ALIVIANDO OS SINTOMAS DA MENOPAUSA COM A MEDICINA CHINESA

acupuntura curitiba menopausa

A medicina complementar inclui a terapia de alimentos; as opções de dieta e estilo de vida desempenham um papel fundamental

Os sintomas da menopausa, como ondas de calor, suores noturnos, irritabilidade, confusões mentais, entre outros, parecem ser considerados normais entre as mulheres com mais de 50 anos. No entanto, esta não é a regra para as mulheres em todo o mundo.

Pesquisadores do Departamento de Saúde Integrada na Universidade de Westminster, em Londres, entrevistaram mil mulheres britânicas com idades entre 45 a 55 anos, e compararam suas respostas com as das mulheres nos Estados Unidos, Canadá, Japão e China. A conclusão foi que as mulheres japonesas e chinesas experimentam menos sintomas da menopausa. Enquanto as mulheres britânicas são as primeiras a sofrer, e as americanas estão dentro da média.

Se quiser saber como reverter a temperatura interna do seu corpo, então você está no local adequado. A medicina alternativa inclui a terapia de alimentos, que é uma opção adequada para manipular os sintomas da menopausa.

Mas o que causa essa disparidade entre as mulheres na menopausa do Oriente e do Ocidente?

No Japão, Malásia, Hong Kong, Taiwan e China, as mulheres geralmente não procuram atendimento médico para tratar os sintomas da menopausa. As razões para estas diferenças culturais são complexas. Certamente as opções de dieta e os estilos de vida desempenham um papel chave neste processo. A pergunta que fazemos é: por que as mulheres destas culturas não precisam de terapia de reposição hormonal (TRH) ou dos tratamentos médicos que a maioria das mulheres ocidentais fazem?

Há alguns anos, tem-se gerado uma confusão em torno dos benefícios e dos perigos de hormônios artificiais. Enquanto isso, mais e mais mulheres se rendem e confiam em relatos de profissionais da saúde, e ao mesmo tempo esperam respostas da medicina alternativa.

Além de ser difícil manter-se atualizado sobre as últimas informações a respeito dos tratamentos farmacêuticos para a menopausa, muitas vezes esse conselho é influenciado por companhias farmacêuticas ou médicos que não divulgam seus laços para estudar os resultados.

A verdade reconhecida por todos os médicos é que os medicamentos têm riscos. Os medicamentos devem ser prescritos apenas quando os benefícios superam os riscos, incluindo os efeitos colaterais, que podem surgir anos mais tarde. Neste contexto, dieta e estilo de vida são terapias saudáveis que não possuem riscos. Cozinhar com ervas chinesas e incorporar a terapia alimentar, têm uma tradição de séculos e não oferecem absolutamente nenhum risco.

Este artigo é a segunda parte sobre o tema da medicina alternativa para a menopausa. A primeira parte explica como Medicina Tradicional Chinesa (MTC) considera a menopausa como parte do processo natural de envelhecimento, também chamado de deficiência renal de Yin. As manifestações do envelhecimento incluem cabelos grisalhos, secura e falta de menstruação, em outras palavras, estes são sinais de que a energias dos rins estão diminuindo.

A medicina tradicional chinesa acredita que a energia dos rins mantém o processo metabólico, e que isso naturalmente diminui com a idade. Quando o equilíbrio entre a energia yin dos rins e a energia yang se “altera”, sintomas como ondas de calor e suores noturnos podem ocorrer. Na Ásia, as ervas e alimentos chineses são comumente usados ​​para tonificar suavemente a energia do rim e, assim, restaurar o equilíbrio entre o yin e o yang.

A acupuntura também é usada para restaurar esse equilíbrio, e estudos têm provado a sua eficácia a este respeito. O papel da medicina a base de ervas foi introduzido na primeira parte, agora eu quero expor o papel da dieta no tratamento da menopausa.

Parece que a cultura asiática entendeu o sábio Hipócrates, pai da medicina credo, quando ele esboçou: “Deixe o alimento ser o seu remédio, e o remédio ser a sua comida”. Tanto é assim que as culturas asiáticas misturam quatro princípios importantes em cada refeição.

1. Durante as refeições, devemos combinar a temperatura dos alimentos. Por exemplo, as pimentas e os feijões negros são quentes, e as algas são frias.

2. UÉ bom consumir uma grande variedade de alimentos com cinco sabores em cada refeição. Estes são cinco sabores: amargo, doce, picante, azedo e salgado.

3. Quando orgânicos, os produtos de soja recém preparados são consumidos quase todos os dias.

4. Um velho provérbio chinês diz: “Aquele que toma remédio e negligencia dieta, desperdiça o talento do médico.”

Temperatura dos alimentos

Como nosso objetivo é diminuir a temperatura interna do corpo, começamos a análise pelos alimentos “frios” – aqueles nos refresca. É o mesmo princípio que se aplica ao comer melancia em um dia quente de verão. as culturas asiáticas usam a temperatura dos alimentos para equilibrar as necessidades do corpo.

Ervas e alimentos frios simplesmente refrescam. Mas o segredo está em praticar a melhor combinação. O ideal é misturar alimentos quentes e frios. Muita comida fria inibe a digestão e pode levar à diarreia. Alguns dos melhores alimentos frios são pepino, rabanete diakon, feijão em vagem, dente de leão, couve chinesa, couve-flor, aipo, cenoura e alface.

Coma pelo menos duas porções deles por dia para o seu “ar condicionado” interno entrar em ação. Frutas frias incluem limão, melão, uva, amora, maçã, pêra, melancia, damascos e caquis.

Cinco sabores

A adição dos cinco sabores em suas refeições pode ser um conceito novo, no entanto, não é muito difícil de implementar. Há vários bons livros sobre o assunto. Um dos meus favoritos é “The Tao of Nutrition”, de Ni e McNease. Alimentos amargos ajudam a maioria das pessoas que sofrem com os sintomas da menopausa. Eles funcionam como um “ar condicionado” interno, porque os alimentos amargos dispersam o calor. Exemplos de alimentos amargos são: couve, chá verde, agrião, além de nabos, aspargos e casca de tangerina.

A casca de tangerina é usada na fitoterapia chinesa e na terapia alimentar da Medicina Tradicional Chinesa. Adicionar casca de tangerina em carnes ou legumes contribui com o fluxo de Qi (energia) no estômago, melhorando a digestão. Seu sabor amargo não só ajuda na digestão, mas também alivia a indigestão. A casca de tangerina fortalece o estômago, e atua na limpeza do excesso de muco.

Alimentos de soja

Um dos fatos interessantes sobre as vantagens culturais entre as mulheres na menopausa na Ásia, é a quantidade de soja ou tofu que comem diariamente. A soja é rica em proteínas, vitaminas e enzimas. É um fitoestrógeno (compostos derivados de plantas) com atividade estrogênica. A soja tem sido parte da dieta asiática há milhares de anos. O Tofu é vendido na maioria dos mercados e é consumido em pequenas quantidades a cada dia, desde a infância até a velhice.

Mas a chave é que a soja e o tofu que consumem não são processados e nem geneticamente modificados. Infelizmente, isso está se tornando cada vez mais difícil de encontrar nas lojas ao redor do mundo, porque quase todos os grãos de soja são derivados de organismos geneticamente modificados. Não é uma escolha saudável para começar, e, infelizmente, a maioria do nosso tofu é fabricado através de um processo altamente refinado. Por esta razão, eu não considero neste momento o tofu de soja como um alimento de saudável.

Produtos alimentares refinados quase sempre perdem o seu valor nutricional após ter sido aquecido a temperaturas extremas. Este processo elimina todos os nutrientes e todas as enzimas importantes que o corpo necessita para digeri-los. Como resultado, comer tofu processado de soja pode provocar gases terrível, inchaço e indigestão, e o pior é que ele está se tornando um alérgeno comum.

Uma pequena porção de soja algumas vezes por semana não vai te machucar, mas eu recomendo comer soja apenas fermentada e que não seja transgênica. Produtos como o missô, brotos de tofu de soja, iogurte de soja e tempeh são minhas primeiras escolhas. Um pouco de molho de soja orgânico também é bom. Se você pode ter certeza que seu tofu é orgânico e não processado, eu consideraria isso uma escolha saudável.

Mudar a maneira como você olha os alimentos, de acordo com a temperatura e o sabor, leva algum tempo. Talvez este seja um conceito novo para você e/ou nunca deve ter visto alguns dos alimentos listados acima. Embora você talvez não possa optar por comer tudo nesta lista, você pode definitivamente experimentar um ou outro.

A temperatura interna do corpo não funciona exatamente como um termostato de parede. Portanto, seja paciente e persistente com mudanças na dieta, e aproveite para saborear os alimentos que você come. Encontre receitas que você goste e faça a sua dieta variada a cada dia. Incorpore em seu estilo de vida os cinco sabores que comentamos: salgado, amargo, azedo, picante e doce. A terapia da medicina chinesa utiliza alimentos ricos em fitoquímicos, vitaminas e nutrientes para restaurar a saúde e equilibrar a pessoa como um todo. Esta terapia tem sido usada há milhares de anos, e não foram registrados nenhum efeito colateral.

CRÉDITOS: Cathy Margolin, do site  www.pacherbs.com, reproduzido por Epoch Times.

__________

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.