NOTAS CLÍNICAS: FATORES PATOGÊNICOS EXTERNOS

acupuntura curitiba fatores externos patogênicos

Admiration (1897) de William Adolphe Bouguereau (1825-1905)

1 INTRODUÇÃO

De acordo com MACIOCIA (1996) os Chineses chamam os fatores externos de "energias perversas" (patogênicas), ou seja,  energias capazes de provocar o aparecimento de patologias no organismo. As desarmonias  provocadas pela  "Energia Perversa"(Xie Qi) ou "Pertubadoras", funcionam como fator etiológico externo.

Em condições normais de saúde o corpo não é invadido pelos seis excessos (como referido por Maciocia): Vento, Frio, Calor, Secura, Vento-Calor, Calor de Verão (ou Canícula) e Umidade. Isso acontece somente quando houver um desequilíbrio entre o Qi do corpo (Wei Qi) e o fator patogênico exterior (Xie Qi), em decorrência de alterações climáticas muito fortes, principalmente causadas pela debilidade do organismo em relação ao fator climático, neste caso o Xie Qi penetra no organismo independente da sua intensidade.

Para  AUTEROCHE (1992), as doenças relacionadas aos seis fatores externos estão relacionadas intimamente com mudanças sazonais na intempérie e no ambiente natural. Por exemplo, síndromes de calor acontecem mais comumente no verão, síndrome de frio principalmente no inverno e síndrome de umidade normalmente são causadas por exposição prolongada à umidade, também podemos chamar essas síndromes de doenças sazonais.

Cada um dos seis fatores patogênicos podem afetar o corpo singularmente ou em combinação. Exemplo são os resfriados comuns devido ao vento e frio patogênicos ou síndromes bi devido ao vento frio e umidade patogênicos. No desenvolvimento da doença, os seis fatores exógenos podem influenciar um ao outro e também podem, sob determinadas condições, transformarem-se um no outro, por exemplo o frio patogênico pode se transformar em calor no interior do corpo, e o calor de verão prolongado pode resultar em secura pelo consumo do Yin do corpo (CORDEIRO, 2001).

Ainda segundo AUTEROCHE (1992), além das características climáticas, os seis excessos abrangem também manifestações patológicas provocadas por fatores biológicos (bactérias, vírus, etc.), físicos ou químicos que atuam sobre o organismo.

2 OS SEIS FATORES PATOGÊNICOS

2.1 VENTO (FENG)

  • Energia principal da primavera, porém ocorre em outras estações

  • Fator patogênico Yang

  • Enfraquece o Qi defensivo

  • Ataque abrupto e desaparecimento repentino

  • aracterizado por movimento constante

  • Está apto a se associar com outros fatores patogênicos (frio, umidade, secura e calor e flegma) formando os fatores patogênicos complexos

  • Afeta a parte superior do corpo

  • Tende a danificar o sangue e o Yin

2.1.1 ETIOPATOGENIA DO FATOR VENTO

Vento exterior: pode invadir qualquer canal, principalmente os Yang.

Sinais e sintomas – Paralisia facial, rigidez no pescoço, calafrios, aversão ao frio ou ao vento, espirro, tosse (obstrução das funções dispersoras e descendentes do pulmão), secreção nasal, expectoração profusa e branca, febre, dor no meridiano do Yang máximo (intestino delgado e bexiga) e na nuca, prurido na garganta, sudorese, dor migratória articular;

Pulso – Lento; Flutuante.

Vento interno: é causado pelo mau funcionamento do fígado que pode ser por calor extremo no fígado; Ascensão do Yang do fígado e deficiência do sangue no fígado.

Sinais e sintomas – Tremores, paralisia (AVE), convulsões, rigidez repentina, cefaléia, vertigem, tinidos, hipertensão, memória fraca, insônia, menstruação escassa.

Pulso – Em corda e fino.

Língua – Pode estar vermelho escura, normal ou pálida; Sem saburra, com saburra amarelada, seca e fina.

2.1.1 COMBINAÇÃO DO VENTO COM OUTROS FATORES PATOGÊNICOS

2.1.1.1 Vento-Frio

Sinais e sintomas: aversão ao frio, calafrios, espirros, tosse, secreção nasal com muco branco e aquoso, rigidez e dor occiptal, urina clara, prurido na garganta, ausência de sede.

Língua – Cor inalterada, saburra branca e fina.

Pulso – Flutuante e tenso.

2.1.1.2 Vento-Calor

Espirro, tosse, secreção nasal com muco amarelado, febre dor occipital, pouca transpiração, prurido ou dor na garganta, amígdalas aumentadas.

Língua – Avermelhada na parte anterior ou nas laterais, saburra branca e fina.

Pulso – Flutuante e rápido.

2.1.1.3 Vento-Umidade

Glândulas aumentadas, febre, náusea, transpiração, rigidez occiptal, dor no corpo, dor muscular, sensação de peso no corpo, articulação entumescida.

Pulso – Flutuante-deslizante

2.1.1.4 Vento-água

Aversão ao frio, febre, edema, face e olhos entumescidos, tosse com expectoração branca e aquosa, transpiração, ausência de sede.

Pulso – Flutuante

2.2  FRIO (HAN)

  • Fator patogênico Yin

  • Tende a danificar o Yang

  • Pode causar a síndrome da obstrução dolorosa

  • Obstrui a circulação do Yang Qi e do sangue

  • Invasão do estômago, intestino e útero

  • Pode ser interior e exterior

  • Caracterizado pela contração e estagnação

  • Qi essencial do inverno

2.2.1 ETIOPATOGENIA DO FATOR FRIO

2.2.1.1 Frio Externo

Frio pode invadir diretamente os canais e provocar a síndrome de obstrução dolorosa, com sintomas de dor em uma ou mais articulações, calafrios e contração dos tendões. Além de invadir músculos, canais e articulações, também invade o estômago (epigastralgia e vômito), intestinos (diarréia e dor abdominal) e útero (dismenorréia aguda).

Outros sinais e sintomas: enrijecimento, contração dos tendões e calafrios, secreções finas e aquosas e transparentes, urina pálida, fezes amalecidas.

2.2.1.2 Frio Interno

Pode ser por plenitude ou por vazio. Suas manifestações são similares, por terem a mesma natureza.

a) Frio por plenitude Interior – Caracterizado por início agudo, dor intensa. Língua com saburra branca e espessa, pulso cheio e tenso.

b) Frio por vazio Interior – Caracteriza-se por inicio gradual, dor surda. Língua com saburra branca e fina, às vezes pálida; E pulso vazio, fraco e lento.

2.3 CALOR DO VERÃO (SHU)

  • Fator patogênico Yang

  • Tende a danificar o Yin e os líquidos

  • Ocorre apenas no verão

  • Produz vento e agita o sangue

  • Consome o Qi e o Yin, e pede perturbar a mente

2.3.1 ETIOPATOGENIA DO FATOR CALOR

Aversão ao frio (no estágio inicial – o calor verão invade o qi defensivo, e este falha em aquecer os músculos); Transpiração; dor de cabeça; urina escassa; secura; lábios secos; sede.

O calor também pode invadir o pericárdio em casos mais graves, provocando o desvanecimento da mente (delírio, inconsciência, linguagem indefinida).

Pulso: Flutuante-rápido

Língua: Vermelha nas laterais e na parte anterior

O calor de verão pode juntar-se à umidade e provocar desequilíbrios como: tontura, sensação de cabeça pesada, náuseas, diarréia, lentidão geral.

2.4 UMIDADE (SHI)

  • Fator patogênico Yin
  • Está relacionado as condições de moradia e de trabalho (freqüente contato com a água)
  • Caracterizada por viscosidade e estagnação; indolência e desordenação
  • Tende invadir a parte inferior primeiro (membros), subir pelos canais das pernas e estabelecer-se em algum órgão da cavidade pélvica
  • Pode ser externa (clima úmido), ou interna (deficiência do Baço)

2.4.1 ETIOPATOGENIA DAO FATOR UMIDADE

Sensação de distenção na cabeça, tontura, cansaço geral, opressão no peito e epigástrio, náuseas, vômito, viscosidade e sabor adocicado na boca, doenças de pele, abscessos, úlceras gotosas, leucorréia (purulenta e com odor forte), urina turva, artrite reumatóide (síndrome de Bi fixo), encefalite.

Pulso: Deslizante

Língua: com saburra pegajosa

2.4.1.1 UMIDADE EXTERNA

Pode ser de três tipos:

Tipo I: Invasão simples da umidade em órgãos internos (Bexiga, Estômago, Intestinos, útero e vesícula biliar). Sinais e sintomas:

Bexiga: dor e dificuldade de urinar, escassez de urina, urina turva, sensação de peso no abdome inferior;

Língua: com saburra espessa e pegajosa na raiz;

Pulso: deslizante.

Se os sintomas da bexiga forem associados ao calor, pode ocorrer dor em queimação durante a micção, urina escura, sede (sem vontade de beber).

Língua: com saburra amarela;

Pulso: ligeiramente rápido.

Estômago: vômito, diarréia, dor epigástrica, membros frios, falta de apetite.

Língua: com saburra branca, espessa e pegajosa;

Pulso: Deslizante.

Intestinos: diarréia, dor abdominal, sensação de peso.

Língua: com saburra branca, espessa e pegajosa;

Pulso: deslizante.

Útero: Menstruação dolorosa, secreção vaginal excessiva.

Língua: saburra branca, espessa e pegajosa na raiz;

Pulso: deslizante.

Vesícula biliar: dor no hipocôndrio, sensação de peso, gosto amargo na boca.

Língua: com saburra amarela e pegajosa em um lado;

Pulso: deslizante.

Tipo II: Invasão de umidade nos canais causando Síndrome de obstrução dolorosa.

Essa condição é o estágio agudo da síndrome. Quando uma articulação é agredida se trata de frio-umidade, mas se várias articulações são agredidas, a causa é umidade-calor.

Tipo III: Invasão de umidade-calor externo, ou o calor de verão combinado com a umidade.

Umidade-calor: calafrios, febre, glândulas aumentadas, cefaléia, opressão no tórax e epigástrio, gosto pegajoso na boca, ausência de sede.

Língua: saburra branca e pegajosa

Pulso: encharcado

Calor de verão: febre, ligeira aversão ao frio, ausência de transpiração, irritabilidade, sede.

Língua: vermelha e com saburra pegajosa

Pulso: fraco, flutuante e rápido.

2.4.1.2 UMIDADE INTERNA

Surge a partir de uma deficiência do baço no transporte e transformação dos fluidos corporais, há então o acúmulo desses fluidos formando a umidade. Pode ocorrer também por deficiência dos Rins.

A umidade interna pode ser crônica ou aguda. A primeira envolve os órgãos internos, canais e pele, e a segunda envolve umidade-calor no nível do Qi dentro da identificação dos padrões pelos quatro níveis.

Principais sintomas: falta de apetite, boca pegajosa, ausência de sede, náuseas, cabeça e corpo pesados, diarréia pastosa ou líquida, pele edematosa, rosto amarelo, leucorréia, urina turva.

2.5 SECURA (ZAO)

· Tende a esgotar o sangue e o yin (especialmente o yin do pulmão)

· Prejudica os líquidos Jin do corpo

· Qi principal do outono

· Fator patogênico Yang

· Pode ser interno ou externo

2.5.1 SECURA EXTERNA

É dividida em quente (Wen Zao) ou fria (Liang Zao). Na primeira os sintomas são de: febre, leve temor do vento e do frio, cefaléia. Na segunda são: temor do frio, febre, cefaléias, ausência de suor, tosse seca, boca e nariz secos.

Os sinais e sintomas gerais da secura externa são: garganta seca, lábios secos, língua seca, boca seca, pele seca (enrugada e rachada), urina escassa e fezes ressecadas.

2.5.2 SECURA INTERNA

Estado de diminuição dos líquidos orgânicos, causado por abundância de calor, ou por perdas de Jin após transpirações profusas e consecutivas, vômitos, espoliações sanguíneas. Assim, como uma deficiência do Jing e do sangue, por doenças crônicas.

Língua: com fissuras, seca, descascada no centro.

2.6 FOGO (HUO)

· Abundância de yang

· Esgota o yin e o fígado

· Mais intenso que o calor

· Pode iniciar o Vento e provocar distúrbio no sangue

· Seca os fluidos

· Pode causar sangramento

· Move-se para cima

· Afeta a mente

O fogo surge do interior do organismo, ou de fatores patogênicos externos, mas quando se manifesta é um fator interior. A natureza do fogo é elevar-se a cabeça , secar os fluidos, consumir o sangue e o Yin, esvaziar o Qi e afetar a mente. Ele também pode ser excessivo ou deficiente.

Fogo excessivo: sensação de calor constante, face e olhos vermelhos, boca seca, gosto amargo na boca, constipação, urina escura e escassa, sede intensa, agitação mental, manchas roxo-escuras abaixo da pele (máculas), hemorragias e vômitos de sangue.

Língua: com saburra amarela

Pulso: Cheio, profundo e rápido.

Fogo deficiente: surge a partir de deficiência de yin. Os sinais e sintomas são: transpiração noturna, sensação de calor no tórax, palma da mão e planta dos pés, bochechas vermelhas, boca seca, sensação de calor ao anoitecer.

Língua: vermelha e descascada

Pulso: Flutuante-vazio e rápido.

BIBLIOGRAFIA

AUTEROCHE, B.; NAVAILH, P. Diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Andrei, 1992.

CORDEIRO, Ari E Cordeiro, Rui. Acupuntura: Elementos Básicos. 3ª  edição. São Paulo: Polis, 2001.

CINTRACT, M. Curso Rápido de Acupuntura. São Paulo: Andrei, 1987.

DULCETTI, Orley Junior. Acupuntura e Auriculoterapia. São Paulo: Ensaio. 1986. Pequeno Tratado de Acupuntura Tradicional Chinesa. São Paulo: Andrei, 2001.

MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. São Paulo: Roca, 1996.

VOISIN, H. Acupuntura Para o Clinico Geral. São Paulo: Andrei, 1983.

YAMAMURA, Ysao. Tratado de medicina chinesa. São Paulo: Roca, 1993.

__________

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.