NOTAS RÁPIDAS SOBRE O PULMÃO (FEI), A ALMA CORPÓREA (PO) E O ELEMENTO METAL

KUNG FU PANDA

1 PULMÃO (FEI)

1.1 GENERALIDADES

O Pulmão governa o Qi e a respiração, sendo particularmente encarregado de inalar o ar. Por esta razão, e por causa de sua influência sobre a pele, é o sistema intermediário entre o organismo e o meio ambiente.

Controla os Vasos Sanguíneos, onde o Qi do Pulmão auxilia o Coração no controle da circulação. Diz-se que ele controla a "Passagem das águas". Tem um papel vital no movimento dos Fluidos Corpóreos.

Suas características e funções principais são:

a. Governar o Qi e a respiração

b. Controlar os meridianos e os vasos sanguíneos

c. Controlar a dispersão e a descendência

d. Regular a passagem das águas

e. Controlar a pele e os pêlos corpóreos

f. Abrir-se no nariz

g. Abrigar a alma corpórea

1.2 O FEI GOVERNA O QI E A RESPIRAÇÃO

Esta é a função mais importante do Pulmão, uma vez que é do ar que o Pulmão extrai o Qi límpido para o organismo, e que combina com o Qi dos Alimentos que vem do Baço.

Há dois aspectos neste trabalho:

a. Ele inala o Qi Puro e exala o Qi Impuro. A troca e a renovação constantes do Qi asseguram o funcionamento de todos os processos fisiológicos do organismo.

b. O Pulmão governa o Qi, pois auxilia na formação do mesmo. O Qi dos Alimentos adquirido é extraído pelo Baço e vai direto para o Pulmão onde combina com o ar inalado para formar o que chamamos de Qi Torácico (Zong Qi). Após sua formação, o Pulmão dispersa o Qi por todo o organismo para nutrir todos os tecidos e promover todos os processos.

1.3 O FEI CONTROLA OS MERIDIANOS E OS VASOS SANGUÍNEOS

O Pulmão governa o Qi e o Qi é essencial para auxiliar o Coração na rculação do Sangue. Uma vez que o Pulmão governa o Qi, também controla a crculação do Qi tanto nos Vasos Sanguíneos como nos Meridianos.

1.4 CONTROLAR A DISPERSÃO E A DESCENDÊNCIA

Neste aspecto há duas funções muito importantes e essenciais:

1.4.1 FUNÇÃO DISPERSORA

O Pulmão apresenta a função de dispersar o Qi Defensivo e os Fluidos Corpóreos de todo o organismo para o espaço entre a pele e os músculos. Esta função assegura que o Qi Defensivo seja distribuído igualmente por todo o organismo contra os fatores patogênicos externos. Se o Qi do Pulmão está debilitado e sua função dispersora é obstruída, o Qi Defensivo não alcançará a pele e o organismo será facilmente invadido pelos fatores externos.

Além do Qi, o Pulmão também dispersa os Fluidos Corpóreos para a pele na forma de uma "névoa" fina, umedecendo a pele e regularizando a abertura e o fechamento dos poros e a sudorese. Quando a função de abrir e fechar os poros é obstruída, os poros se tornarão bloqueados e não haverá sudorese (quando há ataque de Vento-Frio). Se a condição é de deficiência, os poros estão muitos relaxados e abertos, de maneira que haverá sudorese espontânea. (invasão de Vento-Frio exterior com prevalência do Vento, ou em condições de Interior de Deficiência do Yang).

1.4.2 FUNÇÃO DESCENDENTE

O Qi dos pulmões deve descender para comunicar-se com o Rim e este responde, segurando o Qi. A função também se estende aos Fluidos Corpóreos, porque o Pulmão também direciona os fluidos em descendência para o Rim e para a Bexiga. Se o Qi não fluir para baixo, haverá tosse, dispnéia e plenitude torácica. Se o Intestino Grosso não receber o Qi do Pulmão, não terá força necessária para a defecação (idosos).

1.5 REGULAR A PASSAGEM DAS ÁGUAS

Após o recebimento dos fluidos refinados do Baço, o Pulmão os reduz a uma névoa fina e os pulveriza por toda a área sob a pele. Este processo é parte da função dispersora do Pulmão. O Pulmão também direciona os Fluidos Corpóreos em descendência para o Rim e Bexiga. Se a Função do Pulmão estiver debilitada, poderá ocorrer retenção urinária, principalmente em idosos. O Pulmão é, portanto, responsável pela excreção dos Fluidos Corpóreos por meio da sudorese ou da urina.

1.6 CONTROLAR A PELE E OS PÊLOS CORPÓREOS

O Pulmão recebe os Fluidos do Baço e os dispersa para a pele. Nutre e umedece a pele e os pêlos corpóreos. O Pulmão também influencia o Qi Defensivo que flui sob a pele. Se o Qi Defensivo estiver afetado pelo fato dos poros estarem abertos, ocorrerá sudorese espontânea.

1.7 ABRIR-SE NO NARIZ

O nariz é a abertura do Pulmão, e através dele, ocorre a respiração. Se o Qi do Pulmão é forte, o nariz se abrirá, a respiração será fácil e a olfação será normal.

1.8 ABRIGAR A ALMA CORPÓREA (PO)

A Alma Corpórea é a parte mais física e material da alma do ser humano. Ela está intimamente relacionada com a Essência e pode-se dizer que é a manifestação da Essência na esfera dos sentimentos e sensações. Estando relacionada ao Pulmão, a Alma Corpórea também está vinculada à respiração. É diretamente afetada pelas emoções de tristeza ou lamento, que obstruem seus movimentos.

Estas emoções têm um efeito poderoso e direto sobre a respiração. A respiração fica rápida e superficial, quando uma pessoa está triste, depressiva. Portanto o ponto P7 (Lu7)  列缺Liè quē cuja tradução aproximada é Brecha Divergente - apresenta um efeito poderoso sobre as emoções contidas, enquanto o ponto B42 (BL42) 魄户Pohu cuja tradução aproximada é Porta da Alma Corpórea - tonifica o Qi do Pulmão e fortalece a Alma Corpórea.

1.9 O FEI E OS SONHOS

"Quando o Pulmão estiver em excesso, haverá sonhos sobre lamentos. Se o Pulmão é deficiente, haverá sonhos com objetos brancos ou matanças sangrentas. Se os sonhos acontecerem no Outono, haverá sonhos com batalhas e guerras."

1.10 GOVERNAR OS 100 VASOS

O Pulmão governa o Qi, que está intimamente relacionado com o Sangue e flui nos Vasos Sanguíneos junto com aquele. Uma vez que o Qi do Pulmão afeta os Vasos Sanguíneos, o pulso da artéria radial, situada sobre o Meridiano do Pulmão, reflete o estado de todos os sistemas.

1.11 O PULMÃO ODEIA O FRIO

O Pulmão influencia a pele e o Qi Defensivo, sendo facilmente invadido pelos fatores patogênicos externos, particularmente o Frio.

1.12 O PULMÃO GOVERNA A VOZ

A força, tom e claridade da voz são dependentes do Pulmão. Quando este é saudável, é comparado a um sino, que toca um som nítido, que é a voz. Se o Pulmão está debilitado, a voz se torna baixa.

1.2 SINTOMAS DE DEBILIDADE DO FEI

Respiratórios: mal estar torácico, dispnéia, tosse com ou sem expectoração, hemoptise, dor torácica, calafrios, febre e coriza.

Sintomas cutâneos: hiperidrose, sudorese noturna, urticária, dor cutânea.

Mental: medo, depressão, claustrofobia.

Membros superiores: dor ou parestesias ao longo da área do meridiano.

Sintomas de excesso de energia: respiração ruidosa, voz alta, distensão torácica, dor dorsal alta, dor nos ombros e braços, dor cutânea, hemoptise, tosse com chiado, febre, calafrios, dor torácica, expectoração purulenta ou e odor fétido.

Sintomas de deficiência de energia: taquipnéia com tosse, escarro fluido, voz fraca e baixa, chiado seco, sudorese noturna, medo, claustrofobia, depressão,parestesias profundas e maldefinidas ao longo da área do meridiano.

acupuntura curitiba pulmão metal

2 A ALMA CORPÓREA

É a contraparte física da Alma Etérea, pois tem características estruturais; reside nos pulmões e dá ao corpo à capacidade de movimento, agilidade, equilíbrio e coordenação. É intimamente ligada ao corpo, é a parte mais física e material da Alma e poderia ser descrita como a expressão somática da Alma Etérea. Pertence à esfera da forma.

2.1 ALMA CORPÓREA E ESSÊNCIA

Po é a manifestação da essência na esfera das sensações e sentimentos. Ao nascer, quando a essência pré-natal já está formada, a Alma Corpórea surge , proveniente da mãe.

Da mesma forma que a Alma Etérea proporciona o movimento à Mente, a Alma Corpórea proporciona movimento à essência fazendo com que esta, tome parte em todos os processos fisiológicos do corpo. Sem a Alma Corpórea a essência seria inerte:

Se a essência é exaurida, a Alma Corpórea declina, o Qi é disperso e a Alma Etéria flutua sem residência . (ZHANG Jie Bin, CLASSIC OF CATEGORIES).

Assim, a Essência (Jing) é o fundamento para o organismo saudável, enquanto a Alma Corpórea o é para as sensações e os movimentos claros e definidos.

2.1 A ALMA CORPÓREA E A INFÂNCIA

A Alma Corpórea, sendo mais próxima da essência, é responsável pelo primeiro processo fisiológico após o nascimento. No começo da vida, os ouvidos, os olhos e o coração percebem, as mãos e os pés se movem e a respiração se inicia: tudo isto é devido à vivacidade da Alma Corpórea (ZHANG Jie Bin, CLASSIC OF CATEGORIES).

2.2 A ALMA CORPÓREA E OS SENTIDOS

Durante a vida, a Alma Corpórea nos dá a capacidade de sensação, sentimento, audição, e visão. Quando a Alma Corpórea é florescente, os ouvidos e os olhos são aguçados e podem registrar. O declínio da audição e da visão nos idosos é proveniente do enfraquecimento da Alma Corpórea.

É responsável pelas sensações e está relacionada à pele. Isto explica a expressão somática das tensões emocionais sobre a pele, que afetam a Alma Corpórea via Mente, e a conexão entre Alma Corpórea, Pulmões e pele.

2.3 EMOÇÕES

A Alma Corpórea está relacionada com o choro (faz lacrimejar) quando é afetada pelo desgosto. É diretamente afetada pelas emoções de tristeza ou lamento, as quais obstruem seus movimentos. Uma vez que a Alma Corpórea reside nos Pulmões, tais emoções tem efeito poderoso e direto sobre a respiração. A tristeza e o lamento dissolvem o Qi dos Pulmões e suspendem a respiração.

2.4 ATIVIDADES FISIOLÓGICAS

A Alma Corpórea reside nos Pulmões e está intimamente relacionada com a respiração que pode ser entendida como um pulsar da Alma Corpórea. A respiração curta e superficial, característica da depressão, é uma manifestação da Alma Corpórea em estado de contrição. A meditação faz uso do elo entre a respiração e a Alma Corpórea. Pela concentração, ao respirar, aquele que estiver meditando aquieta a Alma Corpórea e a Mente se torna sossegada e vazia. Com isto a Alma Etérea pode se manifestar e comunicar –se com a Mente universal.

2.5 A ALMA CORPÓREA E A VIDA INDIVIDUAL

A Alma Corpórea está relacionada à nossa vida como indivíduos, enquanto que a Alma Etérea é responsável pelas nossas relações com as outras pessoas. Assim, o Qi de defesa do Pulmão no nível físico protege o corpo dos fatores patogênicos externos, e, no nível mental, protege o indivíduo das influências psíquicas externas. Quando o indivíduo é   muito facilmente afetado pelas influências negativas, isto denota fraqueza da Alma Corpórea.

2.6 A MÁGOA E OS PULMÕES: O ENFRAQUECIMENTO DA ENERGIA

Associadas à mágoa estão as emoções relacionadas com a angústia, a melancolia, a solidão, a ansiedade e a tristeza. Tais emoções resultam em fraqueza e estagnação do Qi e do sangue no corpo. O Qi do tórax estagnado enfraquece a função do Pulmão e conseqüentemente prejudica a respiração.

A tristeza e o pesar afetam o Fei via Coração. O Coração estando confinado, agita-se impedindo que o Qi de nutrição e defesa possa circular harmoniosamente.

O calor que se acumula dissolve o Qi; o pulso é fraco e curto, a voz é fraca, a tez é pálida, o individuo se sente cansado (fadigado), seu tórax é oprimido, podendo apresentar dispnéia e choro.

Nas mulheres a deficiência do Qi dos Pulmão, proveniente de tristeza ou pesar, muitas vezes gera deficiência de sangue e amenorréia.

A tristeza possui um efeito de esgotamento sobre o Qi do Pulmão e, portanto, em alguns casos esgota o Yin do Fígado gerando confusão mental, depressão, perda do sentido de direção e incapacidade de planejar a vida.

Quando a tristeza afeta o Fígado, prejudica a Alma Etérea; isto causa confusão mental... o Yin é prejudicado, os tendões contraídos e há desconforto na região do hipocôndrio . (SPIRITUAL,AXIS, Capítulo 8).

zangfu

Desenho da Dinastia Song (960 ~ 1279). Nesta época, desenhos anatômicos começaram a aparecer,  assinalando um aumento da prática de dissecação de cadáveres. Surgem então duas obras representativas do período: Ou Xi Fan Wu Zang Tu (Ilustrações Anatômicas de Ou Xifan ) , desenhada por Zhu Jing e Cun Zhen Tu (Atlas Anatômico da Verdade) , compilado por Yang Jie. Ambas as coleções são baseadas em autópsias.

3 METAL: A MATURIDADE, A PUREZA E O MOMENTO DO CREPÚSCULO

A energia vital é descendente e pesada. O ciclo que mostra crescimento na primavera e exuberância no verão revela agora a maturidade e se encaminha para o fim. O sol se põe e a vida diurna se recolhe.

O Metal em nós representa a eterna colheita. A função dos Pulmões e do Intestino Grosso é assimilar o essencial e descartar o inútil.

Simbolicamente, os Pulmões cuidam do tesouro, sem o qual o Coração não reina e a estratégia do Fígado não é executada. Tudo o que consideramos precioso em termos materiais, agentes de riqueza e poder, é Metal: ouro, ferro, cobre, chumbo, diamantes, urânio, quartzo, petróleo: agentes de riqueza e poder.

O outono, o anoitecer, o clima seco, os Pulmões e o Intestino Grosso, a cor branca, o sabor picante, o muco, a voz chorosa, a atitude de ordenação e ritmo, o muco, e a tristeza pertencem ao Metal.

O Metal governa a pele, manifesta-se externamente nos pelos e tem como orifício e  órgão mais sensível o nariz.

Por outro lado, a diarréia e prisão de ventre refletem desequilíbrio do Metal, assim como falta de vitalidade, indisposição generalizada, problemas de garganta e de esôfago, doenças debilitantes e respiratórias.

A fragilidade emocional, depressão, melancolia, nostalgia, desânimo choro freqüente, ferem a energia do Pulmão. Respirando mal, nossa troca com o meio externo é ruim. A respiração dá o ritmo dos batimentos cardíacos, portanto a circulação do sangue também sofre e os intestinos tendem a funcionar menos; tudo em nós fica prejudicado.

BIBLIOGRAFIA

AUTEROCHE, B.; NAVAILH, P. O diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Andrei, 1992.

MACIOCIA, Giovanni. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. São Paulo: Roca, 1996.

REQUENA, Yves. Acupuntura e Psicologia. Tradução Lauro Santos Blandy. São Paulo: Andrei, 1990.

ROSS, Jeremy. Zang Fu: Sistemas de órgãos e vísceras da Medicina Tradicional Chinesa. 2.ed. São Paulo: Roca, 2003.

WEN SU, Nei Ching. O Livro de Acupuntura do Imperador Amarelo. Tradução Fernanda Pinto Rodrigues. 1 ed. Portugal: Editorial Minerva.

WEN, Ton Sintan. Acupuntura Clássica Chinesa. 17 ed. São Paulo: Pensamento Cultrix, 1985.

_________________

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um  ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.

ACUPUNTURA EM CURITIBA. ACUPUNTURA CURITIBA. ACUPUNTURA. CURITIBA. CLÍNICA DE ACUPUNTURA EM CURITIBA. CLÍNICA ACUPUNTURA CURITIBA. ACUPUNTURISTA EM CURITIBA. ACUPUNTURISTA CURITIBA. ACUPUNTURISTA. CURITIBA.