terapêuticas.

Desde a década de 1970 a eficácia da acupuntura, em relação a dor, é estudada pelo mundo. Mas, segundo Pai, foi em 1997, em um workshop promovido pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) que se mostraram evidências sobre os bons resultados para pacientes reumáticos. De acordo com os renomados especialistas presentes, o uso da terapia trouxe melhoras para pacientes com osteoartrites e fibromialgia.

“ACP é eficaz no tratamento da dor, principalmente nas de origem musculoesquelética, exercendo também efeito relaxante muscular e antiinflamatório, além de melhorar a ansiedade, a depressão e sintomas somáticos que se apresentem isoladamente ou acompanhando os quadros dolorosos. Trata-se de um método seguro, onde a probabilidade de complicações é extremamente baixa e, em geral, associada à imperícia dos acupunturistas”.

Ainda, segundo o acupunturista, em doentes com dor crônica, a necessidade de uso de remédios que agem no sistema nervoso central (antidepressivos, anticonvulsivantes, neurolépticos e benzodiazepínicos) pode ser minimizada com o emprego conjunto da ACP.

ACUPUNTURA CURITIBA ARTRITE

Cuidados a serem tomados

Mesmo com toda essa eficácia comprovada, não basta achar um acupunturista qualquer e marcar a primeira sessão. Alguns cuidados básicos devem ser tomados para que a terapia tenha, de fato, bons resultados.

A primeira delas é procurar um especialista credenciado e que tenha bons precedentes. Pedir uma dica para a associação que representa a classe é um bom começo.

Depois, se certificar que o profissional usa, apenas, agulhas descartáveis e esterilizadas. De acordo com o especialista, estes cuidados são essenciais para afastar o risco de infecção.

Ser paciente também é um cuidado básico, até porque, o especialista diz que a eficácia do tratamento não se dá nas primeiras sessões.

Tempo de tratamento

Hong Pai menciona que não existe um tempo determinado para o fim do tratamento. Segundo ele, isso depende de cada paciente e de sua enfermidade. Tem gente que usa a acupuntura como uma terapia alternativa e a faz pelo resto da vida.

“Em casos de dor crônica, ou aquelas que envolvem lesão neuropática ou estrutural, ou transtorno emocional, o tratamento poderá ser realizado por um período longo ou até mesmo por tempo indeterminado”, afirma Pai.

Duração do efeito

De acordo com o especialista, em adultos com dor crônica, conforme levantamento retrospectivo dos dados de pacientes atendidos pela Equipe de ACP do Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, em média, cada sessão de ACP proporcionou alívio da dor por três dias e 9 horas. Observou-se que, quatro meses após o tratamento, cerca de 55% dos pacientes mantiveram alívio da dor satisfatório, melhora da insônia, da depressão e da atividade geral, concluindo-se, portanto, que a ACP possui efeitos na melhora da qualidade de vida.

CRÉDITOS: REUMATOGUIA

_______

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.