ECHINACEA PURPUREA – IMUNOESTIMULANTE

ECHINACEA PURPUREA

Ação

Antiviral; Antibacteriana; Antiinflamatória; Imunoestimulante.

Indicações
 
Preventivo e coadjuvante na terapia de resfriados e infecções do trato respiratório e urinário (1).

Acupuntura Curitiba Fitoterapia 2

Foto: Echinacea purpurea

Fonte: Revista de Fitoterapia 2009; 9 (1) : 5 – 22.

Propriedades

A Echinacea é usada tradicionalmente pelos índios norte americanos para ajudar na manutenção da saúde durante o Inverno. Eles aplicavam cataplasmas das raízes e também usavam a planta como enxaguatório e infusão.

A Echinacea cresce naturalmente nos estados do Médio Oeste americano, desde a Pensilvânia Ocidental ao Kansas, até o Norte do Texas. Centenas de estudos científicos indicam que a Echinacea pode ajudar na manutenção da função imunitária.

Recentemente, descobriu-se um mecanismo que pode explicar a ação da Echinacea: uma das principais defesas do organismo é feita a partir de uma substância gelatinosa chamada ácido hialurónico (AH). O AH encontra-se nos tecidos entre as células para mantê-los juntos atuando como um “cimento”. Existe uma enzima, a hialuronidase, que ataca o AH de uma forma ainda pouco compreendida.

Quando isso acontece, o AH rapidamente perde a sua viscosidade e este “cimento” protetor perde a sua eficácia e a função imunitária fica comprometida. A Echinacea tem demonstrado prevenir a dissolução do AH pela hialuronidase (2).

O extrato de Echinacea também estimula a fagocitose, aumenta a atividade respiratória celular e a mobilidade dos leucócitos. Nenhum componente em particular parece ser responsável pela atividade imunoestimuladora, apesar dos derivados do ácido caféico e dos polissacarídeos de alto peso molecular presentes na Echinacea estimularem a fagocitose (1).

Contra-indicações

Gravidez, aleitamento, hepatites. É também contra-indicado em casos de tuberculose, colagenoses, esclerose múltipla, síndrome da imunodeficiência adquirida e outras doenças imunológicas.

É contra-indicado o uso em pacientes com doenças graves (incluindo AIDS/ SIDA)(1).

Dose Usual / Posologia

250 mg, 1 a 3 vezes ao dia. O tratamento não deve superar 8 semanas (1).

Precauções

O extrato seco de Echinacea purpurea deve ser usado por tempo limitado, não ultrapassando 8 semanas de tratamento.

Reações Adversas

A Echinacea purpurea é bem tolerada. Há relatos de aumento da salivação e reações alérgicas cutâneas em pacientes com alergia à Echinacea.

Interações Medicamentosas

Vide a tabela e definições (3) abaixo – clique para ampliar:

Acupuntura Curitiba Fitoterapia 3

Acupuntura Curitiba Fitoterapia 1

Referências

1. D’IPPOLITO, J. A. C.; ROCHA, L. M.; SILVA, R. F. Fitoterapia Magistral – Um guia prático para a manipulação de fitoterápicos. Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), 2005. 194 p.

2. ENAX Echinacea purpurea. Bula. Ativus Farmacêutica Ltda.

3. Revista de Fitoterapia 2009; 9 (1) : 5 – 22.

___________

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com umACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.