NOTAS CLÍNICAS - AGULHA DE FOGO

acupuntura curitiba agulha de fogo
Agulha de Fogo

Por Roberto Almeida

1 Introdução e histórico1
A Agulha de Fogo Agulha de Fogo é uma técnica de inserção de agulhas previamente aquecidas ao rubro. Um método bastante interessante para tratar Síndromes Bi e Frio. Segundo o dicionário de acupuntura e moxabustão da Hunan Science & Technology Press

“...uma técnica de acupuntura também referida como instrumento de acupuntura. A agulha grande (Da Zhen) dentre as nove agulhas clássicas dos tempos antigos foi descrita como agulha de fogo e também chamada de Fan Zhen, ela possui 2cun de comprimento e é utilizada para inchaço e envenenamento, alívio do espasmo muscular e drenagem de toxinas.’’
Ao utilizá-la, a inserção deve ser rápida, precisa e não muito profunda (exceto em casos especificamente indicados). A técnica de utilização da agulha de fogo foi primeiramente descrita no Spiritual Axis (Ling Shu), mais especificamente no capítulo 7 que trata sobre os métodos clássicos de agulhamento.
“O nono tipo de agulhamento é chamado de Cui Ci e tem o intuito de tratar a Síndrome Bi utilizando uma agulha aquecida ao rubro com fogo”.
Em outros textos clássicos posteriores ao Huang Di Nei Jing a técnica assim denominada Huo Zhen continuou a ser descrita , usando também as denominações de Cui Zhen (agulha quente e vermelha) e Fan Zhen (agulha incandescente).
No texto Zhen Jiu Da Cheng (Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão) da Dinastia Ming (1368 – 1644) há também as seguintes recomendações sobre o Huo Zhen:
“Quando aquecer a agulha, deve-se torná-la vermelho vivo a fim de que os efeitos curativos possam ser obtidos. Se a agulha não estiver rubra após o aquecimento, ela não produz qualquer efeito sobre as doenças, mas machuca os pacientes.”
Autores contemporâneos sugerem que as agulhas a serem empregadas para o Huo Zhen devem ter um comprimento médio de 2cun e diâmetro de 0,5 a 1,2 mm, mais grossas portanto que as agulhas usuais. As agulhas menores e mais finas são indicadas para estímulos mais superficiais.

2 Profundidade da aplicação
Profunda: inserção rápida de uma agulha mais longa a uma profundidade de até 0,5 cun, que poderá variar de acordo com as condições da doença e a estrutura do paciente.
Superficial: inserção rápida e precisa a uma profundidade de até 0,2 cun no ponto selecionado. Pode ser feito com agulhas dérmicas (Pi Nei Zhen).
Superficial com cauterização: inserção vagarosa e suave no ponto escolhido, superficialmente, para promover cauterização.
A inserção de agulhas aquecidas ao rubro provoca, num primeiro instante, o aporte de calor ao corpo e, como consequência , favorece o livre fluxo de Qi e Xue removendo obstruções. Também tonifica o Qi e o Yang e harmoniza os Zang Fu.
3 Na prática clínica corriqueira
A Agulha de Fogo é uma técnica com grande aplicação nos quadros agudos e recentes de problemas que afetam músculos e tendões, embora sua aplicação não se restrinja somente a estes.
4 A técnica da Agulha de Fogo sob a ótica da Acupuntura Japonesa utilizando Canais Tendino- Musculares
O quadro abaixo mostra, segundo a equipe da Yin Yang House2, os pontos que serão mais comumente utilizados na técnica. Eles salientam que, para se utilizar esta técnica, é preciso estar familiarizado com o trajeto dos Canais.
Canais Yang Pontos de Reunião Pontos Yuan Fonte Pontos Luo Conexão
Tai Yang (SI) Mão GB 13 SI 4 SI 7
Tai Yang (UB) Pé ST 3 UB 64 UB 58
Shao Yang (TH) Mão GB 13 TH 4 TH 5
Shao Yang (GB) Pé ST 3 GB 40 GB 37
Yang Ming (LI) Mão GB 13 LI 4 LI 6
Yang Ming (ST) Pé ST 3 ST 42 ST 40
Canais Yin Pontos de Reunião Pontos Yuan Fonte Pontos Luo Conexão
Tai Yin (LU) Mão GB 22 LU 9 LU 7
Tai Yin (SP) Pé CV 3 SP 3 SP 4
Jue Yin (PC) Mão GB 22 PC 7 PC 6
Jue Yin (LV) Pé CV 3 LV 3 LV 5
Shao Yin (HT) Mão GB 22 HT 7 HT 5
Shao Yin (KD) Pé CV 3 KD 3 KD 4

Nota: SI = ID; LV=F; HT=TA; KD=R; GB=VB; CV=VC; SP=BP; LU=P; ST=E; LI=IG; UB=BX;


5 Determinando os canais comprometidos

O paciente sente dor ao realizar os seguintes movimentos Meridiano que deverá ser tratado
Movimentos de membros afastando-se do corpo Tai Yang
Movimentos de rotação do braço / ombro / quadril Shao Yang
Segurar ou opor resistência a algum objeto Yang Ming
Movimentos de membros em direção ao corpo Tai Yin
Movimento de rotação com o braço ou perna dobrados Shao Yin
Movimento de rotação com o braço ou perna esticados Shao Yang
Paralisia ou flacidez dos membros Jue Yin


6 Protocolo de Diagnóstico
Realizar palpação procurando pontos que aliviam a dor, enquanto o paciente executa movimentos que provocam a dor.
Palpar os pontos Ting.
Palpar os pontos Yuan Fonte.
Palpar os pontos de Conexão Luo
Palpar os pontos de Reunião.
7 Protocolo de tratamento
7.1 Se múltiplos canais estão envolvidos, o tratamento deve ser feito na seguinte ordem:
Tai Yang (SI / UB)
Yang Ming (LI / ST)
Shao Yang (TH / GB)
Tai Yin (LU / SP)
Shao Yin (HT / KD)
Jue Yin (PC / LV)
7.2 Ordem dos procedimentos
Realizar sangria no ponto Ting
Realizar sangria no Ponto Luo (uma ou duas gotas de sangue é suficiente)
Tonificar o ponto fonte (agulhar em ângulo de 45 graus, inserção profunda para problemas crônicos e superficial para problemas agudos)
Reter as agulhas por 10 minutos
Retirar as agulhas
Aplicar a técnica de agulha de fogo (agulhando suave e superficialmente) ao longo do meridiano muscular
Se desejar, agulhar o ponto de Reunião do canal (ângulo de 45 graus e inserção profunda) e mantê-la por aproximadamente 10 minutos
8 Contraindicações
Não use em áreas ou em condições em que haja fortes sinais de Calor (exceto nos casos específicos de dispersão de calor).
Não usar em pontos contraindicados durante a gravidez.

9 Seleções de Pontos para a prática de Agulha de Fogo em condições variadas1
9.1 Torcicolo
Finalidade: Eliminar Vento e Frio, Liberar o fluxo dos Canais e Colaterais.
Pontos Ashi e ID19 (Tinggong)
9.2 Ciatalgia
Finalidade: Eliminar Frio, Umidade e estagnação de Qi e estase de Sangue nos Canais e Colaterais, tonificar o Qi Verdadeiro.
Pontos Ashi e B60 (Kunlun)
9.3 Dismenorreia
Finalidade: Eliminar Frio e Umidade do Útero, aquecer os Canais, drenar o Qi do Fígado, ativar o fluxo de Qi e Sangue, tonificar o Rim, equilibrar o Chong Mai e o Ren Mai.
Ponto: VC3 (Zhongji)
Havendo Frio e Umidade: B32 (Ciliao)
Havendo Depressão do Qi do Fígado: B18 (Ganshu) e BA6 (Sanyinjiao)
Havendo Deficiência do Yin do Fígado e do Rim: R3 (Taixi) e R6 (Zhaohai)
9.4 Hérnia de disco3
Pontos do segmento discal lesionado, Jiaji (EX-B 2), pontos Ashi e Shenshu (BX 23), Zhibian (BX 54) e Huantiao (VB 30).
9.5 Tontura advinda de fleuma túrbido 4
VG 20
9.6 Artrose da mão5
Sanjian (IG 3), Zhongzhu (TA 3), Houxi (ID 3) e agulha de fogo nos pontos Ashi
9.7 Dor cervical6
Baihui (VG 20), Wangu (VB 12), Fengchi (VB 20), Tianzhu (BX 10) e Jia ji da cervical (EX-B 2)
REFERÊNCIAS
1 Notas pessoais.
2 Japanese Acupuncture Needling Techniques - Fire Needle. Disponível em Yin Tang House.
3 Yang LY, Lu DJ, Li YH. Observation on therapeutic effect of fire-needle therapy on lumbar intervertebral disc herniation. Zhongguo Zhen Jiu. 2009 Jun;29(6):449-51.
4 Huang CJ, Wu YH. Fire needle pricking at Baihui (GV 20) for dizziness with turbid phlegm type. Zhongguo Zhen Jiu. 2013 Mar;33(3):284.
5 Li H, Zhang FH, Wang YC. Observation on the efficacy of acupuncture and fire needle therapy for hand osteoarthritis. Zhongguo Zhen Jiu. 2013 Oct;33(10):885-8.
6 Zhang XZ, Wang LL, Liu YQ. Clinical observation on cervical headache treated with acupuncture and fire needling technique. Zhongguo Zhen Jiu. 2013 Nov;33(11):989-92.
__________
Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com umACUPUNTURISTA!
Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!
NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.