ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA PARALISIA FACIAL

acupuntura curitiba paralisia facial

Acupuntura no tratamento da paralisia facial de Bell - utilização de puntura superficial e agulha aquecida.

Palavras-chave: medicina chinesa, acupuntura, moxabustão, paralisia de Bell
Descrição coorte:
Oitenta e seis pacientes aleatoriamente divididos em dois grupos, um grupo tratado pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e um grupo tratado pela Medicina Ocidental (MO). No grupo MTC havia 50 pacientes, 28 do sexo masculino e 22 do sexo feminino com idades entre 21 e 65 anos, que sofriam de paralisia facial entre 1 e 30 dias. Trinta e dois destes pacientes tiveram paralisia do lado esquerdo e 18 do lado direito. Os 36 pacientes restantes do grupo MO incluíam 19 homens e 17 mulheres com idades variando entre 16 e 69 anos, que sofriam de paralisia facial entre 1 e 26 dias. Vinte desses pacientes tiveram paralisia do lado esquerdo e 16 do lado direito. Os critérios de diagnóstico foram baseados no Shi Yong Nei Ke Xue (Um Estudo de Medicina Interna Prática). Os sintomas clínicos incluíam início abrupto, resultando em paresia facial hemilateral, dormência, desvio do olho e da boca, salivação excessiva, fechamento incompleto do olho, lacrimejamento, dor na área afetada e distúrbios de visão e / ou percepção de sabores. Não houve diferenças significativas entre esses membros destes dois grupos em termos de sexo, idade, duração da doença, ou sintomas clínicos.
Método de tratamento:
Os membros do grupo MTC receberam puntura superficial seguida da técnica de dispersão ou drenagem no lado da face afetado pela paralisia. Cada agulha era inserida a uma profundidade de 4-5 mm e depois retirada até a profundidade de 2-3 mm. Em seguida, a técnica de “bicada de pássaro” era aplicada rapidamente em torno do ponto até a obtenção de Te-Qi. Após a obtenção do Qi a técnica de aquecimento foi aplicada por 30 minutos ( o que significa que a moxa foi queimada nas hastes – cabeças - das agulhas. Decorrido esse tempo, as agulhas foram removidas. Foi realizada uma sessão por dia e 10 sessões completaram um curso de tratamento.
Pontos Utilizados:
Di Cang ( E4),
Jia Che (E 6),
Si Bai (E 2),
Tai Yang (M-HN-9),
Yang Bai (VB 14),
Zan Zhu (B 2),
Ying Xiang (IG 20),
Ju Liao (E 3),
Cheng Jiang (VC 24).
Os pacientes do grupo MO receberam vitamina B e dibazol combinados com 10 mg de prednisona por via oral, três vezes por dia. Após sete dias, esta dose foi reduzida e mantida por mais duas semanas. No seu conjunto, estes medicamentos foram administrados durante quatro semanas.
Resultados do tratamento:
Segundo o estudo, a “cura” foi definida como o desaparecimento completo de sinais e sintomas relacionados a paralisia facial com o retorno à normalidade da aparência do rosto e da capacidade para fechar os olhos. Um “efeito marcante” foi definido como o desaparecimento básico dos sintomas clínicos e faciais, retorno da habilidade básica para fechar o olho ainda que com ligeiro desvio do olho e da boca. “Algum efeito”, para o estudo, significou pequenas melhoras dos sintomas clínicos e da face, mas sem o fechamento completo dos olhos e persistência do desvio da boca. “Nenhum efeito” significou ausência de melhoras nos sintomas clínicos e na face.
Com base nestes critérios, 28 dos 50 pacientes no grupo MTC foram considerados “curados”, 11 tem um “efeito marcante”, 9 apresentaram “algum efeito”, e em apenas 2 o tratamento não surtiu nenhum efeito, para uma taxa de eficácia total (segundo os critérios do estudo) de 96%.
No grupo MO, 14 casos foram considerados “curados”, oito apresentaram um “efeito marcante”, cinco “algum efeito”, e em nove pacientes o tratamento não surtiu nenhum efeito, para uma taxa de eficácia total (segundo os critérios do estudo) de 75%.
Caso representativo:
A paciente era uma mulher de 23 anos de idade, examinada inicialmente em 10 de junho de 1999. Depois de ser exposta ao frio, esta jovem tinha experimentado um desconforto no lado esquerdo da face e desvio na comissura labial esquerda. O desconforto desapareceu, mas ela não foi capaz de fechar completamente seu olho e persistiu o desvio da boca. Tratada com o protocolo descrito (MTC), depois de 10 tratamentos, a paciente era capaz de fechar seu olho esquerdo parcialmente. Depois de 20 tratamentos, seu rosto voltou completamente ao normal.
Discussão:
De acordo com os autores chineses, esta condição deve é categorizada na medicina chinesa como kou pi (desviou boca). É causada principalmente devido a fatores perversos externos que atingem a rede de vasos. Assim, o Qi e o fluxo de sangue (Xue) não são suaves. Isso resulta em estagnação de Qi e estase de sangue e, portanto, os músculos e a pele perdem a sua nutrição.
Os autores do estudo usaram agulhas aquecidas mantidas em puntura superficial para aquecer e liberar o livre fluxo dos canais e rede de vasos permitindo a dissipação e a externalização dos fatores perversos. Isso resulta em melhora na circulação do sangue na área afetada do rosto, o que resulta, em seguida, na resolução do edema e da inflamação (N.T.: dentro do conceito chinês obviamente) bem como a recuperação das funções dos nervos afetados.
Traduzido por Honora Lee Wolfe , Dipl. Ac., Lic. Ac., FNAAOM. Artigo originalmente escrito por Fan Yu-shan e Chun Yao da Faculdade de Medicina Chinesa de Guangxi em Nanning (“The Treatment of 50 Cases of Peripheral Facial Paralysis with Warm Needle & Shallow Puncture Method.”Hu Bei Zhong Yi Za Zhi - Hubei Journal of Chinese Medicine issue #12, 2002, p.44)
Tradução livre para o Português e adaptação do texto: Roberto Almeida – Terapeuta Acupunturista.
Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!
Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!
NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.