ACUPUNTURA VIRA ALIADA DA PRODUTIVIDADE

PRODUTIVIDADE / INDISTRIA ROMI

Uma das terapias holísticas que as empresas começam a implementar com grande eficiência é a acupuntura, um recurso terapêutico eficaz no tratamento de diversos problemas, tanto no âmbito físico quanto no mental e emocional.

A palavra acupuntura deriva do latim acus (agulhas) e punctura (punção). É um método que consiste na punção com pequenas e sólidas agulhas, em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde, diminuir a dor ou modificar o estado geral do colaborador. Inicialmente essa terapia era feita por meio de pedras pontiagudas introduzidas na pele, depois os metais passaram a ser utilizados. Hoje, há agulhas de cobre, ouro, prata, platina e de aço inoxidável.

O método atua em pontos sensíveis da pele que transmitem os estímulos pelas linhas ao longo do corpo, denominadas meridianos. As punções agem sobre o órgão relacionado com o meridiano, direcionando a energia vital e reequilibrando o campo energético do organismo.

“Nosso corpo é permeado por canais de energias e a acupuntura, por meio da pele, gera estímulos liberando substâncias que causam sensações de bem-estar e de harmonia”, explica Luiz Vicente Romero, professor e terapeuta naturalista. “O método surgiu para equilibrar e harmonizar as forças do ser humano, as quais muitas vezes encontram-se em desarmonia, por causa dos meios externos que envolvem o homem, como o stress e a alimentação inadequada”.

O primeiro objetivo das empresas quando buscam a acupuntura é eliminar e prevenir os problemas causados por esforços repetitivos, como a LER e DORT. Porém, quando a atividade passa ser implementada, a empresa percebe que o método pode ser utilizado com mais amplitude.

“Antes de iniciarmos o trabalho de aplicações, procuramos aquilo que mais aflige o colaborador e que são retardadores de um bom desempenho profissional. Normalmente as queixas que mais aparecem são dores na coluna, tensões e emoções. As mulheres, em sua maioria, sofrem de problemas ginecológicos; as cólicas são reclamações comuns e uma das causadoras do aumento de absentismo.

E a acupuntura trabalha todos estes incômodos, minimizando-os e até mesmo eliminando-os”, coloca Romero. O custo para inclusão da acupuntura na empresa é variável. Algumas disponibilizam o espaço e a equipe de acupunturistas leva o que necessita, como macas, agulhas etc.

Outras se encarregam dos materiais e somente contratam a equipe, e há aquelas que realizam planos com clínicas especializadas, disponibilizando os serviços aos colaboradores. “Temos levantamentos de uma diminuição de 53% dos atestados de faltas dos colaboradores na empresa, mostrando que a acupuntura gera lucros sobre o capital investido”, diz professor Romero.

A Globosat, devido a solicitações dos colaboradores, criou a chamada “Semana da Saúde”, realizada uma vez a cada semestre, na qual os próprios colaboradores sugerem atividades para melhoria da qualidade de vida.

A acupuntura sempre foi solicitada, por isso a empresa disponibilizou o espaço para a atividade e firmou parcerias para que os funcionários pudessem fazer em clínicas especializadas, por um custo menor do que o oferecido no mercado. “Nós percebemos de imediato o retorno positivo que o método proporcionou.

Hoje sentimos que os profissionais estão muito estressados e a acupuntura trouxe o equilíbrio comportamental. É claro que existe a questão da periodicidade, por isso trabalhamos a parceria com clínicas.

A idéia é que nossos colaboradores sempre trabalhem com a qualidade de vida, para que não tenham problemas futuros”, explica Mônica Lopes, consultora de RH da empresa. Neide Vianna Hellich, colaboradora da Globosat, declara que a acupuntura ajudou a devolveu o equilíbrio, combatendo o stress do seu trabalho.

“O método auxiliou-me em vários aspectos. Sem contar que só pelo fato de você trabalhar em uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida dos colaboradores, já é algo que te motiva”. As sessões de acupuntura podem ser iniciadas com laser para os colaboradores que têm receios das agulhas.

A acupuntura não possui contra-indicações, o que precisa é praticá-la corretamente. A aplicação não precisa ser feita por médicos, mas por um especialista no método. A atividade pode trazer diversos benefícios, entre eles promover o bem-estar físico e mental dos colaboradores, prevenir e eliminar as causas do stress e, por conseqüência, melhorar a produtividade.

CRÉDITOS: Portal RHCentral.

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.

ARTRITE, ARTROSE, OSTEOARTRITE E OSTEOARTROSE, QUAL A DIFERENÇA?

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O termo Artrite é utilizado para definir uma alteração inflamatória que acomete a articulação.

Qualquer pessoa seja um atleta profissional, um esportista de fim de semana ou mesmo um indivíduo mais idoso, quando submetido a determinados esforços mais intensos ou mesmo traumáticos, pode desenvolver um quadro inflamatório da articulação que, nesta fase aguda, recebera a denominação de artrite.

A artrite (inflamação da articulação) pode ser sintoma de inúmeras doenças, sendo sempre de vital importância o diagnóstico da doença que originou a inflamação.

A artrite dos esportistas, como regra é traumática e deve ser diferenciada daquela das outras doenças reumatológicas, dos processos infecciosos, das doenças microcristalinas e, principalmente, da Artrite Reumatóide, esta sim uma doença específica.

Os termos Osteoartrose, Osteoartrite e Artrose definem uma mesma doença que chega a acometer até 30% da população adulta acima dos 50 anos.

Se lembrarmos que o prefixo "artro", vem do grego "arthros" e significa articulação, e a ele juntarmos o sufixo "ite" que significa inflamação, teremos a etimologia da palavra "artrite". O mesmo acontecerá ao juntarmos o sufixo "ose"que significa degeneração.

Os termos Osteoartrite e Osteoartrose surgiram posteriormente, para exemplificar melhor a doença Artrose, quando foi descoberto que o osso sub condral (embaixo da cartilagem) participava no processo fisiopatológico da Doença.

Resumindo, quando nos referimos a Osteoartrose, Osteoartrite ou Artroseestaremos sempre falando de uma mesma doença que deve ser tratada o mais precocemente possível, para que a mesma não cause incapacidade.

Os Condroprotetores são hoje a primeira opção, como terapêutica de base nestas doenças devendo sempre ser associado as demais medidas de ordem geral e a minimização dos fatores de risco.

CRÉDITOS: Dr. Antonio Carlos Novaes (Reumatologista), Assistente Estrangeiro da Fac. de Med. de Paris www.osteoartrose.com.br

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“ÁGUA NO JOELHO”

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“ÁGUA NO JOELHO” – O QUE É

É um aumento da quantidade do líquido que normalmente existe no interior dos joelhos, denominado líquido sinovial. Na verdade não é somente um aumento na quantidade deste líquido, mas também há uma alteração na qualidade e em algumas características físicas do mesmo, como veremos mais adiante.

Vamos a uma primeira pergunta:


O que é o líquido sinovial e onde ele é “fabricado”?

O líquido sinovial é um líquido encontrado no interior das articulações de nosso organismo. É produzido tanto pelas células da membrana sinovial, que é uma membrana que reveste internamente as articulações, como pela circulação sangüínea desta membrana. Na formação deste líquido esta membrana fornece uma substância chamada ácido hialurônico e certas proteínas, ao passo que a circulação sangüínea desta membrana fornece os eletrólitos, algumas células , glicose, etc.

Vamos a outra pergunta:

Como é o líquido sinovial normal que existe dentro de nossos joelhos e qual sua diferença com “água” no joelho?

O líquido sinovial normal é um líquido transparente de cor amarelo palha com o pH médio em torno de 7,38. É composto, como vimos acima, de água, eletrólitos, ácido hialurônico, proteínas, glicose, etc. Estes e outros componentes que existem no líquido sinovial, assim como suas propriedades físicas tais como a transparência, côr, pH, viscosidade, elasticidade,  podem se alterar nas diversas doenças e nos traumas que atingem esta articulação. É a este líquido com suas características alteradas, inclusive em sua quantidade, que denominamos “água” no joelho. Pode causar problemas como veremos mais adiante. Para nós ortopedistas, a presença de “água” no joelho indica que há um distúrbio dentro desta articulação, seja como conseqüência de um trauma como a ruptura de meniscos, ou uma doença que atinge o joelho como nas artrites, artrose, etc. aumentando de 2 ml para 20, 40, 80, 100 ml causando, entre outras coisas, dor e desconforto em nossos joelhos.

Quanto deste líquido sinovial temos normalmente dentro dos nossos joelhos e para que serve este líquido?

Normalmente temos cerca de 2 ml de líquido sinovial dentro do joelho . Temos algumas funções importantes deste líquido, entre as quais, a de lubrificar as superfícies articulares para diminuir o atrito entre ambas as superfícies articulares e assim podermos movimentar bem nossos joelhos, deslizando uma superfície articular sobre outra.  Também participa da diminuição do impacto entre estas superfícies articulares. Uma função muito importante do líquido sinovial e que não pode ser esquecida é a nutrição e portando a vitalidade da cartilagem articular e parte dos meniscos. É muito importante a vitalidade desta cartilagem articular, pois sua degeneração, seu “desgaste” leva à uma doença  conhecida como artrose.

Podemos “tirar” a água do joelho para exames laboratoriais?

É o que fazemos diante de um joelho com um derrame articular que não sabemos a causa, pois “água” no joelho não é doença, mas sim um sintoma de alguma doença ou trauma que atingiu o joelho e que para um tratamento ideal, devemos pesquisar sua causa. Colhemos esta “água” com seringas e agulhas com técnica apropriada e a enviamos ao laboratório de análise para pesquisa de uma série de itens.

Porque surge “água” no joelho?

Para se ter idéia de algumas das causas de “água” no joelho, podemos citar os traumas de joelhos com rupturas de estruturas internas como os meniscos, os diversos tipos de artrites, artrose, gota, sinovites. Doenças a distância como a infecção intestinal por salmonelose, parasitose intestinal, ou mesmo uma infecção genito-urinára como a gonorréia, entre outras inúmeras moléstias também podem provocar derrame articular no joelho. São as chamadas “artrites reativa.”

É preciso retirar a “água do joelho” ?

As vezes sim outras vezes não. Quando este derrame articular é grande e causa dor, então aspiramos com seringa e colocamos ou não fármacos no interior do joelho no intuito de não voltar a inchar ou sentir dor. Outras vezes precisamos aspirar este líquido para enviá-lo a exames laboratoriais para se poder chegar a conclusão qual a causa deste derrame para poder combatê-la de forma correta. As vezes também procedemos a remoção do líquido, conhecida como artrocentese, no pós operatório de algumas cirurgias, pois a presença deste líquido acima de determinado volume dificulta a recuperação de  uma hipotrofia muscular. Também devemos lembrar que como neste derrame articular suas propriedades estão alteradas, então este líquido não irá cumprir suas funções de forma correta, podendo levar esta articulação a um processo degenerativo de caráter irreversível conhecida como artrose. O derrame articular pode aparecer de forma lenta e progressiva ou de forma aguda, rápida, como numa crise de gota, em que nosso paciente deita com o joelho normal e acorda no meio da noite com êle inchando, chegando pela manhã muitas vezes com um derrame em torno de 50, 60ml ou mais dentro do joelho causando muita dor, sendo uma das indicações de remoção deste líquido em caráter de urgência.

Como combater esta afecção?

Dependendo da causa do derrame articular, pode ser fácil e rápido, como em pequenos traumas, demorando um pouco mais em algumas artrites chamadas de artrite reativa, cuja causa está a distância, longe do joelho como foi mencionado acima, como a infecção intestinal por salmonelose, parasitose intestinal, vírus, etc. É interessante que no caso da artrite reativa o derrame no joelho costuma surgir após 1 semana a 1 mês de adquirida a moléstia. Outras vezes torna-se extremamente difícil, como na artrite reumatóide na qual o derrame articular no joelho é apenas um dos vários aspectos desta moléstia. Neste caso é tratada pelos reumatologistas. Neste aspecto, o ortopedista pode ajudar o reumatologista fazendo  uma cirurgia chamada artroscopia, que tem por finalidade examinar internamente o joelho, observar o estado da cartilagem articular, dos ligamentos cruzados, dos meniscos e das características da membrana sinovial já mencionada no início. Neste caso, além destes dados fazemos uma biópsia pela artroscopia para poder identificar, dentro de certos limites, qual o tipo de artrite que está atacando o joelho. De maneira geral nestas artrites, esta membrana está aumentada de tamanho através das chamadas vilosidades sinoviais e portanto também está aumentada a produção deste líquido enfermo. Uma das opções no momento da artroscopia além da biópsia, é a de diminuir o tamanho destas vilosidades fazendo-se a chamada sinovectomia, que é um procedimento semelhante ao que fazemos ao podarmos a grama de um jardim e desta forma conseguimos, pelo menos de forma temporária, a diminuição da produção deste líquido alterado e com isto, melhor controle da moléstia pelo reumatologista.

Para finalizar, podemos dizer de forma resumida, que “água” no joelho, assim como a febre, não é uma doença mas sim um sintoma de uma moléstia e que devemos nos empenhar em procurar sua origem, sua causa e combatê-la convenientemente.

FONTE: Orto Clínica Bauru

VEJA TAMBÉM:

ACUPUNTURA E OSTEOARTROSE DE JOELHO (GONARTROSE)

DERRAME ARTICULAR DO JOELHO

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HERPES ZOSTER E ACUPUNTURA

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Microfotografia do vírus varicela zoster. Fonte: varicellazoster.org

Estou com Herpes Zoster há duas semanas e tomando Penvir®. Não estou passando nada nas lesões, mas estou sentindo muita dor. O que posso fazer para aliviar?

(Elizandra)

Herpes zoster é uma reativação do vírus que causa a catapora. Quem teve catapora, mesmo que há muitos anos, permanece com o vírus armazenado em seu organismo. Em algum momento esse vírus pode se reativar, principalmente em situações em o organismo estiver fragilizado. Nessa situação a pessoa vê surgir repentinamente bolhas em sua pele. A área afetada em geral é linear, como uma faixa, e acomete um lado do corpo. Assim, é possível que uma faixa com bolhas surja de lado do tórax, do abdome ou mesmo da face, e as lesões não ultrapassam a linha média do corpo.

acupuntura curitiba herpes zoster 2

Lesões da doença. Fonte:http://www.atlasdermatologico.com.br/

Herpes zoster dói muito porque não afeta somente a pele. Ele também atinge o nervo que chega até a pele. E a inflamação do nervo é responsável por um sofrimento considerável durante a crise de zoster. A área da pele afetada dói, arde, incomoda. Às vezes incomoda tanto que mesmo o roçar do vento ou o encostar das roupas são insuportáveis. A inflamação ainda pode deixar uma sequela no nervo. Assim, a dor continua mesmo após a melhora da crise aguda da doença, e pode demorar meses ou anos até melhorar.

acupuntura curitiba herpes zoster 3

Lesões da doença. Fonte:http://www.atlasdermatologico.com.br/

É importante tratar a crise de zoster. O objetivo é diminuir a duração da crise, controlar a dor e diminuir o processo inflamatório, numa tentativa de prevenir a sequela de dor persistente após o zoster. Além do tratamento antiviral, que você está fazendo, é importante tomar analgésicos potentes. De acordo com avaliação médica, também é recomendável tomar cortisona, que é um potente antiinflamatório.

Lesões da doença. Fonte:http://www.atlasdermatologico.com.br/

Quanto a passar algum produto nas lesões, isso nem sempre é fundamental. Mas pode ser interessante fazer compressas secativas durante a fase de bolhas.

Créditos: Dermatologista Lucia Mandel – Blog Espelho Meu – Portal Veja.com

NOTA DO SITE

O tratamento do herpes zoster por Acupuntura apresenta resultados bastante interessantes, proporcionando rápida recuperação dos pacientes1 . Em nossa experiência clínica, observamos efeitos pronunciados na redução da dor, regressão das lesões e aumento da imunidade do paciente. A OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou em 2002 um documento2 no qual expõe os resultados de várias pesquisas onde foram analisadas a eficácia da acupuntura – assim como das técnicas de moxabustão, ventosa, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu / tuina e acupressura (pressão digital nos pontos) – em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde. No tratamento do herpes zoster, segundo este estudo, desapareceram a dor e  lesões após 1,48 e 5,76 dias respectivamente, em comparação com medicação convencional (10,5 e 10,4 respectivamente). Mais recentemente, em 2011, um teste clínico randomizado e controlado forneceu a primeira evidência do grande potencial da Acupuntura no tratamento da dor herpética aguda3.

Na prática clínica, já observei a manifestação de três aspectos nesta doença, sozinhos ou associados, segundo o diagnóstico tradicional:

a) Vento-Calor na pele: os agentes patogênicos florescem em uma condição de vazio do wei qi produzindo grande calor e dor. O paciente costuma apresentar aversão ao vento, sede, dor generalizada, olhos secos e vermelhos e garganta seca. O pulso apresenta-se flutuante e rápido.

b) Calor-umidade no fígado e vesícula biliar: o fluxo de qi e de xue ficam comprometidos, estagnando-se o que contribui para o aumento da temperatura do Xue no fígado. A dor pode se acentuar no trajeto dos meridianos e a queixa é de que a “dor queima como fogo”. Neste caso observa-se boca amarga, náuseas e/ou vômitos (vômito amargo e ácido), dor de cabeça pulsátil, ansieade, muita irritação, urina escura e escassa (pode “queimar”). O pulso é em corda e rápido. A língua possui saburra e/ou descascada.

c) Umidade-calor no estômago e baço: neste caso observa-se deficiência de Qi com formação de umidade. O paciente tem febre, cansaço, fadiga, falta de apetite, distensão abdominal e urina escassa. Pode haver diarréia. A língua apresenta uma saburra amarela e úmida, pegajosa e o pulso se apresenta flutuante, fraco, rápido.

Os tratamentos que apliquei objetivaram clarear o calor, eliminar a umidade e elevar a resistência do organismo. Pontos de acupuntura clássicos utilizados (principais) envolvem:

IG4,IG11,F2,F3,BP6,BP10,E40,E36,VB34,VG20 dentre outros como Hwatuo nas vértebras proximais às lesões (com ótimo resultado).

Em aurículoterapia uso necessariamente sangria na helix, Yang F1 e F2 e “triângulo de auriculocibernética” (segundo Prof.: Marcelo Pereira de Souza), dentre outros.

Fitoterápicos: unha de gato e espinheira santa, dentre outros.

REFERÊNCIAS

1 Castro Gutiérrez, Maribel; Díaz Ruiz, Annie; Riveiro Rodríguez, Roxana; Moya Carrillo, Reinier. La acupuntura como modalidad terapéutica en el Herpes Zoster / Acupuncture as therapeutic alternative in herpes zoster. Medicentro (Villa Clara);7(1), 2003. tab.

2 Zhang X (coord.). Acupuncture: Review and Analysis of Reports on Controlled Clinical Trials. Geneva: World Health Organization; 2002.

3 Ursini T, Tontodonati M, Manzoli L, Polilli E, Rebuzzi C, Congedo G, Di Profio S, Marani Toro P, Consorte A, Placido G, Lagana S, D'Amario C, Granchelli C, Parruti G, Pippa L, Pain Study Group VP. Acupuncture for the treatment of severe acute pain in Herpes Zoster: results of a nested, open-label, randomized trial in the VZV Pain Study. BMC Complement Altern Med. 2011 Jun 5;11(1):46.

BIBLIOGRAFIA

MACIOCIA, G. Diagnosis in Chinese Medicine: A Comprehensive Guide. Philadelphia: Churchill Livingstone, 2004.

SOUZA, Marcelo Pereira de. Tratado de Auriculoterapia. Brasília – Distrito Federal: Ed. Med Center, 2001.

Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!

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ANSIEDADE E ACUPUNTURA: UM ESTUDO DE CASO

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O Tratamento da Ansiedade por Intermédio da Acupuntura: Um Estudo de Caso

(publicado em Psicologia Ciência e Profissão, 2010, 30 (1), 199-211)

Resumo: A ansiedade é um fenômeno amplamente estudado no ocidente pela Psicologia, pela psicanálise e pela Medicina. Caracteriza-se por um estado subjetivo desagradável de inquietação, tensão e apreensão. Embora a terminologia ansiedade não seja encontrada na literatura da medicina tradicional chinesa, os sintomas descritos são amplamente estudados. Tal literatura considera essa patologia metaforicamente uma desarmonia do espírito, e apresenta uma série de possibilidades de intervenções por técnicas tradicionais como a acupuntura.

O objeto deste artigo é relatar o tratamento realizado por meio da acupuntura a uma paciente que apresentava transtorno de ansiedade. Após a identificação dos sintomas de ansiedade, realizados pela queixa da paciente e pela análise clínica embasada no DSM IV, foram realizadas 10 sessões de acupuntura tradicional chinesa, utilizando como referencial teórico a literatura clássica da medicina chinesa.

Os resultados obtidos foram a diminuição parcial dos sintomas a partir da quarta sessão e uma significativa melhora da paciente, com o relato do alívio dos sintomas a partir da sexta sessão de tratamento.

Nota do site: o presente artigo foi editado. Selecionamos o material estritamente relacionado à Medicina TRadicional Chinesa. No entanto, recomendamos também a leitura do artigo completo que pode ser baixado no link no final da página.

Compreensão do fenômeno ansiedade pelo referencial teórico da medicina tradicional chinesa – acupuntura
A palavra ansiedade é uma palavra ocidental que se refere a um estado somato-psíquico descrito pela Psicologia e pela Medicina ocidentais. Nesses termos, a terminologia ansiedade não é uma terminologia oriental, portanto, na literatura clássica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é impossível encontrar descrições de tratamentos para ansiedade. Aliado a isso, na MTC, não existe separação entre mente, corpo e espírito, portanto, não existem classificações de doenças ou distúrbios exclusivamente psicológicos ou psiquiátricos, como ocorre no ocidente, como, por exemplo, no caso de transtornos de ansiedade.

Entretanto, de acordo com Ling-Shu (1995), na MTC, existe uma classificação de doenças nas quais se enquadram as patologias que apresentam maior sintomatologia psíquico/ emocional, as chamadas dian-kuang, que podem ser traduzidas por perturbações mentais. Nas dian-kuang, porém, estão enquadradas as patologias mais severas, o que, no ocidente, pode ser traduzido por psicoses. Assim sendo, distúrbios menos intensos, como, por exemplo, estados ou transtornos de ansiedade, não poderiam ser classificados como patologias dian-kuang. Nessa perspectiva, autores como Campiglia (2004) e Auteroche e Navailh (1992) entendem que fenômenos como a ansiedade são sintomas (assim como no ocidente) de distúrbios de outra ordem. Aliado a isso, como na MTC não existe separação entre corpo, mente e espírito, uma desarmonia em um dos cinco principais órgãos do corpo (na perspectiva chinesa: coração, baçopâncreas, pulmão, rins e fígado) ocasionará automaticamente um desequilíbrio nos aspectos mentais e espirituais desses órgãos, chamados respectivamente de shen, hun, po, yi e zhi. Nessa perspectiva, como a ansiedade é sintoma de uma desarmonia, ela pode ser sintoma de desequilíbrio de qualquer um desses aspectos, sendo, porém, mais marcadamente considerada um distúrbio do shen, que significa espírito (Campiglia, 2004), ressaltando-se que, para os chineses, o espírito reside no coração. Esse espírito não fica preso no coração, mas circula por todo o corpo, garantindo a vitalidade e a consciência, regulando o humor e a sensação de bem-estar no mundo, como destaca Campiglia (2004):

O Shen aloja-se no coração. O coração é o órgão que funciona como receptáculo das funções ativas da consciência, ele abriga ou expressa sentimentos, emoções, desejos mais profundos, imaginação, intelecto e memória dos eventos passados. Como um copo ou cálice, o coração contém o sangue e o Shen, que são seu conteúdo, seu vinho sagrado... Ou seja, ao se alojar no coração, o Shen não está em um lugar fixo, mas circula como o sangue nos vasos. Ele está em todo o corpo, pois o sangue dos vasos irriga tudo, da pele aos olhos. O Shen é, portanto, uma atividade dinâmica que está na essência do coração. Adquire-se e desenvolve-se a consciência interagindo com o mundo e com os próprios órgãos e o Shen está presente em cada um deles. (p 92)

Assim, para os chineses, um distúrbio no coração corresponde automaticamente a uma desarmonia no espírito. A ansiedade, então, pode ser entendida como o resultado de uma desarmonia do espírito, seja por uma situação de excesso, insuficiência ou estagnação de qi (energia) ou xue (sangue) no coração ou em outros órgãos que acabam afetando o coração.

Essa situação de excesso, insuficiência ou estagnação pode ser causada pelos seis fatores patogênicos externos, vento, frio, calor, umidade, secura e fogo; pelos sete fatores internos, alegria, raiva, tristeza, pesar, preocupação, medo e pavor, ou pelos fatores nem internos nem externos, como a alimentação, os traumas, o excesso de trabalho, de exercícios físicos ou de relações sexuais (Campiglia, 2004; Chonghuo, 1993).

Embora não existam na literatura clássica da MTC referências específicas ao fenômeno ansiedade, a não ser como um sintoma de distúrbios nos cinco órgãos, mais preponderantemente no coração, já existem autores modernos, como Ross, que traçam um paralelo mais direto entre as terminologias ocidental e oriental. Para Ross (2003, p. 461), a ansiedade “pode ser definida como um estado subjetivo desagradável e inquieto de tensão e apreensão, no qual é difícil relaxar ou encontrar calma e paz”. Tomando como base o princípio chinês da indissociabilidade entre corpo, mente e espírito e da relação entre os cinco órgãos, Ross (2003) também enfatiza que a ansiedade é causada por uma perturbação do sistema do coração. O autor acrescenta que o surgimento de distúrbios de ansiedade está relacionado constantemente a um desequilíbrio entre os sistemas do coração e do rim: “A ansiedade do coração está baseada no medo do rim, com sentimentos característicos de apreensão, do medo de que algo terrível aconteça. A ansiedade pode então vir combinada de sobressaltos e receio, com sinais físicos como tremor, freqüência urinária ou intestinos soltos” (Ross, 2003, p. 464).

De acordo com o autor, a ansiedade é o resultado de um distúrbio do shen, é um sintoma que indica que o espírito não está conseguindo se mover de modo adequado pelo corpo. Nesse sentido, Ross (2003, p. 465) afirma que, na perspectiva chinesa, existem pelo menos três tipos diferentes de ansiedade, de acordo com a situação que a originou:

Ansiedade por excesso: “...O fogo fleuma do coração é uma forma de excesso que pode levar à ansiedade e à confusão de pensamento, linguagem e comportamento. Consiste, essencialmente, em fleuma, decorrente da deficiência do baço, em combinação com o fogo do coração. Pode surgir de um estresse emocional ou do excesso de fumo, do álcool e de alimentos gordurosos, com falta de exercícios físicos”.

Ansiedade por estagnação: “A estagnação pode dar origem ao distúrbio do movimento. A estagnação do qi do coração e do qi do fígado, por exemplo, decorrentes da estagnação emocional, podem levar ao distúrbio do espírito do coração e à hiperatividade do yang do fígado, levando à ansiedade. A estagnação do qi pode resultar em acúmulo de fleuma, que pode perturbar a livre circulação do espírito, causando ansiedade”.

Ansiedade por deficiência: “a ansiedade aumenta quando a energia está reduzida, quando há deficiência por falta de sono e descanso, excesso de trabalho, estresse, doença e nutrição deficiente, além de outros fatores. A deficiência do qi do coração e do rim, do yin do coração e do rim, e do sangue do coração e do baço podem dar origem à ansiedade, já que o qi, o yin e o sangue são necessários para manter o espírito estável”.

Descrição da paciente tratada por meio da acupuntura tradicional chinesa

A paciente objeto deste estudo foi uma mulher com 39 anos, casada, com três filhos, residente no interior de uma cidade com cerca de 8.000 habitantes e com economia baseada na agricultura.

Quanto à profissão, refere-se a si própria como do lar, apesar de ajudar o marido na lida do campo, na plantação de milho e soja e na criação de porcos. Procurou atendimento psicológico por apresentar, de acordo com seu relato, um constante estado de ansiedade aliado a uma depressão leve, e relatou também apresentar um quadro de medo advindo de eventuais episódios de sensação de morte e uma grande preocupação com a família, embora não saiba definir em relação a que essa preocupação se apresentava. A paciente relatou que, há 9 anos, apresentou um quadro de depressão diagnosticado por um médico clínico geral da cidade onde morava, e realizou tratamento com antidepressivos por 3 anos, apresentando um relativo alívio dos sintomas.

Desde então, utilizou um antidepressivo natural chamado Ipérico, porém este também ocasionava apenas a supressão temporária dos sintomas, tendo de ser consumido com bastante regularidade. Durante as crises, a paciente relatou que ficava extremamente sensível, com sensação de peso no corpo e na cabeça, afirmando sentir mais os sintomas no período noturno, principalmente antes de dormir. Afirmou também que sentia pressão no peito, com dificuldade para encher o pulmão, ficava agitada mentalmente, ao mesmo tempo em que apresentava apatia para realizar as atividades do cotidiano e sem capacidade de traçar perspectivas para o futuro.

A ocorrência dos sintomas era constante (todos os dias), e eram aliviados apenas com o uso da medicação; entretanto, ressaltou que existia uma pequena acentuação dos sintomas pela manhã, quando acordava, e à noite, quando ia dormir. Em relação ao início de suas preocupações e sensações desagradáveis, informou que surgiram quando tinha aproximadamente 13 anos; o pai, que tinha câncer, estava sempre doente, e a paciente ficava constantemente com medo de sua morte.

A paciente não acredita que os seus sintomas atuais tenham ligação direta com o pai, que morreu quando ela tinha 22 anos. Afirmou, porém, que os mesmos começaram a surgir com intensidade, quando tinha 27 anos e depois que um tio, que era muito parecido com o pai, também morreu. De acordo com a paciente: “estávamos enterrando o pai pela segunda vez”.

A partir dos relatos feitos pela paciente nas entrevistas iniciais, relacionou-se a sua fala com o que está descrito no DSM-IV (2002), e foi possível identificar que a mesma apresentava características de um transtorno de ansiedade generalizada. Além disso, a paciente se caracterizava também por ser uma pessoa bastante simples, com pouca instrução formal, o que, por vezes, dificultava a exposição de seus sentimentos, sendo suas falas bastante sucintas e as respostas às perguntas geralmente monossilábicas. Tais características constituíram um elemento que dificultou a realização de atendimento psicológico baseado exclusivamente em um tratamento pela fala, razão pela qual se ofereceu à paciente a possibilidade de realizar um tratamento complementar utilizando-se a técnica da acupuntura, que foi aceita. Em relação a aspectos gerais da paciente, dentro de um padrão de diagnóstico pela acupuntura, a mesma afirmava não gostar muito do frio, preferindo o calor; apresentava bastantes calafrios, principalmente quando estava nervosa, e não costumava ter febres nem transpirar com facilidade; apresentava boa digestão e sua sede era normal; não sentia nenhum sabor mais acentuado e tinha bom sono, entretanto, apresentava sonhos repetitivos quando estava deprimida; eram sonhos recorrentes, que geralmente envolviam desastres, como aviões caindo perto de casa. Quanto à urina, apresentava cor, volume e frequência normais; o mesmo em relação aos intestinos e ao ciclo menstrual. Em relação aos órgãos dos sentidos, apresentava apenas leve dificuldade para enxergar de perto.

Resumo clínico da doença - o diagnóstico pela medicina tradicional chinesa e princípios de tratamento por intermédio da acupuntura

Com base nas entrevistas realizadas com a paciente e na apalpação dos pulsos, que apresentavam, principalmente, sinais de coração em excesso e baço deficiente ou estagnado e rim bastante deficiente, levantou-se a hipótese diagnóstica, dentro da perspectiva da medicina tradicional chinesa, de que a ansiedade ocorria, de acordo com Auteroche e Navailh (1992), Ross (2003) e Chonghuo (1993), por excesso de fogo no coração, e, possivelmente, fleuma por insuficiência do baço, que, nessa situação, não conseguia retirar a umidade adequadamente.

Essa hipótese foi reforçada pelo exame da língua, que constantemente se apresentava grossa, redonda, edemaciada, sem saburra, com marcas de dentes e com petéqueas na região correspondente ao coração. Além disso, foi possível ainda fazer uma conjetura utilizando a teoria dos cinco elementos descrita por Yamamura (2001) e Xinong (1999), estabelecendo suposições que, devido a traumas emocionais sofridos, como, por exemplo, uma contínua tristeza e frustração devido à doença e morte do pai e, posteriormente, do tio, a paciente tivesse elevado intensamente o receio e a preocupação consigo mesma e com a família, o que continuamente foi debilitando o baço ao longo dos anos. Com o baço debilitado, esse começou a exigir mais energia do coração, o que fez com que o fogo do mesmo ficasse elevado.

A deficiência do baço e a própria tristeza e magoa contínua podem ter debilitado o pulmão, o que contribuiu para agredir ainda mais o rim, também debilitado pelo receio. Nessa perspectiva, com o coração em excesso e o rim debilitado, a água do rim não conseguiu mais controlar o fogo do coração, e o shen ficou agitado, surgindo então os sintomas característicos da ansiedade (fenômeno assim denominado no ocidente).

Assim sendo, para reverter esse quadro, optou-se essencialmente pelo tratamento recomendado na medicina tradicional chinesa, por Auteroche e Navailh (1992), Ross (2003) e Chonghuo (1993), que é “acalmar o coração, remover a estagnação do baço e fortalecer o baço e o rim” por meio da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo que, combinados, apresentam essa finalidade, ou seja, pela acupuntura.

Relato do caso – método do tratamento realizado e explicação dos princípios e pontos utilizados

No tratamento dos sintomas da paciente, foram utilizados os pontos de acupuntura abaixo relacionados, que apresentam (dentre outras) as seguintes funções de acordo com Focks (2005) e Ross (2003):

R3 – (terceiro ponto do canal de energia do rim) Regula o equilíbrio do yin e do yang, fortalece e estabiliza a mente e as emoções, equilibra a labilidade emocional, a deficiência do qi do rim; tonifica o rim e beneficia a essência e tonifica o sangue.

R6 – (sexto ponto do canal de energia do rim) Tonifica o yin do rim, a deficiência do rim, nutre o yin, principalmente quando existe excesso de fogo no coração, promove o sono e os fluidos corpóreos.

C7 – (sétimo ponto do canal de energia do coração) Tonifica o coração, equilibra o yin e o yang, estabiliza o coração, clareia a mente, acalma a mente e as emoções, regula o espírito, tonifica o sangue, tonifica o yin do coração, elimina o fogo.

CS6 – (sexto ponto do canal de energia do coração/sexualidade) Move a estagnação e acalma irregularidades do qi, remove a estagnação de sangue e fleuma, acalma o espírito, remove a estagnação do qi do pulmão, tonifica o coração; é indicado para dor, choque e traumatismo.

CS7 – (sétimo ponto do canal de energia do coração/sexualidade) Acalma o espírito, move a estagnação e regula o qi do coração e do estômago.

E25 – (vigésimo quinto ponto do canal de energia do estômago) Regula o estresse emocional, regulariza o qi.

E36 – (trigésimo sexto ponto do canal de energia do estômago) Fortalece o baço e o estômago para produzirem qi e sangue, que eliminam a umidade; faz subir o qi, tonifica o sangue e o qi, estabiliza a mente e as emoções, regulariza o qi defensivo e nutritivo.

P5 – (quinto ponto do canal de energia do pulmão) Resfria e acalma o pulmão, trata a retenção de fleuma no pulmão, trata a deficiência de yin no pulmão.

P7 – (sétimo ponto do canal de energia do pulmão) Expele o vento externo, fortalece o pulmão melhorando a circulação do qi defensivo, remove a estagnação do qi do pulmão, remove as emoções estagnadas do pulmão, como a tristeza e a mágoa reprimidas.

P9 – (nono ponto do canal de energia do pulmão) Tonifica o qi do pulmão, tonifica o yin do pulmão, fortalece os vasos sanguíneos e a circulação do sangue. IG4 – (quarto ponto do canal de energia do intestino grosso) Remove o vento exterior, remove o calor, relaxa a tensão muscular, move estagnações do sangue, acalma a hiperatividade do yang do fígado, acalma a mente, tonifica o qi e o sangue.

IG11 – (décimo primeiro ponto do canal de energia do intestino grosso) Expele o vento exterior, remove o calor, relaxa a tensão muscular e alivia a dor, acalma a hiperatividade do yang do fígado, resolve a umidade.

F3 – (terceiro ponto do canal de energia do fígado) Move a estagnação do qi e do sangue, acalma a hiperatividade do yang do fígado, elimina o vento do fígado e reduz espasmos e dor; tonifica o sangue e acalma o espírito.

F14 – (décimo quarto ponto do canal de energia do fígado) Move a estagnação do qi do fígado, elimina a umidade calor do fígado; utilizado para congestionamento mental e emocional.

VC4 – (quarto ponto do canal de energia do vaso da concepção) Fortalece o jing, o qi, o yin e o yang do rim, dispersa a estagnação do qi. VC6 – (sexto ponto do canal de energia do vaso da concepção) Tonifica a deficiência e move a estagnação do qi.

VC12 – (décimo segundo ponto do canal de energia do vaso da concepção) harmoniza a preocupação e a insegurança, tonifica a deficiência do qi e do yang do baço, move a estagnação e regula a rebelião do qi do estômago.

VC15 – (décimo quinto ponto do canal de energia do vaso da concepção) Acalma o espírito quando este está agitado pelo fogo do coração ou obstruído pela fleuma no coração. VC17 – (décimo sétimo ponto do canal de energia do vaso da concepção) Dispersa a estagnação do qi, remove a estagnação do qi do coração, do sangue do coração, do qi do pulmão e do aquecedor superior.

BP3 – (terceiro ponto do canal de energia do baço-pâncreas) move a estagnação do qi do baço, tonifica a deficiência e fortalece o baço, resolve o esgotamento e o embotamento mental por umidade e fleuma.

BP6 – (sexto ponto do canal de energia do baço-pâncreas) Tonifica o baço, o qi e o sangue, elimina a umidade, tonifica o yin, acalma a mente, regula o qi do fígado.

BP9 – (nono ponto do canal de energia do baço-pâncreas) Elimina a umidade.

TA4 – (quarto ponto do canal de energia do triplo aquecedor) Tonifica a deficiência do qi do rim, remove o excesso do vento e calor e a estagnação do qi.

TA5 – (quinto ponto do canal de energia do triplo aquecedor) Remove vento e calor e a estagnação do qi do fígado. Yintang – (ponto extra localizado no entre as sobrancelhas) Acalma a mente, diminui cefaléia, tonturas e a sensação de peso na cabeça; é utilizado em casos de estados de ansiedade, de distúrbios do sono e em estados de confusão mental.

A seleção e a utilização desses pontos ocorreram a partir de breve investigação oral da paciente e do exame dos pulsos e da língua em cada sessão.

Dentro da perspectiva teórica da acupuntura, é possível identificar a qualidade da energia qi dos órgãos do corpo, a saber, pulmão, baço-pâncreas, ming men (órgão da medicina chinesa correspondente a um dos rins), coração, fígado e rim, por intermédio do exame dos pulsos do paciente (Auteroche & Navailh, 1992; Flaws, 2005; Yamamura, 2001; Xinong, 1999). Procedimento semelhante pode ser realizado pelo exame da língua, que apresentará, em áreas específicas (correspondentes aos órgãos do corpo), sinais como edemas, palidez, vermelhidão, rachaduras, saburras de diversas espessuras e tonalidades (Maciocia, 2003; Xinong, 1999).

A partir do exame da língua e dos pulsos, a qualidade da energia de cada órgão pode ser classificada como normal, em excesso, estagnada, deficiente ou inexistente, sendo que cada uma dessas características acarretará uma sintomatologia diferenciada no paciente, que é tratado com a estimulação, a sedação ou a harmonização de pontos de acupuntura específicos (Maciocia, 2003).

A estimulação de um ponto de acupuntura é feita com a inserção da agulha no mesmo sentido do fluxo do canal de energia, deixando-se a agulha inserida no corpo por um tempo reduzido, aproximadamente 10 a 15 minutos.

Já a sedação do ponto é feita de modo oposto: a agulha é inserida no sentido contrário ao fluxo de energia do canal, e é deixada por tempo maior, mais de 30 minutos. Por sua vez, a harmonização de um ponto de acupuntura é feita com a inserção perpendicular da agulha no canal de energia, e a mesma é deixada por um tempo médio, de 20 a 25 minutos (Auteroche & Auteroche, 1996; Chonghuo, 1993; Xinong, 1999).

Nesse tratamento, foram realizadas 10 sessões de acupuntura, realizadas inicialmente uma vez por semana, com duração média de 50 minutos; entretanto, a paciente já relatava alguma melhora dos sintomas a partir da quarta sessão.

Como caráter ilustrativo, segue a descrição geral dos pulsos da paciente e dos pontos utilizados durante as sessões de acupuntura:

1ª, 2ª, 3ª e 4ª Sessões

Situação geral dos pulsos: Pulmão: normal Coração: excesso Baço-pâncreas: deficiente Fígado: deficiente Ming Men: inexistente Rim: deficiente

Diferentes pontos utilizados ao longo das sessões: R3, R6, E36, BP3, BP6, P5, BP9, P7, VC4 e VC12 – Tonificando, para fortalecer o rim, nutrir o sangue, retirar a umidade e fortalecer o baço, melhorar a absorção e a circulação do qi, fortalecer o pulmão, equilibrar as emoções e remover estagnações.

F3, C7, CS6, CS7, IG4 – Harmonizando, para estabilizar as emoções, harmonizar o coração, o sangue o qi e o shen. A partir da quarta sessão, a paciente relatou uma significativa diminuição dos sintomas que a trouxeram ao atendimento, informou sentir grande alívio das sensações desagradáveis que sentia antes e que agora apresentava uma permanente sensação de tranquilidade.

5ª e 6ª Sessões

Situação geral dos pulsos: Pulmão: normal Coração: excesso Baço-pâncreas: inexistente Fígado: deficiente Ming Men: inexistente Rim: deficiente

Diferentes pontos utilizados ao longo das sessões: VC4, P7, BP3, BP6, BP9, E36, R3 – Tonificando, para fortalecer pulmão, baço e rim, tonificar e melhorar a circulação de qi e xue.

F3, F14, CS6, CS7, IG4, C7, E25, VC17, VC12 – Harmonizando, para retirar obstruções e estagnações do fígado, harmonizar o coração e o shen, regular as emoções e melhorar a circulação de qi e xue. Na sexta sessão, a paciente relatou ter suspendido por decisão própria a utilização do antidepressivo natural que estava utilizando.

Declarou que estava se sentido muito melhor desde que havia começado o tratamento, e acreditava que não haveria mais necessidade de realizar uma sessão por semana, tendo sido acordado que, a partir de então, as sessões iriam ocorrer a cada 15 dias. A partir desse momento, o principal foco do tratamento foi o de manter o padrão alcançado, a fim de evitar novo surgimento dos sintomas.

7ª, 8ª, 9ª e 10ª Sessões

Situação geral dos pulsos Pulmão: normal Coração: normal Baço-pâncreas: deficiente Fígado: normal Ming Men: deficiente Rim: deficiente

Pontos utilizados: P7, E36, BP6, BP9, VC6, VC12, BP3 – Tonificando, para fortalecer o rim, o qi e o xue e remover estagnações.

R3, F3, TA5, VC6, VC15, E25, IG4, C7, Yintang – Harmonizando, para manter o fluxo suave do qi e do xue, retirar estagnações e manter a estabilidade das emoções.

Discussão

A medicina tradicional chinesa entende que a maioria dos distúrbios emocionais e psíquicos tem em sua base uma desarmonia entre as energias dos diversos órgãos do organismo, com especial destaque para as energias do coração e do rim (Auteroche & Navailh, 1992; Chonghuo, 1993; Ross, 2003).

Isso fica claro quando se observa que, no entendimento chinês, distúrbios emocionais ou psíquicos são demonstrações de distúrbios do espírito (shen) do indivíduo, sendo que, em chinês, a palavra shen tanto significa espírito quanto rim, e que o coração (xin) é o lugar de moradia do espírito (shen).

Nesse sentido, é possível fazer a leitura metafórica de que o espírito não consegue encontrar condições adequadas para habitar a sua morada, por isso fica conturbado, e essa perturbação se manifesta por sintomas como, por exemplo, aqueles típicos da ansiedade descritos pela Psicologia e pela medicina ocidentais.

No caso da paciente em questão, a desarmonia foi observada por meio de entrevistas e de técnicas próprias da acupuntura, como a palpação do pulso e o exame da língua. Após a delimitação do diagnóstico, o tratamento visou a restabelecer o equilíbrio do espírito, tendo como base os protocolos de tratamento indicados por Auteroche e Navailh (1992), Ross (2003) e Chonghuo (1993).

Por essa razão, a base do tratamento foi harmonizar o coração e fortalecer o pulmão e o baço, para melhorar a absorção de qi (energia) e a circulação do qi (energia) e do xue (sangue) para assim fortalecer o rim e restabelecer o equilíbrio entre este e o coração. É importante destacar que o tratamento realizado por meio da acupuntura não proporciona curas milagrosas ou o fim total das patologias dos pacientes, como destacam Campiglia (2004), Ross (2003) e Vectore (2005).

O tratamento pela acupuntura ocorre de modo processual, sendo que o restabelecimento da saúde se dá de modo gradual e está diretamente relacionado a condições externas (ambientais, climáticas, sociais e históricas) e internas (alimentação, estados emocionais, espiritualidade), com as quais o sujeito se relaciona (Campiglia, 2004; Vectore, 2005). Um exemplo de que o tratamento é processual, e não final e definitivo, pode ser observado nas últimas sessões realizadas, na quais, apesar de a paciente não mais relatar sentir os sintomas que a trouxeram ao tratamento, ainda apresentava alterações nos pulsos.

Conclusão

Como referido, a acupuntura não é uma técnica que propicia curas milagrosas de nenhum tipo de patologia que se pretende tratar; em vez disso, o restabelecimento da saúde é sempre realizado por um processo contínuo e gradual. No caso do tratamento em questão, esse restabelecimento gradual pôde ser notado a partir do relato da paciente, que afirmou ter apresentado melhora dos sintomas a partir da quarta sessão de acupuntura, o que correspondeu a um mês de tratamento. Com a continuidade dos atendimentos, a partir da sexta sessão, a paciente realizou por conta própria a suspensão dos medicamentos que usava, e relatou a redução significativa dos sintomas iniciais, decidindo continuar com o contrato mínimo pré-estabelecido das dez sessões para melhorar ainda mais o equilíbrio obtido.

Por se tratar de uma sintomatologia bastante antiga, foi aconselhado à paciente que mantivesse uma regularidade das sessões de acupuntura após o tratamento inicial ou que continuasse com algum acompanhamento psicológico, visto que o tratamento basicamente realizou a diminuição da intensidade dos sintomas apresentados, não podendo ser atribuída uma cura definitiva. Desde então, a paciente não apresentou mais os sintomas na mesma intensidade que apresentava no início das sessões de acupuntura, sendo que, atualmente, continua realizando acompanhamento pela acupuntura com uma sessão por mês, apenas em caráter preventivo e para a manutenção do seu bem estar geral.

Referências

Auteroche, B., & Navailh, P. (1992). O diagnóstico na medicina chinesa. São Paulo: Andrei.

Auteroche, B., & Auteroche, M. (1996). Guia prático de acupuntura e moxabustão. São Paulo: Andrei.

Campiglia, H. (2004). Psique e medicina tradicional chinesa. São Paulo: Roca. Chonghuo, T. (1993). Tratado de medicina chinesa. São Paulo: Roca.

Conselho Federal de Psicologia (2002). Resolução nº 05/2002 – Dispõe sobre a prática da acupuntura pelo psicólogo. DSM-IV. (2002). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (C. Dornelles, Trad., 4a ed. rev.). Porto Alegre: Artmed.

Flaws, B. (2005). O segredo do diagnóstico pelo pulso (C. da S. Garrido, Trad.). São Paulo: Roca.

Focks, C. (2005). Atlas de acupuntura: com seqüência de fotos e ilustrações, textos didáticos e indicações clínicas. Barueri, SP: Manole.

Homes, D. S. (1997). Psicologia dos transtornos mentais (S. Costa, Trad., 2a ed.). Porto Alegre: Artes Médicas.

Kaplan, H. I., Sadok, B. J., & Greb, J. A. (1997). Compêndio de psiquiatria: ciências do comportamento e psiquiatria clínica (D. Batista, Trad., 7aed.). Porto Alegre: Artmed.

Ling-Shu. (1995). Base da acupuntura tradicional chinesa (Ming Wong, Trad.). São Paulo: Andrei.

Maciocia, G. (2003). Diagnóstico pela língua na medicina chinesa (M. I. Garbino Rodrigues, Trad.). São Paulo: Roca.

Ross, J. (2003). Combinações dos pontos de acupuntura: a chave para o êxito clínico. São Paulo: Roca.

Silva, D. F. da. (2007). Psicologia e acupuntura: aspectos históricos, políticos e teóricos. Psicologia: Ciência e Profissão, 27(3), 418-429.

Vectore, C. (2005). Psicologia e acupuntura: primeiras aproximações. Psicologia: Ciência e Profissão, 25(2), 266-285.

Xinong, C. (1999). Acupuntura e moxabustão chinesa (E. I. Souza Martins, Trad.). São Paulo: Roca.

Yamamura, Y. (2001). Acupuntura tradicional: a arte de inserir (2aed.). São Paulo: Roca.

CRÉDITOS DO ARTIGO

AUTOR: André Luiz Picolli da Silva Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – Brasil. Especialista em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Acupuntura e Moxabustão de Porto Alegre, Porto Alegre, RS – Brasil. Professor de Psicologia da Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá, Marabá, PA - Brasil. Endereço para envio de correspondência: Rua São Francisco, n° 2401 apt. “B” - Bairro Cidade Nova – Marabá, PA – Brasil - CEP: 68501-690 E-mail: anpicolli@yahoo.com.br

PUBLICADO EM: PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2010, 30 (1), 199-211

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NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.

ACUPUNTURA E OSTEOARTROSE DE JOELHO (GONARTROSE)

NOTAS CLÍNICAS
INTRODUÇÃO

A osteoartrose de joelho também chamada de gonartrose, é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo, que provoca a destruição da cartilagem articular e leva a uma deformidade da articulação. A etiologia da degeneração é complexa e inicia-se com o envelhecimento 1 .

osteoartrose de joelho acupuntura curitiba 1
Osteoartrose do joelho: à esquera a representação de um joelho saudável e à direita um joelho doente apresentando excrescência óssea e erosão da cartilagem. Fonte: A.D.A.M. Medical Encyclopedia
(clique na figura para ampliar)
A -  suscetibilidade individual 

- Hereditariedade (filhas de mães com artrose tem mais probabilidade de desenvolver a patologia).
-Fatores Hormonais (descontroles hormonais propiciam a agudização da doença).
- Obesidade (indivíduos obesos possuem maior carga articular propiciando os fenômenos degradativos).
- Massa óssea (alterações de massa óssea interferem no aparecimento da patologia).
-Hipermotilidade (a hipermotilidade implica em maior stress articular e, como conseqüência, maior facilidade na ruptura da malha colágena)
- Doenças metabólicas. 


B - fatores mecânicos: 


- Macro traumas.
- Traumas repetitivos localizados.
- Sobrecargas esportivas.
- Uso inadequado de aparelhos de musculação.
- Alteração da biomecânica normal da articulação.
osteoartrose de joelho acupuntura curitiba 2
Osteoartrose do joelho: figura mostrando uma visão mais detalhada. Fonte: A.D.A.M. Medical Encyclopedia
(clique na figura para ampliar)
• Pontos doloridos nas margens da articulação;
• Sensibilidade exagerada na articulação;
• Inchaço articular;
• Crepitações (atritos);
• Derrame intra-articular;
• Movimentos restritos e dolorosos;
• Atrofia muscular periarticular;
• Enrijecimento da articulação;
• Instabilidade articular.
osteoartrose de joelho acupuntura curitiba 3
Osteoartrose do joelho: à esquera a representação da estrutura do joelho e à direita locais em que se manifestam as dores indicando um possível diagnóstico para outros problemas (além da osteortrose). Fonte: A.D.A.M. Medical Encyclopedia
(clique na figura para ampliar)
SINTOMAS1
• Dor relacionada a exercício físico;
• Dor ao repouso;
• Dor noturna;
• Rigidez após inatividade (tempo parado);
• Perda de movimento;
• Sensação de insegurança ou de instabilidade;
• Limitação funcional;
• Incapacidade.

Leia também: ACUPUNTURA É A MELHOR OPÇÃO PARA O TRATAMENTO DA ARTROSE DE JOELHO

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA – SELEÇÃO DE PONTOS

1) Ponto Extra - Heding: dor e disfunção do joelho. Movimentos limitados da extremidade inferior. Ativa os vasos e alivia dor.
2) Ponto Extra - Neixiyan (olho interno do joelho): tratamento de gonalgias. Relaxa tendões e alivia dor na articulação do joelho.
3) Ponto Extra - Xiyan (olhos do joelho): relaxa tendões e alivia a dor no joelho. Utilizado quando há frio no joelho.
4) E34 (ponto Xi) - remove obstruções do meridiano, expele vento, umidade e frio. Utilizado quando há dor, edema e disfunções no joelho. Limpa canal do Yang Ming.
5) E35 (olho lateral do joelho): remove obstruções do meridiano e estimula os vasos, alivia edema e dor. Expele o vento, umidade e frio.
6) E36: um dos pontos de acupuntura mais versáteis e utilizado com mais freqüência. Ponto de tonificação geral, às vezes utilizado com moxa. Remove umidade, dissipa frio patogênico externo, regula circulação do Qi, elimina vento frio. Utilizado para dores e limitação de movimento.
7) E38: remove obstruções do meridiano, relaxa os tendões, expele o frio e ajuda nas dores na perna.
8) BP9: principal ponto para eliminar o acúmulo de água e umidade, utilizado para gonalgias. Elimina umidade-calor e frio-úmido. Fortalece joelho, e melhora dor na articulação do joelho.
9) B60: um dos principais pontos de dor periférica, principalmente nos membros inferiores, fortalece joelhos, relaxa músculos e tendões. Remove obstruções do meridiano e elimina fatores patogênicos. Utilizado em afecções na região da articulação do joelho.
10) B64: ponto fonte. Relaxa tendões.
11) R3: ponto fonte. Trata afecções da articulação do joelho. Equilibra yin e yang do organismo. Descongestiona e ativa o meridiano na extremidade inferior.
12) VB34: ponto mestre dos músculos e tendões. Trata gonalgias, relaxa os tendões. Remove umidade-calor, elimina umidade e desobstrui o meridiano. Promove flexibilidade à articulação.
13) VB35: ponto Xi dos Vasos Maravilhosos. Trata dores no joelho, atrofia muscular e ativa meridiano.

NOTA 1: EVENTUALMENTE UTILIZAR OS PONTOS SELECIONADOS COM OUTROS PONTOS QUE ESTEJAM LIGADOS ÀS CONDIÇÕES DO PACIENTE LEVANTADAS NO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL. ASSOCIAR MOXABUSTÃO E FITOTERAPIA.


NOTA 2: A aplicação de calor com bolsa de água quente feita pelo próprio paciente é um recursos valioso em vários  tratamentos de Acupuntura. Na gonartrose em particular, o calor tem a propriedade de aliviar a dor, aumentar a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos, diminuir a rigidez das articulações, melhorar o espasmo muscular e a circulação. 3,4

REFERÊNCIAS

1. COSSERMELLI, W. Reumatologia Básica. São Paulo: Sarvier, 1972.
2. Rezende, Márcia Uchôa of et al. Cartilagem Articular e Osteoartrose. Acta ortop. bras., Jun 2000, vol.8, no.2, p.100-104. ISSN 1413-7852.
3. MARX, Felipe C. et al. Tradução e validação cultural do questionário algofuncional  de Laquesne para osteoartrite de joelhos e quadris para a língua portuguesa.  Revista Brasileira de Reumatologia. v. 46, n. 4, p. 253 – 260, 2006.
4. Marques AP, Kondo A. A fisioterapia na osteoartrose: uma revisão da literatura. Rev. Bras Reumatologia 38(2)Mar/Abr:83-90,1998.

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NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.

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ACUPUNTURA PARA DOR NAS COSTAS (DOR LOMBAR,LOMBALGIA)

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Pacientes com dor lombar crônica devem ser tratados com acupuntura, massagem e fisioterapia segundo diretriz do National Institute for Health.

A dor lombar crônica ou lombalgia é  um problema de saúde  pública. Afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é uma das principais responsáveis pelo absenteísmo (falta ao trabalho). No Reino Unido, por exemplo, cerca de 2,5 milhões de pessoas por ano procuram assistência médica com queixa de lombalgia.
Com causas diversas, a dor lombar às vezes não apresenta anormalidades graves nos exames de imagem, porém a persistência da dor leva o paciente a abusar de analgésicos. Muitas vezes, problemas de postura são a causa principal, e a correção resolve o problema.
Vários estudos já haviam comprovado a eficácia da acupuntura para o tratamento da lombalgia . Porém, esta é a primeira vez que o National Institute for Health (USA), referência mundial para Medicina, indica uma terapia não convencional em uma de suas diretrizes.
Não existe tratamento efetivo para lombalgia crônica. Os portadores sofrem durante anos e conseguem pouco alívio dos sintomas. Para evitar o abuso de analgésicos, a acupuntura surge como uma alternativa terapêutica para estes pacientes trazendo pouco ou nenhum risco e agora, com eficácia comprovada.
Se você, ou uma pessoa que você ama, sofre com problemas de saúde de difícil solução e fica vagando por vários profissionais que às vezes não lhe dispensam a atenção que você quer e precisa ou, por outro lado, faz tratamentos longos e caros sem experimentar uma melhora, talvez seja a hora de você se consultar com um ACUPUNTURISTA!
Não espere o agravamento do problema. Marque hoje mesmo uma consulta e se surpreenda!

NOTA EXPLICATIVA: O que é Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia,an-ma e a reflexologia, dentre outras. É considerada como uma medicina alternativa ou complementar. Os pontos da Acupuntura utilizados nas sessões tratam desde uma lombalgia até problemas mais graves. Os pontos de Acupuntura atuam também de forma bastante eficaz sobre as dores, stress, vícios e na estética - acupuntura estética. O acupunturista integra os esforços da fisoterapia, da homeopatia, da medicina convencional e de inúmeras outras áreas, incluindo aí demais especialidades abarcadas pelas terapias alternativas. A Eidos Acupuntura e Medicina Chinesa está sediada em Curitiba, Paraná. Em nossa clínica o acupunturista utiliza principalmente a técnica chinesa complementada por outras técnicas milenares igualmente fundamentadas nos pontos de Acupuntura para proporcionar saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.